fbpx
Público-alvo: Quatro dicas para encontrar e conquistar o seu público na internet

Público-alvo: Quatro dicas para encontrar e conquistar o seu público na internet

Conhecer bem o seu público é essencial para a qualidade da comunicação entre marca e cliente, você saberá com quem falar e como falar.

Para obter bons resultados em qualquer estratégia de comunicação uma empresa precisa conhecer a fundo o seu público – alvo. Seu perfil, hábitos, faixa etária, sexo e muitas outras informações desse tipo, são essenciais. Quando falamos do meio digital, isso não é diferente. Produzir conteúdo para as pessoas certas na internet pode aumentar as vendas e garantir lucros para sua empresa.

A grande vantagem de conhecer a fundo o seu cliente, é investir com precisão, sem os “achismos” você direciona suas estratégias para o público certo e garante resultados positivos de verdade. Para isso, primeiro você precisa encontrar esse público e depois de conhecê-lo de verdade poderá conquistá-lo. Separamos quatro dicas que lhe ajudarão nesse processo.

1. Observe a concorrência

O primeiro passo é conhecer bem o mercado e para isso, a melhor forma é analisando a concorrência. Observe como as principais empresas do teu ramo de atuação se comunicam na internet, como e com quem elas estão falando. O mais importante é estar atento ao tipo de abordagem usada por essas empresas durante a comunicação e claro, se ela realmente funciona, perceba a interação do público, se eles respondem as estratégias colocadas por seus concorrentes. E não tenha medo de gastar seu tempo com isso, a análise do mercado parece não trazer resultados efetivos para sua empresa, mas com certeza lhe ajudará a tomar decisões importantes em horas de dificuldade.

 

2. Cadastre seus clientes

Sem dúvida essa é a forma mais eficiente de conhecer quem é seu cliente. Você pode estar pensando que é um procedimento desnecessário e que toma tempo, mas acredite, ele é muito importante. Crie um sistema de cadastro com nome, email, telefone, endereço, data de aniversário, ou outras informações relevantes para o segmento da sua empresa. Muita gente usa estratégias diferenciadas para incentivar o cliente a fazer o cadastro, como por exemplo, oferecer vantagens, descontos ou conteúdo exclusivo.

3. Faça pesquisa

A pesquisa é uma ferramenta que pode lhe ajudar a ter mais precisão ao definir seu público, afinal de contas, ouvir essas pessoas é a melhor maneira de descobrir suas preferências. A primeira opção é contratar uma empresa de pesquisa, ou profissionais da área para encontrar as respostas que você precisa. Esse serviço é excelente, mas custa caro, por isso, depende que você tenha recursos disponíveis. Caso não tenha, as redes sociais são uma segunda opção, bem mais econômica, já que as plataformas são gratuitas. Para se cadastrar nelas, as pessoas revelam informações de sexo, idade, endereço e até gostos e preferências, dedique seu tempo e faça uma análise minuciosa de quem está ali, aproveitando todas essas informações. Não tenha medo de fazer perguntas, use essas mídias para questionar o público, pergunte como conheceu a sua empresa, por exemplo. Não deixar passar nenhuma dúvida, explorar ao máximo esse contato é primordial.

4. Interação

Depois de definir quem é seu público, você precisa contatá-lo, é a hora de criar um relacionamento com essas pessoas. Na internet, as redes sociais podem ser um ótimo canal de comunicação, mas é claro que para ganhar destaque nesse universo, você precisará oferecer algo novo e relevante. Como você conhece seu leitor, poderá criar conteúdo exclusivo para essas plataformas. Essa é a melhor maneira de atrair a atenção dos seus usuários, depois de conseguir, alimente essa relação diariamente, se sua empresa não marcar presença, logo será esquecida.

 

Agora você já sabe por onde começar, descubra quem é seu público e você conseguirá conquistá-lo com mais facilidade. Ainda ficou na dúvida? Comente e nós iremos te ajudar!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Powered by