Iniciou mais um ano e com ele algumas alterações e melhorias ocorreram nas redes sociais. As plataformas mais utilizadas pelo marketing digital estão constantemente se aprimorando.
Por isso, é importante que as empresas e marcas estejam atentas às melhores maneiras de utilizar as redes sociais para criar conteúdo de divulgação.
É muito comum que as redes sociais mudem os padrões conforme se modificam e cada uma tem tamanhos diferentes para tamanho de imagens.
As imagens são partes fundamentais do marketing digital, pois servem de apoio e convite para que as pessoas acessem o seu conteúdo.
Pode parecer algo simples ou banal, mas a informação do tamanho das imagens para as redes sociais é muito importante para quem trabalha com marketing digital.
Imagens de maior qualidade e no tamanho ideal costumam atrair mais likes e comentários no Instagram e no Facebook, por exemplo.
Desse modo, geram maior engajamento e, atualmente, a maioria das redes sociais tem o foco essencialmente visual. Com mais engajamento, sabemos que a distribuição é maior.
Ou seja, saber os tamanhos ideais para as imagens das redes sociais também é uma forma de se destacar entre os concorrentes e garantir melhores resultados no marketing digital.
Tamanho de imagens para as Redes Sociais 2022
Instagram:
Uma das principais redes sociais para os usuários e também para as marcas, o Instagram está passando por constante melhorias e modificações.
A plataforma apresenta alguns formatos novos para a produção de conteúdos e, com isso, tamanhos diferentes para o uso das redes sociais em 2022.
Imagem de perfil
- Perfil: 720 x 720 px.
Imagem do feed
- Quadrada: 1080 x 1080 px;
- Vertical: 1080 x 1350 px;
- Horizontal: 1080 x 566 px.
Stories e IGTV
- Stories: 1080 x 1920 px (9:16);
- IGTV: deve ter resolução mínima de 720 px.
Com relação a função de vídeos de longa duração, o IGTV, Ele tem uma proporção exata do vídeo, além disso, tem um tempo mínimo e máximo permitidos.
Para quem deseja ganhar seguidores organicamente, o mais indicado é produzir conteúdo autoral para o IGTV, sem implementar vídeos externos.
- Proporção ideal: 9:16 (1080 x 1920 px);
- Tempo mínimo: 60 segundos (1 minuto);
- Tempo máximo: 15 minutos quando enviado por meio de um smartphone e 60 minutos ao ser enviado pela web;
- Tamanho máximo permitido: 3,6 GB.
Instagram Reels
O Reels é uma das funções mais utilizadas por criadores de conteúdo no Instagram. Além da facilidade de uso, também oferece comandos de edição dentro da ferramenta.
- Tamanho Reels (quando clicado para visualizar): 1080 x 1920 px (9:16);
- Tamanho Reels (quando aparece no feed): 1080 x 1350 px (4:5);
- Medida capa Reels (thumbnail): 1080 x 1800 px (3:5).
Facebook:
Uma das redes sociais mais antigas e estabilizadas no mercado, ainda é bastante popular. Na realidade, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, com quase 3 bilhões de usuários.
Imagem de perfil
- Perfil: 180 x 180px.
Imagem de capa
- Perfil: 820 x 312px;
- Grupos: 640 x 334px;
- Eventos: 1920 x 1080px.
Posts
- Imagem: 1200 x 1200px;
- Link e imagem: 1200 x 628px.
Stories
- Stories: 1080 x 1920px.
Anúncios
- Imagem única: 400 x 500px;
- Link e imagem: 1080 x 1080px;
- Carrossel: 1080 x 1080px.
As medidas dos anúncios são sugestões que comportam melhor o formato. No entanto, existe um Guia de Anúncios do Facebook que pode colaborar na utilização das redes sociais para promover conteúdos pagos.
Whatsapp:
O aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil também se tornou uma nova forma de aplicação para as redes sociais.
Com a chegada do WhatsApp Business, diversas ferramentas foram implementadas para colaborar com a divulgação de conteúdos por marcas e empresas.
Atualmente, é possível criar grupos, listas de transmissão e atualizar o status com imagens, algo semelhante com os stories do Facebook e Instagram.
Perfil
- Imagem de perfil: 192 x 192px.
Thumbnail
- Thumbnail na conversa: 600 x 600px.
Status
- Status: 1080 x 1920px.
Youtube:
Criar um canal no Youtube é uma forma interessante de produzir conteúdo de qualidade e de forma diferenciada. Além disso, os vídeos podem ajudar na divulgação da sua marca ou produto.
Além da capa e avatar, você precisa colocar uma imagem de apresentação de vídeo, ou seja, uma thumbnail.
Perfil
- Imagem de perfil: 800 x 800px.
Capa
As dimensões da capa para o canal é 1546 x 423px. No entanto, vale ressaltar que para cada tipo de tela existe um tamanho diferente:
- TV: 2560 x 1440px;
- Computadores: 2560 x 423px;
- Tablet: 1855 x 423px;
- Smartphones: 1546 x 423px.
Linkedin:
A rede social voltada para o mercado de trabalho e carreira está ganhando cada vez mais destaque em 2022.
As marcas também estão entrando em redes sociais diferenciadas, com a procura por pessoas que querem novas oportunidades. Além disso, o Linkedin também pode ser usado para captar novos clientes.
Atualmente, estima-se que 200 milhões de pessoas, ao redor do mundo, utilizam esta ferramenta.
Perfil
- Perfil: 300 x 300px.
Capa
- Capa: 1536 x 768px.
Posts
- Imagem: 1200 x 1200px;
- Link e imagem: 1200 x 627px.
Pinterest :
A rede social perfeita para a busca de referências e compartilhamento de imagens. A plataforma é totalmente visual, por isso, as medidas são ainda mais importantes.
Perfil
- Imagem de perfil: 720 x 720px.
Pins
- Proporção 2: 3 – 1000 x 1500px (recomendado).
Capas das pastas
Capa: 200 x 200px.