Que a boa segmentação do público-alvo é importante para sua campanha, você já sabe. Mas o que é fundamental saber sobre o seu cliente?
Obter conhecimento sobre possíveis clientes e também consumidores da sua empresa ou marca é fundamental para manter o sucesso de qualquer negócio.
A partir disso, é possível criar estratégias de marketing digital conforme as preferências e gostos dos clientes e público-alvo em potencial. Com essas ações focadas no seu cliente, você vai conseguir alavancar os resultados para o seu negócio.
Os problemas de não conhecer a sua persona e a jornada de compra
O conhecimento sobre o seu deve ser um dos principais focos para trabalhar campanhas de marketing digital e, principalmente, alavancar as vendas.
Sem conhecer as pessoas, é praticamente impossível idealizar estratégias que funcionem e levem esse público a concluir um processo de compra.
A partir deste conhecimento, você pode direcionar os esforços para um determinado nicho de pessoas, efetivando as vendas através da preferência dos consumidores ideais. Quanto maior for o conhecimento sobre o cliente e seus hábitos e comportamentos durante a jornada de compra, melhor serão os resultados.
Ainda é preciso estar atento a diferença entre o perfil de cliente que você deseja e quem realmente está adquirindo o seu produto. Essas duas realidades distintas causam bastante impacto nas negociações e nas estratégias de marketing digital.
Por isso, você deve acompanhar seus clientes e descobrir quais são suas preferências e hábitos de consumo. Com boas pesquisas e coletas de dados, é possível coletar dados e melhorar o conhecimento sobre o seu cliente.
Existem alguns questionamentos sobre essa persona que devem ser respondidos para criar as estratégias ideias. Podemos citar, por exemplo: Escolaridade; Interesses; quais são os objetivos dessas pessoas; quais são suas maiores dificuldades e quais são suas objeções de compra mais comuns.
Ainda temos outras questões fundamentais como: Quais são os canais onde buscam informações; como são as rotinas do dia a dia e como a sua empresa pode ajudá-las.
Dicas para melhorar o conhecimento dos seus clientes com coleta de dados
O marketing digital pode auxiliar de diversas maneiras para conhecer o seu cliente e aprimorar ainda mais os resultados da sua empresa. Confira nossas dicas:
Avalie os concorrentes – Primeiramente, qualquer marca ou empresa precisa estar atenta não só ao seu cliente, mas também ao que eles procuram nos concorrentes, independente do setor.
Desse modo, para fazer um bom planejamento de marketing digital e conhecer bem o seu público, você deve avaliar diferenciais, oportunidades e o que já funciona na área de atuação.
Assim, é possível descobrir suas motivações e identificar formas de se destacar a partir dos critérios encontrados.
Social Listening – As redes sociais são as melhores ferramentas para obter todo o conhecimento necessário sobre o seu cliente.
Atualmente, o marketing digital tem seu foco direcionado a estas plataformas, já que os acessos pelas redes aumentam gradativamente.
Desde o primeiro contato, até a compra e feedback, o público utiliza das redes sociais para interagir não só com a marca, mas com outros clientes também.
Por isso é fundamental fazer a análise de comentários, conversas e assuntos relacionados à sua empresa e ao mercado dentro dessas plataformas. Essa é uma forma de se aprofundar com o seu público, compreender melhor as necessidades do seu cliente e ainda agilizar melhorias percebidas.
Use o Google Analytics – Quem trabalha com marketing digital sabe que o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para melhorar o desempenho das empresas na internet.
Além disso, ela apresenta um potencial muito grande para conhecer o seu cliente, já que oferece dados sobre os consumidores que não são obtidos em nenhum outro lugar. Desse modo, é possível captar dados e informações sobre como esse público navega pela internet e realiza a jornada de compra.
Nesse sentido, a plataforma ainda oferece uma identificação de padrões de comportamento e assuntos/produtos de maior interesse, podendo direcionar as campanhas e comunicados, por exemplo.
Com todas essas informações sobre o seu cliente, sua empresa pode utilizar a ferramenta para descobrir se o público-alvo necessita de estratégias focadas em mobile ou então em outros dispositivos.
Sobre a Google, a plataforma Ads também pode ser de grande ajuda. Com ela é possível criar anúncios e campanhas com diferentes formatos e segmentar o público com base nessas informações colhidas.
Pesquisas de satisfação e de mercado – Por último, vamos dar destaque para as pesquisas de satisfação do mercado. Essa é uma tentativa para obter dados e descobrir o seu cliente ideal.
Com pesquisas para o público geral, você consegue coletar dados sobre algumas características e ter uma base para pensar na persona do seu negócio.
Ou seja, a pesquisa de mercado colabora no entendimento da opinião sobre as campanhas de marketing digital, como conheceu a marca, quais produtos gosta mais, entre outras questões.