Existem diversas ferramentas de marketing digital, que oferecem melhorias no trabalho de divulgação de empresas ou marcas. Como o mercado está cada vez mais acirrado, é muito importante que a empresa esteja atenta aos avanços dessas tecnologias do setor.
Desse modo, com o marketing digital é possível gerar mais oportunidades de negócio, captando novos leads e implementando o relacionamento com possíveis clientes. Por isso, deve-se estar atento às novidades que vem surgindo cada vez mais.
Muitas ferramentas de marketing digital podem impactar no seu negócio e se tornar um grande diferencial. Além disso, elas oferecem a capacidade de melhoria na eficiência e produtividade do trabalho de divulgação das empresas.
Assim, as ferramentas de marketing digital apresentam soluções diversificadas, oferecendo estratégias avançadas ou básicas, que vêm sendo usadas pelos mais diversos tipos de negócio. Quer saber mais? Fique ligado nesse conteúdo especial!
6 dicas de ferramentas de marketing digital para impulsionar a sua empresa
1- Automação de Marketing - Em primeiro lugar, vamos dar destaque as ferramentas de marketing digital mais completas. Com o principal objetivo de automatizar os processos e estratégias de marketing, esses tipos de aplicativos oferecem diversas funcionalidades.
Desse modo, é possível trabalhar com Landing Pages, Email Marketing e fluxos de automação de e-mail, por exemplo. Ou seja, ao automatizar o marketing digital da sua empresa, vai conseguir facilitar o trabalho de todos os envolvidos, podendo focar na gestão de Leads e o amadurecimento destes no funil de vendas.
Resumidamente, com essa ferramenta aplicada ao marketing digital, é possível aumentar o volume de Leads mais preparados para uma abordagem de vendas.
Além disso, é possível aumentar a produtividade da equipe consideravelmente. A preferência das empresas que trabalham com marketing digital é utilizar o RD Station Marketing para fazer a automatização.
2 – E-mail Marketing – A divulgação de uma empresa através do e-mail marketing não é uma grande novidade. Esse é um dos principais canais de relacionamento com os clientes e deve ser bem explorado pelas empresas.
Por isso, ao tratar essa estratégia com cuidado, também é importante investir em ferramentas de marketing digital que possam colaborar nesse sentido.
Uma dica de criação de design e disparo de e-mail marketing é o MailChimp. Através dele é possível capturar o contato dos visitantes, transformando-os em leads após o disparo de e-mails para uma lista selecionada.
3- Landing Page – Como destacamos anteriormente, o RD Station Marketing é uma das ferramentas de marketing digital utilizadas para a automação. Ele ainda oferece a possibilidade de criação de landing pages.
Essas páginas têm como objetivo principal converter os visitantes em leads. Ou seja, elas são uma forma de primeiro contato com possíveis clientes, que podem ser tornar oportunidades de negócios.
Em geral, uma landing page oferece aos visitantes materiais relevantes ou outras moedas de troca, que os convençam a inserir suas informações, como por exemplo nome, e-mail, telefone e empresa.
4- Marketing de Conteúdo – As ferramentas de marketing digital podem colaborar muito com a produção de conteúdo. Elas oferecem formas de controlar e documentar a estratégia de planejamento e criação de conteúdo para divulgação.
Assim, elas oferecem desde administração do blog, até a criação de demandas para a produção de post. Novamente, são formas de gerar maior agilidade e eficiência para as empresas.
5- SEO – Quem trabalha com marketing digital sabe a importância dos mecanismos de busca (Search Engine Optimization ou SEO). Eles colaboram para melhorar o ranqueamento nos buscadores como o Google e, por isso, destacar a presença online da sua empresa.
Desse modo, o Google Search Console é uma ferramenta muito importante para o marketing digital. Ela apresenta funções diversificadas, como por exemplo: pesquisa de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises.
6- Análises – Concluindo, vamos continuar nas ferramentas de marketing digital oferecidas pela empresa Google. Esse programa é muito importante para avaliar o desempenho do trabalho de divulgação de uma empresa.
Com o Google Analytics é possível analisar os resultados das suas ações online, captando informações fundamentais para tomar melhores decisões para o seu negócio. Ou seja, utilizar esse tipo de plataforma é bastante benéfico, pois garante a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site.
Desse modo, também é possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas. A partir disso, você pode determinar quais ações e estratégias estão gerando maiores resultados para atrair e engajar o público.