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Evite armadilhas: os principais erros nas redes sociais que pequenos negócios cometem 

Evite armadilhas: os principais erros nas redes sociais que pequenos negócios cometem

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Existem muitos erros nas redes sociais cometidos por pequenos negócios que podem estar atrapalhando as vendas e o contato com o público. Na realidade, administrar as redes sociais de uma empresa, não importa o porte, é bastante complicado. 

Deve-se investir em marketing digital, já que o consumidor online está cada vez mais presente nas taxas de vendas. Mas partindo do zero, sem estratégia, planejamento e profissionalismo, pode parecer uma perda de tempo, pois os resultados não vão aparecer. 

Pensando nisso, separamos alguns erros básicos que muitas empresas comentem, principalmente aquelas que pensam que apenas “ter presença online” é suficiente. Fique ligado nesse conteúdo especial! 

Os principais erros nas redes sociais que pequenos negócios cometem 

Conteúdos nas redes visando apenas publicidade – Possivelmente o erro mais grave que pequenos negócios cometem ao utilizar as redes sociais para divulgação da empresa. Apenas abordar assuntos referentes a venda dos próprios produtos, preços e promoções pode ser visto com maus olhos pelo público.  

Na realidade, vai aparentar desespero e que você está tentando empurrar o seu produto a todo custo. 

As redes sociais foram criadas para as pessoas interagir entre si, trocar experiências e conexões. Ao aplicar isso no marketing digital, você precisa humanizar a sua marca e criar uma comunicação mais adequada para esse contexto. 

Desse modo, é possível equilibrar entre material de informações sobre promoções, produtos e serviços, vantagens e publicidade em geral, com conteúdo relevante para o público, mas que tenham relação com sua marca.  

Essa segunda parte deve ser o foco principal, pois vai atrair mais pessoas para o seu perfil e fazer com que eles conheçam o seu produto de forma orgânica. Por consequência, você vai acabar melhorando o engajamento e a quantidade de possíveis clientes para a sua empresa. 

Quantidade e qualidade – Grande quantidade de seguidores e curtidas podem causar impacto visualmente, mas com as mudanças de algoritmos de alcance eles não são mais o único medidor de sucesso. 

Atualmente, o engajamento tem muito mais impacto nas redes sociais, pois a taxa de conversão é infinitamente maior do que apenas pessoas que só visualizam ou curtem postagens. Ou seja, é preciso investir nas estratégias corretas para que as pessoas tenham maior interação com a sua marca e você possa conquistar a confiança delas para efetuar a venda. 

Avaliação dos resultados – Sem planejamento, o trabalho do marketing digital não consegue ser efetivo. Não basta apenas sair criando conteúdo e publicando qualquer coisa. É necessário pensar antes de fazer isso e avaliar posteriormente se as estratégias funcionaram. 

Através da análise de resultados, as empresas conseguem verificar se o conteúdo está relevante e atraente ao público. A partir disso, é possível saber se deve mudar os rumos da estratégia ou focar ainda mais. 

Padrão de comunicação – Com o aumento do consumo de conteúdo online, principalmente do público interessado em compras, a exigência por qualidade cresceu consideravelmente. Por isso, é preciso investir em conteúdos profissionais, com design bonito e bem planejado, mas também com estratégias efetivas para agradar possíveis clientes. 

Criar uma identidade visual para sua empresa é o primeiro passo para se comunicar no ambiente digital. Sua empresa precisa demonstrar personalidade e ter consistência no marketing digital aplicado para as redes sociais. 

Assim, deixar de padronizar a comunicação da empresa, em todos os âmbitos, é um dos principais erros nas redes sociais. Você precisa criar um estilo próprio e bem pensado para aplicar nas redes e fortalecer o seu engajamento e troca de informações com o público. 

Personalizar as críticas – As críticas fazem parte de qualquer trabalho e nas redes sociais elas são rápidas e constantes. Um dos principais erros nas redes sociais é levar essas mensagens para o lado pessoal. 

Quando você se deparar com palavras negativas em relação à sua empresa, não deve se exaltar e responder com falta de educação ou xingamentos. Essas mensagens são públicas e visíveis para todas as pessoas, manchando completamente a reputação do seu negócio. 

Ou seja, as redes sociais são a porta de entrada ou o outdoor da sua empresa. Por isso, é importante enxergar esses tipos de comentários como uma oportunidade de mostrar a competência da empresa em resolver imprevistos. 

Investimentos – Deixar de realizar investimentos também é um dos erros nas redes sociais mais comuns cometidos pelas empresas e gestores. Nesse sentido, existem estratégias que podem colaborar para o engajamento orgânico e gratuito, mas também é importante avaliar o uso de recursos financeiros no marketing digital. 

Trabalhar bem as redes sociais da sua empresa é fundamental para conquistar espaço no mercado, pois esse é um dos principais caminhos para encontrar negócios e empresas hoje em dia.  

Desse modo, deve-se avaliar o investimento em criação de conteúdo e anúncios dentro das redes sociais da empresa. 

Uma dica interessante é separar um valor fixo para o investimento para anúncios em redes sociais mensalmente, por exemplo. O importante é fazer com que a empresa utilize suas redes sociais como um veículo de mídia sustentável e confiável. 

Elas também são uma forma de aumentar o lucro da empresa e ganhar visibilidade. Por isso, contratara profissionais qualificados em marketing digital é uma garantia de retorno com o uso das redes sociais e um importante investimento. 

Não responder comentários – Ignorar as interações dos comentários fazem partes da lista de erros nas redes sociais. É por esse canal que você consegue captar a opinião dos clientes e tomar decisões para melhorar o seu desempenho, tanto online, quanto na empresa. 

Assim, ao responder comentários, você cria um relacionamento com os clientes, fidelizando esse público e ainda garantindo que ele faça indicações para outras pessoas. Ao verificar um perfil nas redes sociais sem interação e vazio, as pessoas vão entender que a empresa não é realmente presente e não adianta tentar um tipo de comunicação. 

Também é importante que as respostas não sejam feitas de maneira mecânica, pois o contato humano ainda é priorizado, mesmo no online. Além disso, seja específico e dê a informação que o cliente precisa. Quanto mais transparente você for em suas respostas, melhor será a visibilidade conquistada com o público. 

Compra de engajamento nas redes sociais – Por último, devemos retomar o fato de que engajamento é mais importante do que quantidade. Um dos erros nas redes sociais mais graves cometidos pelas empresas é comprar seguidores, curtidas e comentários. 

Isso pode fazer com que os números sejam inflacionados em um curto prazo, mas se apresenta como um investimento terrível no longo prazo. Ao realizar essa prática, você vai ter, na realidade, um grande número de seguidores falsos e que não reais clientes ou que se interessam pela empresa.  

Além disso, elas não trazem conversão em vendas e mancham a reputação da empresa online, já que é fácil descobrir se os seguidores foram comprados. 

Ou seja, não existem atalhos milagrosos. Os resultados somente ocorrem através de planejamento estratégico para alinhar um marketing digital da melhor maneira possível. 

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