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Ações que seu pós-venda deve conter

Ações que seu pós-venda deve conter

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Um dos principais erros de empresas é desconsiderar as ações de pós-venda. Afinal, conforme o guru do Marketing, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. 

Ou seja, ao ignorar a manutenção do relacionamento com os clientes após as vendas, sua empresa perde chances enormes de desenvolver resultados ainda maiores. 

Nesse sentido, as ações de pós-venda trazem um potencial enorme para futuras transações com clientes que você já conquistou. Ou seja, é uma forma ainda mais segura de alavancar as vendas e melhorar o desempenho do seu negócio

Para isso, é necessário fortalecer o seu relacionamento com esse consumidor. Assim, ao garantir um atendimento de qualidade ao longo de toda a jornada de compra, você dá um primeiro passo muito importante. Mas também é fundamental garantir a fidelização dos consumidores, consolidando sua reputação perante o mercado. 

Assim, você precisa manter o seu cliente interessado na sua empresa, atendendo-o da melhor maneira possível, com a solução de todos os problemas e necessidades após a conclusão da venda. 

 Além disso, é importante manter o canal de comunicação com eles aberto, oferecendo novas oportunidades de produtos ou serviços. Desta forma, quando for preciso, ele entrará em contato com a sua empresa por livre e espontânea vontade, acolhimento e confiança. 

Saiba mais sobre as ações de pós-venda e quais delas são necessárias para a sua empresa. 

O que são ações de pós-vendas? 

As ações de pós-venda são, resumidamente, práticas básicas que estabelecem um elo com os clientes que já realizaram compras do seu produto. Elas têm como objetivo principal cultivar aquele cliente em seu portfólio, para que possam ser realizados futuros negócios. 

Desse modo, são realizadas diversas formas de contato após a conclusão da venda, mas que não devem ser feitas de maneira invasiva. Isso pode variar desde o atendimento prestado posteriormente, até mesmo com outras formas de divulgação. 

Nesse sentido, as ações de pós-venda mais utilizadas são e-mails marketing, telefones, mensagens via WhatsApp ou SMS. No entanto, também é possível fazer a oferta de novos produtos ou serviços, identificando o usuário que melhor se encaixe nesse padrão. 

Ao adotar estratégias eficazes de pós-venda, você mantém um relacionamento de confiança entre a sua marca e o público.  

Desse modo, eles podem se sentir inclinados a voltar a consumir seus produtos/serviços futuramente. Dependendo do tamanho da conquista destes clientes, eles podem se tornar os tão desejados “clientes amantes da marca”. 

Também vale destacar que essas práticas são tão fundamentais quanto aquelas utilizadas na conquista de novos compradores. Ou seja, se for feita de maneira equivocada ou menosprezada, pode acarretar perdas de vendas e de reputação para a sua empresa. 

Ações que seu pós-venda deve conter  

1- Oferecer um suporte rápido – Em primeiro lugar, você deve estar sempre preparado para oferecer um suporte rápido aos seus clientes. Por isso, é necessário estabelecer uma estratégia de planejamento eficiente de pós-venda

Desse modo, após concluir a transação, você deve garantir que o consumidor aproveite ao máximo o seu produto ou serviço. Ou seja, é fundamental se colocar sempre à disposição do cliente. 

A partir disso, o seu público passa a enxergar sua empresa de maneira mais humanizada, que não está apenas pensando em vender, mas sim em ajudar os clientes. 

Nesse sentido, as ações de pós-venda também podem utilizar de estratégias do marketing digital, como por exemplo, o envio de e-mails com artigos e informações úteis para aproveitar melhor a aquisição. Ou então apenas se colocar à disposição para o suporte já é dá um bom toque de carinho ao cliente. 

2 – Contato regular – Um dos maiores erros das empresas é fechar o contato com os clientes após a conclusão da venda. Para que as estratégias após as vendas funcionem, é necessário ter um feedback do público. 

Por isso, o ideal é manter sempre um contato regular com os clientes. Isso pode ocorrer através de e-mail marketing, mensagens no WhatsApp com novidades, promoções, dicas, entre outros. 

Além disso, com ajuda do marketing digital, você pode fomentar esse pós-venda produzindo conteúdos de valor em suas redes sociais, por exemplo. Assim, você cria uma relação mais próxima por meio de uma dessas plataformas. 

Com esse canal de contato “mais natural”, sua marca pode entender melhor a experiência de cada consumidor e saber quais ações tomar para o futuro da empresa. Por exemplo: realizar ofertas mais regulares, reduzir preços e até mesmo escolher o caminho mais adequado para convencer determinado tipo de cliente. 

Outra forma de realizar isso é com descontos para futuras compras. Recuperar esses clientes com promoções é uma dica infalível, este é sempre um atrativo eficiente, incentivando a pessoa a utilizar o benefício.  

3 - Conheça o seu cliente – Tanto no marketing digital, quanto nas ações de pós-venda, é fundamental entender os desejos do seu cliente e oferecer soluções personalizadas. 

Assim, você precisa fazer um estudo completo do perfil do cliente. Para isso, é necessário conhecer as suas preferências, desafios e objetivos. Somente com esses dados as ações vão funcionar. 

Essas informações variam desde as interações nas redes sociais até o histórico de compras. Com os detalhes coletados, você pode tomar decisões mais assertivas e personalizadas para cada cliente, obtendo maior taxa de sucesso no pós-venda

4 – Datas comemorativas – Por último, uma dica interessante é oferecer oportunidade em datas comemorativas. Assim, você pode apresentar um cupom de desconto de aniversário para os clientes ou até mesmo uma lembrança. Esse toque de carinho demonstra atenção com o seu público, que vai se sentir prestigiado. 

Tudo isso serve para mostrar que você se lembrou do cliente naquela data importante e ainda está enviando um presente junto. Isso pode vir tanto em forma de cupom, quanto entrega grátis, brindes ou qualquer outro agrado no dia do aniversário.  

Ainda é possível fazer essa relação de pós-venda com outras datas importantes, como por exemplo: Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outros. 

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