No mundo do marketing e vendas, é importante estar sempre atento às novas tendências e estratégias para alcançar resultados positivos.
E se há uma lição que podemos tirar de todas essas tendências é que marketing e vendas devem caminhar sempre juntos.
Para isso, é fundamental criar conteúdos relevantes, garantir um bom atendimento e fazer uma boa análise de dados. Vale também repensar a forma como as redes sociais são utilizadas para as vendas.
Hoje vamos explorar essa ideia em detalhes e mostrar como você pode aplicá-la na prática para obter sucesso em suas estratégias de marketing e vendas.
Use as redes sociais, produza conteúdos úteis e tenha um público-alvo bem definido
Se você está querendo se destacar nas redes sociais e no ranqueamento do Google, é hora de se organizar e criar conteúdos com qualidade!
Isso significa que você precisa produzir materiais que sejam relevantes e úteis para sua audiência.
Por exemplo, se você tem um blog sobre engenharia, pode criar conteúdos sobre obras sustentáveis e a aplicação de novas tecnologias na construção civil, como a impressão 3D, por exemplo.
O importante é encontrar o seu nicho e criar conteúdos que realmente façam a diferença na vida das pessoas.
Mas não deixe de usar os recursos disponíveis, e faça das redes sociais sua maior aliada.
Segundo os dados do e-commerce Brasil:
– 87% dos consumidores já fazem suas compras online;
– 75% utilizam as redes sociais para busca de produtos;
– 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem suas compras.
Use esses números ao seu favor, e crie conteúdo de qualidade, apresente seu produto da forma certa e atraia novos clientes!
Venda + marketing = vendarketing
A integração entre marketing e vendas já foi uma tendência de anos anteriores, mas continua sendo fundamental em 2023 para o sucesso das empresas.
A colaboração entre essas áreas possibilita a criação de estratégias mais eficientes e alinhadas com as necessidades do mercado.
Uma empresa que tem uma equipe de vendas trabalhando em conjunto com a equipe de marketing pode criar campanhas mais direcionadas e com uma abordagem mais personalizada para os seus clientes nas redes.
Por exemplo, ao analisar as informações de como um produto é vendido, a equipe de marketing pode identificar o perfil dos clientes que mais compram esse item e, assim, criar campanhas direcionadas.
Já a equipe de vendas pode utilizar as informações geradas pelo marketing sobre os interesses e necessidades do público-alvo para abordar os clientes de forma mais assertiva e, consequentemente, aumentar as vendas na loja.
Mas lembre-se que é importante saber como captar esses dados, visto conformidade com as leis de proteção de dados, a fim de garantir a segurança e privacidade dos consumidores.
Tenha seu discurso de vendas focado em agregar valor
De que forma o seu produto afeta a vida dos seus clientes? Como o seu produto impulsiona o crescimento dos clientes? Tenha a certeza de que essas respostas estejam claras em seu discurso!
As empresas que desejam se destacar no mercado devem ter um discurso claro e convincente em relação aos benefícios de seus produtos e serviços.
Por isso, busque mostrar como a sua marca pode impactar positivamente a vida de seus clientes e assim impulsione o crescimento do seu negócio.
Utilize a inteligência artificial nas suas estratégias de venda e marketing
Como já falamos em outros momentos aqui, a utilização da inteligência artificial (IA) vai seguir sendo um tema bastante relevante em 2023.
A ferramenta é bastante ampla, podendo auxiliar em diversas áreas, como escrita, planejamento, design e vendas.
Ao implementar a IA como uma aliada na otimização das tarefas cotidianas do seu time, é possível aumentar a eficiência e a produtividade, permitindo que sua equipe possa se dedicar a atividades mais estratégicas e criativas.
Aplique o Account Based Marketing
Você sabe o que é o Account Based Marketing (ABM), ou Marketing Baseado em Contas? Essa abordagem consiste em direcionar os esforços de marketing e vendas para as contas mais promissoras, utilizando todos os canais possíveis para alcançar e engajar esses clientes em potencial.
É o exemplo direto da colaboração entre as equipes de marketing e vendas, o que pode levar a resultados significativos e a um aumento no ROI da empresa.
São novas estratégias que podem fazer a diferença e virar a chave do seu negócio!
Aplique os tópicos mencionados em sua estratégia, faça testes e traga resultados para a sua realidade.
Fique atento às novas atualizações e siga nos acompanhando para mais informações.Conte com a equipe da Kreatif para impulsionar o crescimento do seu negócio.