Nunca é tarde para dar início ao uso do marketing digital. As pessoas estão cada vez mais consumindo produtos e conteúdos online e se tornando um público perfeito para investir como clientes.
Com essa demanda crescente, as empresas também perceberam a necessidade de entrar de cabeça no marketing digital.
A partir disso, com investimentos e a terceirização deste tipo de trabalho, elas ganharam maior destaque online, convertendo o público como consumidores.
Desse modo, com a grande concorrência, o nível de exigência para se destacar também aumentou consideravelmente.
Por isso, empresas e empreendedores precisam buscar meios de se destacar com o marketing digital e se sobressair dentre os muitos concorrentes.
Existem alguns detalhes importantes para quem está começando a utilizar o marketing digital como ferramenta de divulgação.
Pensando nisso, separamos tópicos que todo o empreendedor deve saber sobre marketing digital. Confira!
O que todo o empreendedor deve saber sobre Marketing Digital
Redes sociais são fundamentais para o seu negócio:
Com toda a certeza as redes sociais são muito importantes para os empreendedores que estão iniciando com o marketing digital em suas empresas.
Atualmente, não existe uma pessoa que não esteja presente em pelo menos uma das mídias sociais mais populares, como Instagram ou Facebook, por exemplo.
Um dos maiores benefícios para a empresa é a criação de um canal direto com os seus consumidores, que podem enviar sugestões, solicitações e reclamações de uma maneira mais fácil para eles – e mais barata para você.
Nesse sentido, também contribui para humanizar a marca e até mesmo promover os produtos e serviços diretamente.
Também existe um movimento que foi impulsionado pelo isolamento social durante a pandemia que é a de compras diretamente pelas redes sociais. Isso faz com que elas sejam ainda mais importantes na implementação do marketing digital.
O e-mail marketing ainda funciona?
Essa ferramenta de marketing digital funciona e muito! Nesse caso, você assume diretamente o conteúdo e faz o contato ativo com o usuário.
Mesmo que ele não chegue a abrir o e-mail, ele ainda está sendo impactado pela sua mensagem. Além disso, o e-mail marketing ainda permite que você segmente as suas mensagens e tenha resultados ainda melhores.
Vale destacar que você não deve, de maneira nenhuma, comprar uma lista pronta para enviar mensagens.
Por mais que possa parecer tentador iniciar com bastantes contatos, estas listas possuem muitos e-mails inativos, que podem prejudicar a reputação dos seus envios e fazer com que suas mensagens parem na caixa de SPAM.
Também é prejudicial para o seu negócio, pois quem receberá estes conteúdos são pessoas que não tem interesse na sua marca ou nos seus produtos. Ou seja, é um gasto de tempo e recurso desnecessário.
Os famosos leads:
Em contraponto, o ideal é que você conquiste os contatos de maneira orgânica. Os contatos relacionados ao e-mail marketing são os leads. Basicamente, são pessoas que de alguma forma foram atraídas pelo seu negócio ou pela sua marca.
Em geral, esses contatos já conhecem o seu produto e querem mais informações sobre valores, funcionamento, formas de contato e outros tipos de conteúdo. Eles se inscreveram para receber o e-mail marketing e, portanto, têm maiores chances de uma aquisição.
Inbound Marketing:
O nome pode parecer complicado, mas basicamente o Inbound Marketing é uma abordagem que envolve algumas variantes: marketing de conteúdo, anúncios patrocinados (os famosos Ads), automação, e-mail marketing e redes sociais.
Com todas essas ferramentas organizadas e bem aplicadas, o lead é atraído para o conteúdo da marca, fornecendo os dados de contato em troca de algum material de qualidade e aprofundado da sua empresa.
A partir disso, essa pessoa é nutrida estrategicamente até chegar no momento final de decisão de compra. Ou seja, é uma maneira de trabalhar a jornada de compra em um funil de vendas.
Técnica de SEO:
Esta técnica é uma forma de otimizar os sites nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. O foco é melhorar o ranqueamento das páginas do seu site e, desse modo, obter maior tráfego orgânico e ser encontrado pelos potenciais clientes.
Público-alvo e Persona:
É muito importante para o empreendedor que estiver começando com o marketing digital entender o público-alvo e a persona.
O primeiro conceito está relacionado ao público em geral, que poderá ser atingido pelas ações, mas de maneira mais genérica.
Já a persona é a criação de um personagem semi fictício, que vai resumir o público-alvo em um perfil mais assertivo. Ou seja, você vai tentar entender melhor como as pessoas que necessitam das suas soluções e possuem dores e desafios.
Blogs são importantes:
Para algumas pessoas pode parecer algo antigo e ultrapassado, mas os blogs são muito importantes para trabalhar o marketing digital.
Além de poder compartilhar notícias e informações relevantes sobre o seu negócio ou produto, um blog também é uma peça chave na utilização da técnica SEO.
Desse modo, com o conteúdo do blog, você terá mais palavras-chave nos resultados das buscas e, consequentemente, mais visitas em seu site.
Ainda é um ponto positivo, pois é um lugar excelente onde você pode fazer o compartilhamento nas redes sociais, gerando maior engajamento nos seus posts.
Marketing de conteúdo:
Por último, vamos destacar o marketing de conteúdo. Essa tendência busca inverter a lógica do marketing tradicional.
Desse modo, ao invés de produzir conteúdos sobre os produtos ou serviços especificamente, esta técnica foca nas necessidades dos consumidores, e oferece respostas e soluções para os seus problemas.Assim, as empresas conseguem criar relacionamentos longos e duradouros com os clientes, que acabam as reconhecendo como autoridades. Além disso, essa confiança gerada faz com que os consumidores procurem essas marcas na hora de fazer uma compra.