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O legado da quarentena no nosso modo de consumo

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O legado da quarentena no nosso modo de consumo

Devido à pandemia no país, a população precisou mudar drasticamente os seus hábitos diários durante a quarentena e, consequentemente, isso impactou o seu consumo de produtos e serviços.

À frente deste cenário, a BTG Pactual em parceria com a Decode, realizaram uma pesquisa onde identificam o impacto da Covid-19 em setores de atividade econômica, e as mudanças de consumo dos brasileiros durante a quarentena, quantificando e metricando-os com dados do digital, em maio de 2020.

Abaixo vamos mostrar os principais pontos do que a pesquisa apontou sobre o novo modo de consumo dos brasileiros:

Entre os setores e produtos que apresentaram ALTA durante a quarentena, foram monitorados 7 tópicos:  Entretenimento, Saúde, Alimentação, Home office, Cuidados com a casa, Educação e Beleza.

ENTRETENIMENTO

Durante a quarentena, a procura das pessoas por atividades relacionadas ao entretenimento em suas próprias casas aumentou. Confira os rincipais findings produtos e serviços de entretenimento:

Leitura

As buscas por “melhores livros” no Google aumentou em 27% desde o início da quarentena

Live Streaming

Lives musicais ganharam força com a falta de shows e eventos, tendo mais de 200 milhões de visualizações apenas em abril. O YouTube aumentou seu tráfego em 9% durante o isolamento social.

Streaming

As pessoas buscaram em média 76% mais por plataforma de streaming (Netflix, Amazon Prime e Globo Play) na quarentena. Com isso, o interesse por home theater e tela de projeção também cresceu. 

Gaming

O universo de gamers também aqueceu na quarentena. As pesquisas por consoles de vídeo game cresceram em média 60%. O maior site de game streaming do mundo aumentou o seu tráfego em 25%, registrando quase 30 milhões de visitas em março.

SAÚDE

O distanciamento social resultou em uma série de mudanças no comportamento e consumo dos brasileiros em relação à saúde. Confira os principais findings produtos e serviços de saúde:

Produtos

Produtos relacionados à proteção contra o vírus cresceram substancialmente e tendem a continuar sendo buscados em meio à crise de Covid-1.

Apps

As buscas por apps de atividade física cresceram em média 291% desde o início da quarentena. Os apps são utilizados como alternativa aos treinos em academia.

Skin care

Durante a pandemia, foi identificado um aumento de interesse por cuidados com a pele de 66%. Entre as principais pesquisas estiveram: “como fazer skin care” e “produtos skin care”.

Drogarias

Os dados do digital indicaram que os consumidores estão navegando mais em sites de venda de remédios. Entre os mais buscados no Google, estiveram os remédios para dormir, gripe/resfriado e diabetes, além de coronavírus.

ALIMENTAÇÃO

A Covid-19 impactou na forma como as pessoas se relacionam com a alimentação, mudando o comportamento de consumo de produtos e serviços. Confira os principais findings produtos e serviços de alimentação: 

Cozinha

As pessoas se mostraram mais atraídas por receitas na internet. Tendo isso em vista, observou-se uma crescente procura por eletrodomésticos, como lava-louças, batedeira, cooktop.

Delivery

Com o fechamento temporário de restaurantes, o delivery de comida tem sido a principal forma desses estabelecimentos comercializarem seus produtos. Houve quase 9 milhões de downloads em apps de delivery entre durante o mês de março.

Leia nossa matéria sobre oportunidade em meio a pandemia de coronavírus, onde falamos sobre a tendência do delivery clicando aqui.

Vinho

Junto com a cerveja, o vinho foi a bebida alcoólica mais pesquisada durante a quarentena. Sites de Ecommerce de vinho aumentaram o tráfego em cerca de 15% na pandemia. As buscas por “abridor de vinho” cresceram em 40%. 

HOME OFFICE

Com a implementação de home office em boa parte das empresas durante a crise de Covid-19, tanto as companhias quanto os colaboradores precisaram se adaptar a este novo modelo, tornando cotidiano o uso de ferramentas tecnológicas e  acessórios/equipamentos para o trabalho em casa. Confira os principais findings produtos e serviços de home office:

Acessórios

Os dados indicaram que as pessoas buscaram por formas de adaptarem suas casas a um ambiente de trabalho.

Web meeting 

As plataformas de Web Meeting registraram pico de buscas no primeiro mês da quarentena e diminuíram ao passar de abril. Vale frisar que a queda do volume de buscas é natural nesse caso, uma vez que internautas que pesquisaram e baixaram alguma plataforma, dificilmente voltam a consultar no Google em um intervalo curto de tempo.

CUIDADOS COM A CASA 

O fato de as pessoas estarem mais tempo em suas casas, fez com que elas passassem a cuidar mais do ambiente com pequenas reformas. 

Fabricantes de Tinta

Os sites das lojas Coral e Suvinil registraram 1,4 milhão de acessos entre fevereiro e março, um aumento médio de 6%. As buscas por “como pintar uma parede?” cresceram em 56% desde o início da quarentena.

Materiais de reforma e construção 

As pesquisas por materiais de construção apresentaram um crescimento médio de 35%, em especial as buscas por “tinta de parede” que aumentaram em 61%.

EDUCAÇÃO

Com a crise de Covid-19, muitos internautas passaram a se atrair mais por cursos à distância. 

Desde o início da quarentena, o volume de buscas por cursos online aumentou em 63% em relação à média de períodos anteriores.

Além disso, o público digital mostrou mais interesse por plataformas de e-learning de idiomas. O volume de buscas por “curso inglês online” nos meses de pandemia foi em média 63% maior do que a média registrada em meses anteriores.

BELEZA

Com o fechamento temporário de salões de beleza feminina e barbearias, as pessoas precisaram recorrer a dicas na internet para se manterem com a mesma aparência física, ficando mais dispostas a comprar utensílios deste segmento. 

À medida em que se passaram as semanas da quarentena, houve um aumento de interesse (cerca de 65% entre fevereiro e abril) dos internautas por “máquina de cortar cabelo”.

Ao monitorar no Google Brasil termos mais relacionados aos cuidados de beleza do gênero feminino, encontraram-se aumentos de interesse de pesquisa nos seguintes termos em abril: 

  • Como fazer a sobrancelha em casa +1.150%
  • Escova rotativa +300%
  • Comprar tinta de cabelo +160%
  • Chapinha Smart Pro +160%
  • Secador de cabelo +150%

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui

Pedro Barbosa

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