Nosso Blog

Confira nossas dicas de Marketing Digital

Samsung pode substituir o Google pelo Bing como mecanismo de pesquisa padrão no Android

Samsung pode substituir o Google pelo Bing como mecanismo de pesquisa padrão no Android

Compartilhe este artigo

Em geral, o mecanismo de pesquisa padrão de dispositivos Android é o Google, que já vem instalado de fábrica nos smartphones. Isso não é diferente para os usuários da Samsung, que também recebem diversos aplicativos da empresa assim que ligam o aparelho pela primeira vez.

Há muitos anos o Google se tornou uma potência no mercado mundial e conquistou um grande espaço como mecanismo de pesquisa padrão de diversos equipamentos e se tornou preferência da maioria das pessoas. 

Podemos citar, por exemplo, que o nome Google virou sinônimo para procurar algo na internet. Ou seja, é realmente uma referência mundial.

Com a chegada de novas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, como é o caso do ChatGPT da OpenAI, esse cenário começou a se modificar um pouco.

Alguns parceiros mais antigos da Google estão avaliando novas possibilidades para escolher um novo mecanismo de pesquisa padrão para o Android.

Quer entender melhor? Fica ligado no post!

Samsung pode substituir o Google pelo Bing como mecanismo de pesquisa padrão

O ChatGPT foi criado em novembro de 2022, mas virou febre recentemente e se popularizou em todo o mundo. Esta ferramenta consiste em um assistente virtual inteligente no formato chatbot.

Nesse sentido, o chatbot apresenta um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. Assim, a tecnologia desenvolvida pela OpenAI chegou para modificar o universo da tecnologia e impactar diversos setores, como o do marketing digital, por exemplo.

Um dos impactos causados foi na nova pesquisa da Bing, que está integrada a esta Inteligência Artificial. Com um mecanismo adaptativo, preciso e veloz, essa forma de busca se tornou uma ferramenta utilizada em todas as profissões e a pela população em geral.

Com toda essa popularidade e eficiência tecnológica, grandes empresas passaram a avaliar o seu uso. Esse é o caso da Samsung. De acordo com o jornal The New York Times, a empresa está procurando mudar o mecanismo de pesquisa padrão para todos os seus dispositivos.

Se essa mudança ocorrer, tem grandes chances de modificar bastante o mercado tecnológico e ainda impactar no trabalho dos profissionais de marketing digital.

No entanto, o jornal não declarou os motivos pelos quais a Samsung pretende fazer essa troca. 

O que se especula é que os grandes avanços tecnológicos que o Bing teve nos últimos meses fez os olhos de quem trabalha na empresa brilharem. Assim, essa competição acirrada criada pela crescente popularidade das ferramentas de Inteligência Artificial começou a preocupar a Google.

Um grande exemplo disto é que os valores das ações da Alphabet Inc. caíram, enquanto os da Microsoft subiram. 

Desse modo, a Google pode perder uma parceria no valor de vários bilhões de dólares. Assim, ainda resta saber se essa mudança do mecanismo de pesquisa padrão da Samsung vai acontecer realmente. Atualmente, a empresa ainda está em negociação com a Google para a renovação do contrato anual.

Enquanto isso, a própria Google está tentando responder a estes avanços tecnológicos com a sua expertise em tecnologia. A empresa deu início ao Google Bard, que trabalha com a atual tendência de pesquisa de Inteligência Artificial.

Mesmo assim, a empresa que detém o mais famoso mecanismo de pesquisa padrão ainda está desenvolvendo outros projetos para aprimorar ainda mais a busca do Google. Nesse sentido, está sendo realizada uma pesquisa avançada por Inteligência Artificial, cujo projeto possui o codinome Magi.

A intenção é oferecer uma experiência personalizada ao usuário, antecipando suas necessidades e aproveitando a experiência já oferecida pelo Bard. Além disso, existe a pretensão de lançar recursos inclusos, com capacidade de iniciar transações financeiras completas, escrever código de software e muito mais.

No entanto, vale destacar que esse novo motor de busca do Google ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Portanto, não há uma data de lançamento prevista para o mercado e para os parceiros de trabalho.

Em resposta a esses avanços tecnológicos promovidos pela concorrência, o Google ainda anunciou  que está trabalhando em outros projetos, como por exemplo:

  • GIFI: muito parecido com o novo gerador de imagens do Bing. Permite que os usuários do Google criem suas próprias imagens usando Inteligência Artificial.
  • Tivoli Tutor: Plataforma de conversação de texto, que vai ajudar a ensinar novos idiomas aos usuários.
  • Searchalong: Recurso de pesquisa aprimorado. Ele permite aos usuários que acessarem o Google por meio do Chrome a continuarem a fazer perguntas a um chatbot enquanto pesquisavam.

O impacto no marketing digital

Uma das principais estratégias de divulgação das empresas é o marketing digital. Atualmente, é quase impossível se destacar no mercado, seja através de empresas ou venda de serviços, sem que se tenha uma presença online qualificada.

Além disso, muito do que se trabalha com marketing digital ou técnicas de SEO é aproveitado da dinâmica em relação às plataformas da Google. Toda a popularidade da empresa contribui para o setor e fazem com que as estratégias sejam voltadas para esse mecanismo de pesquisa padrão.

Por isso, caso a Samsung abra esse precedente, é preciso que não só os profissionais de marketing, mas como também os criadores de conteúdo estejam atentos a toda essa situação e ao futuro do ramo.

Existem diversos aspectos que podem mudar e talvez o principal deles seja a experiência do usuário. Vemos cada vez mais uma tendência de focar na importância desse quesito. 

Assim, com ou sem as opções de pesquisa com Inteligência Artificial, isso não vai sofrer modificação. Por isso, sites que sejam simplificados e organizados, oferecendo uma experiência fantástica ao usuário, têm mais chance de sair na frente.

O principal impacto no marketing digital é o aumento da importância de outro mecanismo de pesquisa padrão. Mesmo que a Samsung não avance com a mudança do Google para o Bing, esse movimento já demonstra que a Google não possui exclusividade do mercado. 

Desse modo, os profissionais de marketing devem criar estratégias para considerar outras opções, principalmente para o Bing.

Também podemos prever uma mudança nas pesquisas de “clique zero”, que podem aumentar consideravelmente. Atualmente, já é possível receber inúmeras informações ao fazer uma busca, sem mesmo precisar clicar no link da empresa ou do conteúdo procurado.

Conforme o avanço da tecnologia de Inteligência Artificial e a implementação de recursos que moldam os mecanismos de pesquisa, podemos perceber um avanço ainda maior desse “clique zero”. 

Ou seja, os profissionais do marketing digital precisam estar atentos a estas modificações e planejar as melhores estratégias para esta e outras possíveis mudanças.

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU
SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Psiu, não seja tímido!

Vamos falar sobre como alavancar seu negócio .

Preencha o formulário que entramos em contato.
Ou então ligue agora mesmo.

Rua 270, nº 275, sala 18, Meia Praia/Itapema SC

Av. Paulista, nº 1636, sala 1504, Bela VIsta/São Paulo SP

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

Envie seu currículo