fbpx
Marketing para Facebook: Aprenda a divulgar sua marca na rede

Marketing para Facebook: Aprenda a divulgar sua marca na rede

As empresas que alcançam um bom desempenho no Facebook conseguem engajar mais usuários e criar uma imagem positiva da marca na internet.

  O Facebook é a maior rede social do mundo atualmente. Somente no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários ativos, é por isso que se torna difícil encontrar alguém por aí, que não esteja nesta rede social. Essa popularidade faz da plataforma o ponto de partida para muitas empresas que estão iniciando um trabalho de marketing digital, mas essa tarefa deve ser planejada e deve ir além de criar publicações aleatoriamente e sem objetividade. Para isso, preparamos um guia com algumas dicas para te ajudar a começar e alcançar o sucesso.

 

Crie uma página, não um perfil

  Muitas empresas têm entrado no Facebook com o pé esquerdo, acostumados com o perfil pessoal, os administradores cometem o erro de criar um perfil também para seu negócio. O facebook possui as páginas justamente para promover as empresas, esse modelo fornece inúmeros recursos de promoção e não utilizá-los é um enorme desperdício.  

 

Informações e Imagens

  O segundo passo é completar todas as informações da sua página. Esses dados são muito importantes para que o usuário te identifique enquanto empresa e possuem grande relevância para o público, valorizando seu negócio. Dê atenção especial aos dados da seção “Sobre” onde não podem faltar as informações de contato (email, telefone, website, endereço) e o horário de funcionamento. Outro ponto bastante importante é a apresentação da página, capriche na foto de capa e também no perfil. Neste momento aproveite para valorizar a sua logo e aposte nas cores da sua marca.  

 

URL personalizada

  É muito fácil personalizar sua URL e esse simples ajuste pode fazer muita diferença. Para alterar, vá na seção “Sobre”, basta editar o nome de usuário da página. Escolha um nome disponível e use para divulgar sua marca com mais profissionalismo.  

 

Produza conteúdo relevante

  Essa é a parte mais importante do sucesso da sua página. Se você tentar apenas vender em suas publicações se tornará cansativo e repetitivo, por isso fale sobre outros conteúdos que estejam relacionados à sua empresa, estreitando o relacionamento com o público e atraindo-o de forma indireta. Produza informação de qualidade e exclusiva, que agregue conhecimento e desperte a curiosidade dos usuários. Abuse nas imagens e vídeos, eles tem um forte apelo visual.  

 

Frequência e horário das publicações

  A falta de frequência nas publicações pode fazer com que seus posts passem despercebidos ou que seus fãs percam o interesse ao achar que a página está “abandonada”. Por outro lado, postar demais também se torna cansativo, então é importante encontrar um equilíbrio. Como já vimos, o Facebook possui muitos usuários e isso resulta em muito conteúdo, brigar pela atenção do público não é tarefa fácil. Escolha horários estratégicos para fazer suas postagens, pesquise e faça uma avaliação para ver qual o melhor horário para publicar na rede.  

 

Use o agendamento

  O Facebook possui um ótimo recurso para fazer o agendamento das publicações na página. Esse planejamento te dará uma visão melhor do todo, podendo avaliar sua frequência e os horários. Além disso, nem sempre estamos disponíveis na melhor hora ou dia para publicar, com o agendamento você pode antecipar isso e se livrar da dor de cabeça. Outra dica, são as ferramentas específicas para agendamento, com elas você poderá integrar outras redes sociais como Twitter e Instagram, por exemplo. Aqui na Kreatif, usamos a Etus, mas existem outras também excelentes como Buffer ou Hootsuite.  

 

Use um botão de conversão

  O Facebook possui botões de chamada à ação que lhe ajudarão a gerar mais conversão. Ele leva ao usuário à uma ação imediata e não pensada. Um bom exemplo é a opção “Ligar agora”, que leva o usuário a fazer uma chamada para a empresa em apenas um clique.  

 

Responda as mensagens

  Quem responde as mensagens do chat rapidamente ganha uma espécie de selo do Facebook, para destacar a agilidade dos administradores da página. Isso passa confiança e anima os usuários a tirarem suas dúvidas através do chat. Além de que deixar os usuários sem resposta é muito feio. É preciso também responder todos os comentários, pois mostra à quem visita a página que existe alguém por trás da empresa, presente e preocupado com o público.  

 

Anuncie

  O Facebook oferece ótimos recursos para criar promoções através da página, faça diferentes tipos de anúncio, alcançando um grande número de pessoas. O Facebook Ads traz a possibilidade de fazer pequenos anúncios que aparecem na lateral direita da maioria das páginas, compostos por um título, uma imagem e uma mensagem de texto. Já através da opção de Promoção de Postagens, você poderá fazer seus posts atingirem um número bem maior de pessoas, alcançando de forma rápida um grande número de fãs.  

 

Facebook Insights

  Essa ferramenta serve para analisar suas métricas na rede social, dando a possibilidade de você avaliar o desempenho da página em relação aos usuários. Com ela você terá inúmeras opções, dentre as mais importantes estão, o nível geral de engajamento, quais são os posts mais populares e uma série de outras informações relevantes sobre o comportamento da sua audiência.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Powered by