Está chegando perto de 2022 e você precisa planejar o marketing digital da sua empresa. Quem sair na frente, vai ter mais destaque em relação aos concorrentes, principalmente em relação ao uso das redes sociais.
As mídias sociais estão cada vez mais se atualizando, ouvindo o feedback não só dos usuários comuns, mas também dos produtores de conteúdo, marcas e empreendimentos. Nesse sentido, estar presente nas redes sociais, com qualidade e inovação é fundamental para o sucesso da sua empresa.
Elas proporcionam maior contato e interação com o seu público, além de divulgar os seus produtos, conquistando novos clientes. Enfim, são muitos benefícios e estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas para melhorar o destaque do seu negócio.
No entanto, além das estratégias, é necessário estar atento às novidades que estão chegando para o próximo ano. Por isso, separamos algumas mudanças nas redes sociais para 2022. Confira:
As principais tendências de mudanças das redes sociais para 2022
1 – Início da jornada de compra – Cada vez mais conectadas no mundo digital, as pessoas estão procurando as redes sociais para pesquisar produtos e finalizar negócios.
As marcas e empreendimentos devem, cada vez mais, usar as plataformas sociais para construir reconhecimento e seguidores. Assim, é através delas que os consumidores descobrem e pesquisam as tendências, os produtos e as marcas para comprar.
2 – Social Commerce – As compras diretamente pelas redes sociais vieram para ficar. Existem formas de criar páginas de lojas no Facebook, por exemplo, e também através dos produtos marcados no Instagram e na aba “Loja”.
Essa é uma tendência de compras, que facilita ao consumidor e a empresa, pois não é necessário fazer a aquisição sem ter de sair do perfil da marca.
Em relação às redes sociais preferidas pelos usuários para comprar, a função Shopping do Google é usada por 53%. Em segundo lugar vem o Instagram, com 50% de preferência, seguido pelo Facebook, com 43%.
3 – Vídeos curtos – Cada vez mais os vídeos de curta duração estão ganhando espaço. Essa tendência das redes sociais vem crescendo ainda mais com a ascensão do TikTok. O app, que segue batendo recordes de downloads pelo mundo, funciona exatamente à base desse formato de conteúdo.
A ideia aqui é criar vídeos curtos, mas que tenham grande impacto. As redes sociais estão pegando essa tendência e criando ferramentas para elas próprias. É o caso do Instagram, com o reels e também o YouTube Shorts, que foi lançado como alternativa.
Vale a pena pesquisar não só as temáticas e formas de filmagem, mas também filtros específicos, legendas, trilhas sonoras e até as famosas dancinhas. Tudo isso gera grande impacto para a sua marca.
4 – TikTok – Dominar a criação de conteúdos no TikTok está se tornando cada vez mais necessário para os empreendimentos.
E em 2022 não será diferente, já que a plataforma de vídeo de curto prazo quebrou recordes de 3 bilhões de downloads em 2021.
Ou seja, se tornou rapidamente o aplicativo perfeito para se conectar com consumidores atuais e futuros.
Além disso, conforme dados de uma pesquisa sobre o TikTok no Brasil, 81% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 38% entram no TikTok várias vezes ao dia, e 6% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Esse engajamento e fidelidade pode ser aproveitado para alavancar sua marca ou realizar vendas para o seu negócio.
5 – Experiências omnichannel – O modelo omnichannel vai mudar a maneira como os consumidores se envolvem com as mídias sociais em 2022.
Nesse sentido, esta ferramenta pode ser utilizada como uma estratégia de conteúdo entre canais, para melhorar a experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público. Mas lembre-se de se adaptar muito bem para o mundo digital.
6 – Marketing de influência – O marketing de influência se tornou um formato dominante. Como o impacto causado pelas mídias sociais nos consumidores só aumenta, o peso dos influenciadores também cresce.
Essa estratégia de marketing digital oferece excelentes resultados e para 2022 você não deve investir nisto. Assim, consegue evitar correr o risco de perder a expansão de sua base de clientes.
No entanto, é fundamental destacar que marcas e empresas precisam investigar a motivação dos clientes e, a partir disso, identificar quais influenciadores conseguirão obter melhores resultados.
7 – Pessoas no centro – Mais do que nunca você deve colocar as pessoas no centro do seu negócio. A pandemia acelerou ainda mais o mergulho na Era do Consumidor e eles estão cada vez mais no comando.
Ou seja, você deve realizar para os atuais clientes e potenciais consumidores um conteúdo mais próximo e personalizado. Além disso, as pessoas querem serviços mais rápidos e que ofereçam experiências melhores.
Para que o seu negócio sobreviva e consiga crescer, você deve ouvir todas as demandas e responder prontamente, afinal o cliente tem razão.
Nesse sentido, pesquise o seu público e conheça as suas necessidades antes de partir para a ação. Depois disso, você pode usar todo o potencial das mídias sociais para conquistá-lo com maior eficiência.