Recentemente a Google fez um anúncio que preocupa grande parte dos seus usuários. Não é à toa, o site de buscas é o mais acessado do mundo e que conta com inúmeros usuários avisou que vai excluir contas com mais de dois anos de inatividade.
Para se ter uma ideia, só de usuários cadastrados no Youtube, que pertence ao Google, são cerca de 2 bilhões de usuários. Mesmo assim, a plataforma de vídeos online é o segundo site mais acessado no mundo, perdendo somente para a própria empresa criadora.
Vale lembrar que essa nova política vai ser aplicada apenas para contas do Google pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One.
Mas fique tranquilo, não é o fim do mundo e a sua conta não vai sumir agora. Vamos explicar tudo nesse blog. Confira!
A exclusão das contas dos usuários da Google
Em primeiro lugar, é preciso dizer que a Google não vai sair deletando aleatoriamente as contas dos usuários. Portanto, você pode ficar tranquilo e utilizar esse tempo para se preparar e evitar perder o seu registro no site.
Como falamos anteriormente, serão excluídas as contas de usuários com mais de dois anos de inatividade, não se aplicando para contas de organizações ou com assinatura do Google One.
Além disso, a exclusão não fica apenas por conta de e-mails e do perfil do Google. A empresa anunciou que também vai apagar calendário de eventos na agenda, documentos e arquivos do Workspace, conteúdo no Google Drive e até mesmo o backup do Google Fotos.
No entanto, ainda não ficou claro o que ocorrerá com conteúdos publicados no YouTube, já que não houve pronunciamento nesse sentido. Esse assunto é importante, pois existem diversos canais que estão inativos, mas que possuem um acervo histórico, com músicas, videoclipes, documentários e imagens raras.
Mas por que a Google está fazendo isso? Eles realizaram uma pesquisa e identificaram que manter essas contas seria um risco de segurança na internet. Anteriormente a empresa já mantinha alguns cronogramas diferentes para fazer a declaração de que estavam inativos. Agora decidiu resolver essa questão de vez.
Desse modo, as contas inativas e sem verificação de duas etapas, em geral, tendem a ter senhas fracas ou desatualizadas. Ou seja, elas podem estar comprometidas, virando alvo de cibercriminosos com roubo de identidade até disseminação de spam.
Assim, a empresa consegue garantir melhorias para a segurança na internet, fazendo com que as contas e credenciais do usuário permaneçam seguras em todo o ambiente digital.
Além disso, essa exclusão vai colaborar com a diminuição do tempo em que a empresa retém os dados não utilizados dos usuários. A Google ainda prometeu que não liberaria o nome de usuário do Gmail (o endereço do e-mail) deletado para recuperar as contas.
Como evitar que o Google delete a sua conta e como programar o futuro dela
Na realidade, o processo para evitar que sua conta de usuário do Google seja excluída é bem simples. Basta que seja feito login na conta ou em algum dos serviços que ele oferece, pelo menos a cada dois anos. Desse modo, a conta vai ser considerada ativa e terá garantia de permanência por mais esse tempo.
Também existem diversas atividades que podem ser feitas para que a conta do Google seja considerada ativa. Podemos citar, por exemplo: usar o Drive, assistir a um vídeo do YouTube, baixar um aplicativo na Google Play Store, usar a Busca do Google ou fazer login com a conta em um aplicativo ou serviço de terceiros.
Vale destacar que para tudo isso, é preciso conectar-se com a conta e senha da plataforma. Já o Google Fotos tem uma política de exclusão própria e precisa ser acessado independentemente.
Também é possível fazer uma “programação” do futuro da sua conta, escolhendo o que ocorre com ela se ficar inativa por até 18 meses. Na Conta do Google, na área de Dados e Privacidade, existe a opção Seu Legado Digital, que faz essa definição em casos de falecimento, por exemplo.Nesse momento, o usuário pode escolher entre três opções diferentes: enviar arquivos específicos para contatos confiáveis de sua escolha, aplicar uma resposta automática do Gmail e excluir sua conta completamente.








