A Meta lançou recentemente o novo aplicativo Threads para tentar concorrer com o Twitter e aproveitar a sua fase de incertezas.
Nesse sentido, a tentativa da empresa é capturar parte da audiência do rival, tentando se valer das pessoas que estão procurando uma nova rede social no estilo micro blog.
Basicamente, o Threads foi criado pela mesma equipe de desenvolvedores do Instagram e permite que o usuário publique posts de até 500 caracteres.
Também é possível compartilhar links, fotos e vídeos de até 5 minutos. O lançamento do microblog tem como objetivo ser uma rede social em que as pessoas possam compartilhar ideias, pensamentos ou apenas suas rotinas usando textos curtos.
Como a nova rede social ainda não está consolidada, ela também não terá a possibilidade de realizar anúncios publicitários inicialmente. A plataforma pode começar a bombar nas redes, se tornando a nova queridinha do momento, como também pode acabar ficando em desuso pelos usuários.
Por isso, ainda não existem estratégias testadas e corretas para a utilização do marketing digital, mas alguns caminhos já podem ser seguidos pelas marcas e empresas.
Sem esse modelo claro de publicidade ou cases de sucesso, separamos algumas dicas de como você pode utilizar o Threads com estratégias de marketing digital. Confira!
Como utilizar o Threads em estratégias de marketing digital
Em geral, sempre que uma nova rede social surge, podemos avaliar diversos aspectos positivos que ela pode gerar para as empresas que atuam com marketing digital. Como o Threads segue uma linha de concorrência com o Twitter, podemos entender e analisar ainda melhor como ele vai funcionar para esse propósito.
Assim, esse tipo de rede social que tem base em texto, pode oferecer algumas vantagens aos usuários e empresas. Separamos as três principais, confira!
Novo público – Em primeiro lugar, é necessário entender a diversidade que a internet oferece, com redes sociais para todos os gostos. Redes mais populares, como Tik Tok, Youtube e Instagram, agradam as pessoas por diferentes motivos.
Vídeos e fotos são o que tornam esses lugares mais populares, mas ainda existe uma parcela que se identifica mais com publicações em texto. Nesse sentido, o Threads surge para tentar alcançar esse tipo de público, que não está tão ligado a imagens e vídeos.
Primeiramente, ele apresenta uma vantagem em relação ao Twitter, já que é possível utilizar até 500 caracteres por publicação.
Essa quantidade de texto é perfeita para criar ideias interessantes e aproveitar para explorar o marketing digital como ainda não foi feito nesta plataforma.
Por exemplo, você pode utilizar a rede social para levantar discussões sobre sua área de atuação. A partir disso, ganhar espaço entre os seguidores que compartilham das suas opiniões e se interessam pelos seus temas abordados.
Integração com outras redes – Uma das principais vantagens do Threads é a possibilidade de fazer a integração dele com outras redes sociais. Ou seja, é possível aproveitar a mesma publicação em mais de um espaço diferente.
Como são duas plataformas da mesma empresa, essa função se enquadra bem com o Instagram, que faz com que as duas redes sociais se fortaleçam nos números de acessos e atuação nas mídias digitais.
Assim, você pode aproveitar uma base sólida de seguidores vindas do Instagram, ou seja, sem começar necessariamente do zero no Threads. Sabemos que nem todas as pessoas vão fazer essa migração.
Por isso, já é um começo bem interessante para você aproveitar e se popularizar e recepcionar quem utilizar as duas. Ou seja, você vai chamar atenção do público que já tem, mas com outro tipo de conteúdo.
Além disso, também é possível trabalhar com a conexão de outras redes sociais, produzindo um conteúdo próprio e fazendo o compartilhamento em mais de um espaço. Assim, você consegue atingir resultados mais positivos em todos eles.
Aumento da visibilidade – Também vamos dar destaque para o aumento de visibilidade ao utilizar o Threads. Utilizar a rede social pode alavancar as presenças nas mídias sociais, já que você vai estar presente para um público específico e que produz um conteúdo especial para ele.
Vale destacar que nenhuma empresa é obrigada a estar presente em absolutamente todas as redes sociais.
No entanto, é sempre importante manter um perfil movimentado em diferentes espaços, principalmente quando uma rede social nova surge e passa a ser tendência de mobilização do público.
Além disso, estar nesse começo da plataforma é uma maneira interessante de garantir maior presença e conseguir novas conexões. Mesmo que sejam para direcionar seus possíveis clientes para outro local.
Mesmo assim, o conteúdo produzido para o marketing digital precisa estar adaptado para a linguagem que a rede social nova utiliza e também é importante disponibilizar um conteúdo original.
Posicionamento na Threads – Analisando um pouco mais sobre a entrada no Threads e começar a desbravar essa nova rede social, para o marketing digital pode ser bastante favorável.
Esse início dá uma vantagem competitiva importante, pois oferece tempo para descobrir como ela funciona e ainda conhecer as oportunidades oferecidas.
Nesse sentido, é importante lembrar que os usuários também estão iniciando na plataforma e por isso, estão compreendendo o funcionamento da ferramenta. Ou seja, é preciso cuidar para não parecer forçado e acabar realizando uma atuação inconveniente na rede social.
Além disso, é um momento interessante para testar campanhas, verificando como elas funcionam nas redes sociais e tentando ganhar mais espaço.
Também é importante elaborar relatórios das redes sociais que contenham os dados da nova mídia.
Teste campanhas nesse novo espaço – Por último, vamos dar destaque para os testes de campanhas. Como destacamos anteriormente, essa é a oportunidade ideal para o marketing digital tentar conquistar possíveis novos clientes.
Nesse início de plataforma, o Threads não vai ter a possibilidade de fazer anúncios publicitários, como existe no Instagram e Facebook, por exemplo, campanhas de “branded content”.
Por isso, é interessante realizar as campanhas para testar como elas podem ser mais eficientes para captar interessados e ver como eles reagem a esses incentivos.