Não é de agora que as redes sociais têm papel fundamental para o marketing digital. Extremamente populares no mundo todo, elas assumiram o modo como os consumidores agem na internet e tomaram conta.
A cada ano, novas atualizações surgem, assim como outras plataformas vêm conquistando o gosto do público.
Por isso, é importante estar atento às principais modificações das redes sociais. Além disso, com a chegada de 2022, diversas tendências começam a despontar.
Separamos algumas das principais tendências das redes sociais para este ano. Confira!
7 tendências das Redes Sociais para 2022
O ano do TikTok – Desde que o TikTok surgiu, rapidamente se tornou um fenômeno mundial, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021.
Desse modo, assumiu a quarta posição das plataformas de rede social mais usadas no mundo, se não considerarmos as redes de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger.
Esses números são extremamente significativos, ainda mais se considerarmos que o TikTok cresceu 45% em menos de 1 ano. Uma das redes sociais mais utilizadas, o Instagram cresceu 6% em 2020, por exemplo.
Mesmo com esse impacto altíssimo, a rede social ainda está longe de atingir profissionais de marketing digital.
Por isso, é importante iniciar cada vez mais cedo no TikTok, com conteúdo interessantes e diferenciados, atingindo um público diferente das outras plataformas.
Compras através das Redes Sociais:
A pandemia modificou diretamente a forma como os consumidores se comportam. Cada vez mais temos uma crescente de vendas que acontecem a partir das redes sociais.
Atualmente, as pessoas acessam as marcas pelas redes sociais para escolher o produto e fazer a compra de forma rápida e prática. Antes da pandemia, 81% das pessoas usavam redes sociais apenas para descobrir novas marcas e produtos.
Por isso, é importante que sua empresa se prepare para fazer vendas online, caso isso ainda não esteja ocorrendo. Você pode conferir diferentes plataformas de e-commerce que estão prontas para usar e facilitam o trabalho.
Também é necessário trabalhar o marketing digital para estruturar sua estratégia de vendas e ter sucesso em 2022.
Anúncios em múltiplas plataformas:
Os anúncios patrocinados são muito importantes para que sua empresa ou o seu produto se destaque no mar de concorrentes das redes sociais.
Obviamente, o alcance orgânico é muito importante, pois ele demonstra a qualidade do seu conteúdo e um maior interesse do público no seu produto.
No entanto, é importante estar atento sobre como funcionam os anúncios em redes sociais, quais são os impactos deles para a distribuição do seu conteúdo e a melhor maneira de fazer este tipo de transação.
SAC nas Redes Sociais:
A maioria das pessoas chega nas redes sociais pelos smartphones. Muitas vezes, elas não acessam os sites das empresas, pois querem a praticidade que as plataformas digitais podem oferecer.
Por isso, o atendimento ao cliente via redes sociais está cada vez mais presente, tanto em comentários, quanto em mensagens diretas. O ideal para qualquer empresa ou marca é atender o consumidor rapidamente, com respostas curtas e precisas. Além disso, para perguntas mais frequentes, existem recursos de automatização, que facilitam o seu trabalho.
Conteúdo curto ou longo?
O formato é muito importante para os conteúdos elaborados pelo marketing digital nas redes sociais. Conteúdos mais longos, como e-mail marketing ou newsletter e blogs são bastante conhecidos do público.
Assim como nos anos anteriores, também teremos um crescimento em formatos longos de áudio, como é o caso dos podcasts.
No entanto, conteúdos curtos têm crescido bastante e estão ganhando a audiência cada vez mais.
A audiência de vídeos curtos é enorme e faz bastante diferença na hora de criar estratégias de conteúdo. Temos as principais opções com o Reels no Instagram e os vídeos do TikTok, que aumentaram recentemente o tempo de duração.
Mas você não deve apostar em apenas um formato. O ideal é buscar o equilíbrio entre as duas formas e considerar o público-alvo para cada um deles. Desse modo, você consegue se manter relevante e atingir diferentes lugares.
Criadores de conteúdo:
O trabalho de criadores de conteúdo é uma maneira muito interessante de aumentar os seus acessos orgânicos.
Essa forma de divulgação faz com que o conteúdo seja mais real e próximo do público, criando uma conexão com os consumidores.
Desse modo, é possível aproveitar essa tendência desenvolvendo uma estratégia com criadores e influenciadores de pequeno e médio porte, que tenham destaque com o seu público-alvo.
Para quem preferir negociar com criadores maiores, é possível atingir grandes níveis de tráfego e popularidade.
Foco estratégico:
Mesmo com todas as tendências, novas ferramentas e plataformas que surgiram e ainda vão surgir, você não precisa embarcar em tudo.
É muito importante saber o foco da sua empresa e, principalmente, qual é seu público-alvo e onde ele está presente.
Assim, você economiza trabalho e dinheiro com o marketing digital, trabalhando em ações que serão efetivas e que vão trazer lucro e popularidade para você.