Nosso Blog

Confira nossas dicas de Marketing Digital

7 tendências das Redes Sociais para 2022

7 tendências das Redes Sociais para 2022

Compartilhe este artigo

Não é de agora que as redes sociais têm papel fundamental para o marketing digital. Extremamente populares no mundo todo, elas assumiram o modo como os consumidores agem na internet e tomaram conta.

A cada ano, novas atualizações surgem, assim como outras plataformas vêm conquistando o gosto do público. 

Por isso, é importante estar atento às principais modificações das redes sociais. Além disso, com a chegada de 2022, diversas tendências começam a despontar.

Separamos algumas das principais tendências das redes sociais para este ano. Confira!

7 tendências das Redes Sociais para 2022

O ano do TikTok – Desde que o TikTok surgiu, rapidamente se tornou um fenômeno mundial, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. 

Desse modo, assumiu a quarta posição das plataformas de rede social mais usadas no mundo, se não considerarmos as redes de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger.

Esses números são extremamente significativos, ainda mais se considerarmos que o TikTok cresceu 45% em menos de 1 ano. Uma das redes sociais mais utilizadas, o Instagram cresceu 6% em 2020, por exemplo.

Mesmo com esse impacto altíssimo, a rede social ainda está longe de atingir profissionais de marketing digital. 

Por isso, é importante iniciar cada vez mais cedo no TikTok, com conteúdo interessantes e diferenciados, atingindo um público diferente das outras plataformas.

Compras através das Redes Sociais: 

A pandemia modificou diretamente a forma como os consumidores se comportam. Cada vez mais temos uma crescente de vendas que acontecem a partir das redes sociais.

Atualmente, as pessoas acessam as marcas pelas redes sociais para escolher o produto e fazer a compra de forma rápida e prática. Antes da pandemia, 81% das pessoas usavam redes sociais apenas para descobrir novas marcas e produtos.

Por isso, é importante que sua empresa se prepare para fazer vendas online, caso isso ainda não esteja ocorrendo. Você pode conferir diferentes plataformas de e-commerce que estão prontas para usar e facilitam o trabalho. 

Também é necessário trabalhar o marketing digital para estruturar sua estratégia de vendas e ter sucesso em 2022.

Anúncios em múltiplas plataformas: 

Os anúncios patrocinados são muito importantes para que sua empresa ou o seu produto se destaque no mar de concorrentes das redes sociais

Obviamente, o alcance orgânico é muito importante, pois ele demonstra a qualidade do seu conteúdo e um maior interesse do público no seu produto.

No entanto, é importante estar atento sobre como funcionam os anúncios em redes sociais, quais são os impactos deles para a distribuição do seu conteúdo e a melhor maneira de fazer este tipo de transação.

SAC nas Redes Sociais: 

A maioria das pessoas chega nas redes sociais pelos smartphones. Muitas vezes, elas não acessam os sites das empresas, pois querem a praticidade que as plataformas digitais podem oferecer.

Por isso, o atendimento ao cliente via redes sociais está cada vez mais presente, tanto em comentários, quanto em mensagens diretas. O ideal para qualquer empresa ou marca é atender o consumidor rapidamente, com respostas curtas e precisas. Além disso, para perguntas mais frequentes, existem recursos de automatização, que facilitam o seu trabalho.

Conteúdo curto ou longo?

 O formato é muito importante para os conteúdos elaborados pelo marketing digital nas redes sociais. Conteúdos mais longos, como e-mail marketing ou newsletter e blogs são bastante conhecidos do público. 

Assim como nos anos anteriores, também teremos um crescimento em formatos longos de áudio, como é o caso dos podcasts.

No entanto, conteúdos curtos têm crescido bastante e estão ganhando a audiência cada vez mais. 

A audiência de vídeos curtos é enorme e faz bastante diferença na hora de criar estratégias de conteúdo. Temos as principais opções com o Reels no Instagram e os vídeos do TikTok, que aumentaram recentemente o tempo de duração.

Mas você não deve apostar em apenas um formato. O ideal é buscar o equilíbrio entre as duas formas e considerar o público-alvo para cada um deles. Desse modo, você consegue se manter relevante e atingir diferentes lugares.

Criadores de conteúdo: 

O trabalho de criadores de conteúdo é uma maneira muito interessante de aumentar os seus acessos orgânicos. 

Essa forma de divulgação faz com que o conteúdo seja mais real e próximo do público, criando uma conexão com os consumidores.

Desse modo, é possível aproveitar essa tendência desenvolvendo uma estratégia com criadores e influenciadores de pequeno e médio porte, que tenham destaque com o seu público-alvo. 

Para quem preferir negociar com criadores maiores, é possível atingir grandes níveis de tráfego e popularidade.

Foco estratégico:

Mesmo com todas as tendências, novas ferramentas e plataformas que surgiram e ainda vão surgir, você não precisa embarcar em tudo. 

É muito importante saber o foco da sua empresa e, principalmente, qual é seu público-alvo e onde ele está presente.

Assim, você economiza trabalho e dinheiro com o marketing digital, trabalhando em ações que serão efetivas e que vão trazer lucro e popularidade para você.

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU
SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Psiu, não seja tímido!

Vamos falar sobre como alavancar seu negócio .

Preencha o formulário que entramos em contato.
Ou então ligue agora mesmo.

Rua 270, nº 275, sala 18, Meia Praia/Itapema SC

Av. Paulista, nº 1636, sala 1504, Bela VIsta/São Paulo SP

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

Envie seu currículo