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Google Analytics 4: conheça a nova forma de análise de campanhas de marketing digital

Google Analytics 4: conheça a nova forma de análise de campanhas de marketing digital

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Em 2020 foi lançado o Google Analytics 4, uma nova versão do sistema de análise que serve para otimizar sites para campanhas de marketing digital e para o Google AdSense. A ideia da empresa Google com essa ferramenta nova é abandonar o Google Analytics Universal.

Assim, como foi anunciado, em julho de 2023, a versão antiga deve parar de rodar e o Google Analytics 4 deve se tornar a versão padrão da ferramenta. Desse modo, muitas dúvidas surgem sobre a utilização dessa ferramenta tão importante para o marketing digital.

Pensando nisso, elaboramos um texto explicando um pouco melhor sobre o Google Analytics 4 e quais serão as principais diferenças entre ele o antigo Google Analytics Universal. Confira!

O que é o Google Analytics 4 e como ele funciona?

Em primeiro lugar, é importante entender que a Google está sempre procurando novas formas de atualizar o seus mecanismos de busca e outras ferramentas. Durante quase 15 anos esteve em ativa o Google Analytics Universal e agora, atendendo às novas realidades do mercado, o Google Analytics 4 será a forma padrão para otimizar campanhas.

Desse modo, a empresa vai mudar toda a interface da ferramenta e ainda fazer modificações em outras funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios. Podemos citar como exemplo pontual o fim dos cookies, algo que se adequa mais ao momento em que vivemos.

Outra mudança da forma como usamos a internet que o Google Analytics 4 vai tentar se apropriar é a necessidade de pensar mais em aplicativos do que sites. 

Nesse sentido, o GA Universal era baseado em cada vez que a página do site carregava, carregando o código do mecanismo de busca, sendo dependente dessa forma de coleta. Ou seja, algo extremamente voltado para o uso de sites, mas o que ocorre é que cada vez mais as grandes marcas estão investindo em outras formas de comunicação.

Portanto, o Google precisava se adaptar para que sua ferramenta funcionasse também para aplicativos. Assim, a quarta versão do Google Analytics vai servir para três frentes: aplicativos, websites e a junção de ambos.

A partir disso, a forma de coleta de dados vai se modificar e passará a ocorrer baseada em eventos. Ou seja, em interações que o usuário executa em seu site ou app. 

Podemos citar, por exemplo, a ação de clicar em menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site. Assim, todas as ações que o usuário realizar dentro do site ou aplicativo vão contabilizar para a ferramenta de análise do marketing digital.

Diferenças entre o GA Universal e a nova versão

Entre as primeiras diferenças que podemos citar é a configuração inicial da geração de relatórios. 

No GA Universal ao fazer a instalação da tag de pageview, já iniciava com praticamente 70% dos relatórios prontos. Desse modo, para muitos usuários era possível utilizar esses dados de forma básica e inicial.

Agora, com a nova versão do Google Analytics é necessário fazer a configuração completa, com poucos eventos que vêm configurados por padrão na ferramenta. Inicialmente gera mais dificuldade, principalmente para quem usa RD Station, WordPress e outros, por exemplo. 

Mas também gera uma possibilidade de personalização e mensuração de resultados muito mais completa. Você pode ver a lista completa na documentação do Google aqui com todos os eventos possíveis de configurar.

Por isso, cada vez mais se torna importante trabalhar o marketing digital com um plano de mensuração. 

A partir disso, é possível saber o que será mais importante para o seu negócio e também configurar e documentar o que for necessário para não perder dados. Caso isso não ocorra, pode ser que faltem informações na hora da análise.

Também podemos perceber alterações da estrutura do Google Analytics 4. Antes o modelo Universal era separado em Conta, Propriedade e Vista e passou a ser separado em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados.

Também é possível fazer a mensuração do site, aplicativos IOS e Android e, também, um fluxo que seja site + app. 

Vale destacar ainda que ele não vai funcionar para aplicativos de forma sozinha, pois precisa da criação do Firebase, uma ferramenta do Google exclusiva para mensuração, organização e análises de aplicativos.

Métricas exclusivas da quarta versão do Google Analytics

Concluindo, vamos abordar as novas métricas exclusivas do Google Analytics 4. Pode parecer assustador pensar que vamos ter que analisar novas formas de análise do marketing digital, no entanto, com o tempo é possível perceber que vai ser algo bastante positivo para as empresas.

No GA Universal, a taxa de rejeição é relacionada com a interação ou a falta dessa ação com o site analisado. 

Desse modo, essa interação é contada quando o usuário troca de página. Ou seja, quando o usuário sai do site sem ter navegado por pelo menos duas páginas, ele vai gerar essa taxa de rejeição. Essa forma de métrica se modifica em relação ao Google Analytics 4, conforme os exemplos que citamos abaixo:

Sessões engajadas – Para o Google Analytics 4, a métrica avaliada pela sessão engajada vai decorrendo desejo de remover rejeições da contagem de sessões. 

Ou seja, ela só é contada como engajada caso o usuário fique com o site ou app aberto em primeiro plano por 10 segundos. Se ele sair antes desse tempo, vai entrar para a taxa de rejeição. Além disso, são contabilizados somente os usuários que de fato estão com o site/app aberto e usando.

Sessões engajadas por usuário – Essa métrica é realizada através da média de sessões que cada usuário engaja. 

Caso a mesma pessoa volte diversas vezes para o seu site ou aplicativo, ela vai entrar nessa contabilização. Para isso, é feito o cálculo da média da contagem total de usuários, avaliando quantos usuários são novos ou recorrentes.

Tempo médio de engajamento – Métrica perfeita para considerarmos a visão Aplicativo + Web, medindo o tempo que aplicativo ou site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.

Taxa de engajamento – Por último, vamos falar da taxa de engajamento e como ela vai funcionar no Google Analytics 4

Essa métrica é a contabilidade da porcentagem de sessões que interagiram, considerando pessoas que ficaram mais do que 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano. A conta é realizada fazendo a divisão das sessões com Interação pelo total de sessões.

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