Investir em anúncios pagos é uma estratégia importante do marketing digital. Mas quando se trata de Google Ads ou Facebook Ads, qual é o melhor para investir dinheiro e tempo?
Essa questão sempre surge na hora de fazer um investimento, já que a criação de campanhas de marketing tem como objetivo principal estabelecer altas performances em captação de leads.
Assim, ao decidir entre Google Ads ou Facebook Ads, você pode estar impactando diretamente em um possível maior números de vendas. Na realidade, você não precisa escolher somente um e eliminar o outro. O ideal e fazer o investimento de forma correta nas duas plataformas.
No entanto, muitas vezes o orçamento disponível acaba sendo um impeditivo para optar pelo investimento em ambas.
Por isso, é fundamental conhecer o que cada uma tem a oferecer e como funcionam essas ferramentas. Desse modo, na hora de iniciar a gestão de campanhas, você vai tomar a decisão mais acertada entre Google Ads ou Facebook Ads, considerando as especificidades do seu negócio.
Pensando nisso, separamos uma matéria especial para saber qual é o ideal para investir em tráfego pago e como equilibrar suas ações. Confira!
Google Ads ou Facebook Ads, qual investir?
Como destacamos anteriormente, o ideal é trabalhar com as duas formas de investimento em anúncio pago. Ou então, ao invés de escolher entre Google Ads ou Facebook Ads, faça campanhas alternadas conforme a necessidade dos clientes.
Mesmo assim, existem diferenças significativas entre cada um, que podem fazer a diferença caso seu orçamento exija uma prioridade de investimento. Em primeiro lugar, o Google Ads faz mais sentido para pessoas que já estão mais adiantadas na Jornada de Compra. Enquanto isso, o Facebook Ads deve ser focado para o topo do funil.
Além disso, o Facebook Ads trabalha com a demanda em potencial, sendo possível filtrar os anúncios para encontrar as demandas dos usuários. Estas são de pessoas que não necessariamente estão buscando pelo seu produto, porém podem estar propensas a comprá-lo.
Os anúncios irão aparecer no feed ou storie, enquanto seu público olha as redes sociais. Os leads não são tão qualificados como no Google, mas tem um preço bem menor, gerando mais contatos para trabalhar.
Já o Google Ads trabalha com a demanda real, ou seja, com o público que está à procura do seu produto e com os anúncios, tem chances de estar entre os primeiros sites da busca. Além de ter a possibilidade de continuar trabalhando com os que entraram no seu site, com banners em outros sites que ele visitar e anúncios no Youtube. Os contatos gerados por essa plataforma tendem a ser bem quentes, porém mais caros.
Porém, se você tiver possibilidade, o bom mesmo é trabalhar com os dois. Estar por perto dos seus clientes em todos os canais para não ser esquecido. Para avaliar melhor, sabe as vantagens e desvantagens ao escolher entre Google Ads ou Facebook Ads.
Vantagens e desvantagens do Google Ads
Resumidamente, o Google Ads possui a grande vantagem de ter sido criado pela empresa dona do maior e mais popular motor de busca na internet. Desse modo, toda vez que alguém pensa em procurar por algo na rede, vai direto ao site da Google, correto? Ou seja, os usuários quando estão buscando por um assunto ou produto vão diretamente para a plataforma.
Assim, com o Google Ads, é possível ter uma garantia de taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra. No entanto, vale destacar que ainda que essa seja uma das principais vantagens entre Google Ads ou Facebook Ads, também pode ser uma desvantagem de acordo com o cliente.
Isso ocorre porque caso o usuário não esteja fazendo buscas pelo tema ou produto da sua empresa, é mais complexo dele encontrá-la. Ainda mais caso esses possíveis clientes nunca tenham ouvido falar da sua marca.
Nesse sentido, as opções as opções de segmentação costumam ser muito mais limitadas e a concorrência em diversos mercados faz com que os preços também sejam, em geral, mais altos.
Vantagens e desvantagens do Facebook Ads
Em primeiro lugar na escolha entre Google Ads ou Facebook Ads, o aplicativo da empresa Meta tem como vantagem o potencial de atrair aqueles clientes que ainda estão nas fases iniciais da jornada de compra.
Esse fato ocorre porque o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto, surgindo na rede social pela análise do algoritmo.
Além disso, ao utilizar o Facebook Ads, é mais fácil promover uma conexão do usuário com a sua página. Assim, é possível conquistar o público, fazendo com que ele deixe um like e crie um vínculo para ser trabalhado a longo.
Ou seja, sua empresa vai ganhar mais confiança e se tornará presente na memória dos possíveis clientes. Nesse sentido, é uma conversão mais suave do que o “tudo ou nada” do Google Ads.
O Facebook ainda é bastante útil na segmentação por perfil, sendo mais fácil de separar previamente aqueles contatos que têm um interesse mais contundente na sua empresa, marca ou tipo de produto.
No entanto, se o usuário não estiver buscando ativamente pelo assunto, ele traz uma taxa de cliques e conversões menor e a oferta precisa ser bastante atrativa para gerar interesse.