Investir em tráfego pago é uma estratégia consolidada e bastante eficiente no marketing digital. No entanto, se você não criar anúncios persuasivos, pode estar jogando dinheiro fora.
Para atrair a atenção do público e aumentar o engajamento em suas publicações é necessário utilizar estratégias que vão potencializar ainda mais com o investimento financeiro.
Ainda mais se considerarmos a competitividade do mercado e as dificuldades que marcas e empresas têm em se destacar. Por isso, criar anúncios persuasivos e eficazes é sinônimo de sucesso em campanhas de marketing digital.
Pensando nisso, separamos os principais tipos de anúncios de marketing digital e dicas fundamentais para criar anúncios. Confira!
Principais tipos de anúncios de marketing digital
1 – Links patrocinados – Esse talvez seja o principal tipo de anúncio no marketing digital. Eles são feitos dentro dos buscadores, principalmente o Google, que é um dos mais populares. Ele melhora o desempenho das campanhas ao fazer com que elas sejam encontradas ou oferecidas ao público-alvo determinado.
Rede de Display – Ainda sobre as ferramentas disponibilizadas pela Google para anúncios, vamos abordar a Rede de Display. Ela consiste uma cadeia de sites, que reservam espaço em suas páginas e conteúdo para banners patrocinados pelo Google Ads.
A empresa identifica o perfil do usuário que acessa esses sites e exibe os anúncios mais relevantes conforme cada pessoa, aumentando a chance de obter cliques. Eles podem ser desenvolvidos em diversos formatos, como por exemplo: textos, gráficos e vídeos.
3 – Remarketing – Essa forma de tráfego pago é bastante impactante para criar anúncios persuasivos. A estratégia consiste em anunciar novamente para usuários que já demonstraram alguma forma de interessa na sua marca.
4 – Postagens patrocinadas – Assim como os links, os posts patrocinados têm ainda mais vantagem em campanhas.
Ela consiste investir em tráfego pago para entregar o conteúdo nas redes sociais. Ao compreender o funcionamento do algoritmo, é possível fazer melhorar o destaque das publicações, gerando mais engajamento.
Além disso, para conquistar um alcance orgânico é possível utilizar ferramentas de segmentação do público, atraindo as pessoas que realmente se interessam pelo seu produto.
5 – Anúncios nativos – Estes são criados de maneira independente e geradas diretamente pelo próprio site. Em geral, são utilizados no meio ou no fim das postagens, promovendo o acesso as campanhas desejadas.
6 – E-mail marketing – Por fim, para criar anúncios persuasivos também é possível utilizar do bom e velho e-mail marketing. Resumidamente, ele consiste em um e-mail elaborado com uma estratégia para incentivar sua abertura de mensagens e cliques.
Pontos principais para criar anúncios persuasivos
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de anúncios no marketing digital, vamos abordar algumas estratégias que podem potencializar o investimento em tráfego pago.
Linguagem correta no anúncio – Devemos levar em consideração o primeiro ponto, que é a escolha da linguagem correta. É muito importante para criar anúncios persuasivos saber a forma ideal de se comunicar.
Nesse sentido, você deve compreender bem o público-alvo da sua campanha e adaptar os formatos e textos para atrair o interesse deles. Além disso, utilizar uma linguagem inapropriada para um determinado público pode impactar negativamente o engajamento da sua campanha de marketing digital.
Por isso, você deve encontrar um equilíbrio entre como sua empresa faz a comunicação em geral e como adaptar para públicos específicos. Assim é possível criar uma aproximação maior com as pessoas, fazendo com que elas despertem o interesse em seu anúncio.
Escolha palavras-chave de impacto – Também é necessário elencar bem a escolha das palavras-chave para criar anúncios persuasivos.
São elas que vão colaborar no direcionamento correto do tráfego pago para o público ideal. Desse modo, é possível potencializar ainda mais cliques e conversões da campanha.
Assim, deve-se fazer uma pesquisa sobre as pessoas que deseja atingir com o anúncio para saber quais palavras serão mais relevantes nesse destaque.
Design atrativo – Para criar anúncios persuasivos deve-se também cativar os visitantes pela beleza. Ou seja, é necessário pensar no layout e no design, realizando de forma atrativa visualmente.
Ao “conquistar pelos olhos”, você consegue atrair mais a atenção das pessoas para onde deseja. Uma dica interessante é usar cores e fontes que sejam atraentes e estejam alinhadas com a identidade visual da sua empresa. Também é fundamental escolher imagens expressivas e significativas.
No entanto, vale destacar que não esse cuidado não significa apenas “enfeitar” o anúncio por si só. O importante é que ele seja fácil de ler e compreender, mas com destaque e beleza.
Call-to-action convincente e estratégico – Por último, vamos falar de uma das principais estratégias de marketing digital. Muito importante para criar anúncios persuasivos, o “call-to-action” ou chamada de ação em português, é uma forma de criar engajamento com os usuários.
Ele funciona como um convite para levar mais pessoas a realizar a ação que você espera em determinada campanha. Por isso, devemos fazer de maneira convincente e estratégica para gerar mais resultados.
Uma forma simples, mas eficiente é um link ou botão para a compra de um produto ou preenchimento de formulário, por exemplo. No entanto, não podemos fazer isso ao acaso e sem cuidado, pois devemos evitar que o visitante saia sem realizar a ação desejada.