Novos formatos, aplicativos e ferramentas? Como vamos nos comunicar e o que devemos esperar das redes sociais em 2023?
E quando falamos em redes sociais, é impossível não falar em vendas e marketing digital, já que após a pandemia as vendas na internet e através das redes sociais aumentaram consideravelmente.
E para o próximo ano, é novidade atrás de novidade, já que as redes sociais não param de se atualizar! E já que o ano de 2022 está chegando ao fim, vale relembrar o que bombou e deu certo nas redes, e prever o andar da carruagem para as redes sociais em 2023.
Aplicativos de mensagem nas redes sociais
O uso de aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Instagram Directs irão seguir em ascensão. Essas ferramentas são usadas diariamente por milhões de usuários e seguem ganhando aprimoramentos.
Para 2023, por exemplo, a ideia é cada vez mais fazer o uso de inteligência virtual, como os avatares. Desta forma, você poderá colocar o seu avatar falar por você, podendo até participar de chamadas de vídeo.
Tik Tok e Instagram, entretenimento e vendas
Os vídeos curtos, as famosas “dancinhas” e “trends” vão continuar sendo um dos pontos altos das redes sociais em 2023. O Tik Tok e o Instagram Reels se transformaram em criadores de tendências e se tornaram grandes aliados quando o assunto é entretenimento, alcance e vendas.
De acordo com a pesquisa We Are Social e da Hootsuite, apenas o Instagram tem cerca de 122 milhões de usuários, e lá, muitos deles realizam a publicação de vídeos, fotos, fazem lives, se comunicam através de mensagens e, ainda, divulgam seus produtos e empresas.
Para afirmar o destaque em vendas da rede, na pesquisa feita pela plataforma que une dados de consumo, a Al-In, em 2022 o Instagram foi a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.
Facebook
Já o facebook vê sua popularidade caindo, principalmente entre o público mais jovem. Contudo, o diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, falou em uma entrevista recente ao The Verge como deseja mudar as coisas na rede social.
O Facebook pretende fazer com que tenham mais postagens recomendadas pela IA (Inteligência Artificial) de páginas e pessoas que o usuário não segue. O intuito é fazer com que apareçam mais novidades no feed, e as pessoas permaneçam na rede social.
Vale destacar que os anúncios no facebook também tendem a crescer, resultando em mais oportunidades para as empresas e marcas. E como falamos no início, o aplicativo também ganhará atualizações com o uso dos avatares digitais, incentivando o usuário a se engajar com a plataforma.
Twitter
A rede social do Twitter, que já foi muito utilizada, vem passando por um período de reestruturação, visto que recentemente foi adquirida pelo bilionário Elon Musk.
O aplicativo foi alvo de várias polêmicas após tentar mudar algumas ferramentas da rede. O descontentamento dos usuários fez com que as pessoas migrassem para uma nova rede: o Koo.
Além disso, Elon Musk falou da possibilidade de lançar o “Twitter blue”, e cobrar uma taxa mensal que dará aos usuários mais engajados do Twitter acesso exclusivo a recursos premium e insights analíticos aprimorados.
Contudo, o Twitter pretende se manter divertido e informativo e recomendar cada vez mais conteúdos. Mas ainda há muitas dúvidas de como será o futuro da rede social.
Vale destacar também a tendência de conteúdos em formato de áudio, como podcasts também tendem a se projetarem ainda mais dentro das redes sociais, sendo publicados através de aplicativos de áudios, como Spotify, Deezer, etc.
São muitas as projeções e tendências, contudo, a certeza que fica é que, seja para vendas, entretenimento ou para se comunicar, as redes sociais em 2023 seguirão sendo utilizadas diariamente por milhões de usuários do mundo inteiro. Resta aguardar as novas atualizações e se moldar a elas!