Shadowban no Instagram: o que é e como evitar
Shadowban

Shadowban no Instagram: o que é e como evitar

Você já sentiu que o número de seguidores do seu perfil parou de crescer? Ou o seu engajamento murchou?  Você utiliza hashtags, mas seus posts não aparecem nas pesquisas? Pode ser culpa de um shadowban!

O shadowban, é um bloqueio feito pela rede social Instagram, sem o usuário perceber que foi bloqueado. 

Ele acontece quando o conteúdo que você posta começa a não aparecer nas pesquisas de hashtag, localização e na aba Explorar, aparecendo somente para os seus seguidores.

Isso diminui consideravelmente o alcance do seu perfil e a oportunidade de atingir  novos públicos. 

O Instagram bane os perfil que utilizam de técnicas inapropriadas como aumentar seus números com bot, automações e o uso de hashtags incoerentes com o assunto postado (isso prejudica a experiência dos outros usuários). 

A rede social Instagram nunca chegou a admitir  realmente a existência disso. Porém, reconheceu o problema que alguns perfis enfrentam e deu algumas dicas para evitar esse problema.

Como evitar o shadowban do Instagram?

1. Esqueça os bots para ganhar seguidores

Segundo os termos de uso do Instagram, é proibido utilizar automações para ganhar seguidores, como curtir vários posts por minuto ou seguir muitas pessoas ao mesmo tempo.

Detectando um comportamento de bot dentro do perfil, o Instagram logo pode banir suas publicações e até bloquear ações dentro da conta, como curtir posts, seguir perfis e até de publicar por algum tempo. 

2. Cuidado com as hashtags 

É sempre bom confira as hashtags que você utiliza nos posts, pois elas podem ter sido “banidas” pelo Instagram. Quando pesquisamos por uma hashtags banida, o Instagram avisa que as publicações recentes marcadas com aquela hashtag foram ocultadas. 

Isso significa que a rede social considerou a hashtag ofensiva de alguma forma e a bloqueou. Um exemplo disso é a nossa tão conhecida #SEXTOU, que por ter outro significado em inglês (sex to u), foi para a lista negra das hashtags. 

Existem sites que analisam suas postagens para saber se você está usando hashtags banidas. O Instagram Shadowban Test do site Tribber é uma delas, basta colocar seu @ e ele irá avaliar seus últimos 10 posts

3. Varie as hashtags 

O ideal é sempre variar as hashtags das publicações, pois o Instagram pode te ver como um spammer

Não é necessário mudar todas as elas, mas tirar uma, duas ou três e adicionar outras já ajuda a mostrar a rede social que quem está realizando aquela ação é um ser humano e não um robo.

4. Cuidado com as atividades muito intensas

Evite realizar ações repetidas como seguir muitas pessoas, dar vários unfollows e curtir muitas fotos em pouco tempo, pois o Instagram pode considerar como atividade de bot. 

Deixe uma resposta