Dicas

Vídeos para redes sociais: 5 dicas para aumentar o engajamento

Produzir vídeos para redes sociais pode fazer toda diferença na estratégia de marketing digital da sua empresa, já que eles aumentam o engajamento do público.

videos para rede sociais

Investir em vídeos para redes sociais pode ser o diferencial que está faltando para sua empresa bombar na web. Com os avanços da tecnologia, em termos de velocidade e acessibilidade a internet, os vídeos se tornaram os queridinhos de muita gente. Eles são espontaneamente aceitos pelo público, por serem fáceis de consumir e ainda tem um forte poder de disseminação, se propagando rapidamente.  

De acordo com dados da Cisco, em 2019, 80% de todo o tráfego de dados da internet será gerado por vídeos online e de acordo com o diretor do YouTube no Brasil, até 2020, o consumo de vídeos online deve ultrapassar o de TV em todo o mundo. Com esse dados podemos perceber que os vídeos são essenciais para sua empresa se destacar em meio a concorrência na internet. Pensando nisso, separamos a seguir uma lista com cinco dicas para aumentar o engajamento dos vídeos para redes sociais.

 

1 – Roteiro, produção e edição

Antes de pegar a câmera e sair gravando vídeos para redes sociais é preciso se organizar. Prepare um roteiro o mais detalhado possível, com as falas, o cenário e tudo que você irá precisar para realizar a gravação. Anote passo a passo o que deve ser feito antes de sair por aí filmando. Pense que o conteúdo que você irá transmitir deve ter relevância, portanto capriche no roteiro. Só depois disso parta para a produção do conteúdo. Nesse momento, procure seguir a risca aquilo que você planejou, sem buscar atalhos, para não comprometer a qualidade do seu material. Depois de gravado, nem pense em sair correndo e publicar o vídeo direto da câmera. Se você não sabe editar o vídeo, o ideal é buscar ajuda de um profissional, para garantir que seu conteúdo tenha um resultado final bacana.

Leia também: 
ANÚNCIOS NAS REDES SOCIAIS: ENTENDA PORQUE VALE A PENA INVESTIR


2 – Público – alvo

Conhecer seu público-alvo será essencial para gravar vídeos para redes sociais que gerem engajamento de verdade. É importante saber muito mais do que seu sexo, idade e localização geográfica, você precisará identificar quais são suas dúvidas e suas necessidades. Isso irá te ajudar a criar um conteúdo realmente relevante e impactante.


3 – Dinamismo

Os usuários das redes sociais prezam por conteúdos que possam ser consumidos de forma rápida, sem muito esforço. Por isso, crie vídeos para redes sociais que sejam simples, didáticos e curtos. Você também precisará conquistar essas pessoas logo de cara, elas não param por muito tempo em um conteúdo, apenas o escaneiam, descobrem do que se trata e, se não ele não interessa ou chama atenção, continuam sua navegação.


4 – Redes sociais

Cada rede social exige formatos e tamanhos de vídeos diferentes, é preciso ficar atento e adaptar seu conteúdo da maneira correta. O Facebook é mais maleável e permite vídeos mais longos, mas tome cuidado para não se estender muito e se tornar chato, aposte em vídeos de “faça você mesmo”. Já o Instagram é mais visual, por isso, preste atenção na qualidade da imagem. Os vídeos precisam ser curtos, pois há uma limitação de 60 segundos no feed da plataforma. Ou utilize o IGTV que permite vídeos mais longos, as contas verificadas podem fazer upload de até 60 minutos e os usuários comuns até 10 minutos.


5 – Legendas

Capriche nas legendas dos vídeos para redes sociais. Invista em uma chamada de texto impactante para instigar o usuário a assistir. Seu texto também deve fazer com que o usuário entenda do que se trata o vídeo, pois com a rotina dos dias de hoje, muita gente usa o celular em locais onde não pode ouvir o áudio, então precisará entender seu conteúdo sem esse recurso.

Leia também: DESCUBRA COMO AS REDES SOCIAIS PODEM AJUDAR A SUA EMPRESA


Seguindo essas dicas você irá produzir excelentes vídeos para redes sociais. Se gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos, ou envie suas dúvidas para nós, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas de marketing digital.

Author


Avatar