fbpx
Aprenda a melhor maneira para responder os clientes nas redes sociais

Aprenda a melhor maneira para responder os clientes nas redes sociais

Deixar os clientes sem resposta ou responder de maneira errada nas redes sociais, pode se tornar um grande problema para a imagem da marca.

Aprenda a melhor maneira para responder os clientes nas redes sociais 1

Não é mais segredo pra ninguém que as redes sociais são uma ferramenta muito potente no relacionamento com os clientes, elas se tornaram o caminho mais fácil de gerar interação, trabalhando a fidelidade do consumidor. É por isso que hoje é pré-requisito básico de qualquer empresa ter um perfil em uma rede social. Para começar, além de criar um planejamento de postagens, procurando manter uma boa frequência, é preciso também dar atenção e responder à todos os clientes que interagem nessas postagens, nas marcações e comentários, tanto positivo, quanto negativos.   

Esse uso frequente e cada vez maior do mundo virtual é muito novo e por isso muito empreendedores ficam sem saber como devem se comportar nas redes. Pensando nisso, preparamos uma lista a seguir pra te ajudar a tomar decisões nas horas difíceis.

1 – Seja rápido

Quando as pessoas buscam a rede social para fazer algum questionamento é porque querem ganhar tempo, elas valorizam muito isso. Deixá-las esperando pode ser desrespeitoso e causar uma impressão bastante negativa. É importante ter alguém na empresa encarregado de monitorar as redes para evitar deixar o cliente esperando, afinal de contas, grandes empresas são conhecidas por serem rápidas no seu atendimento.  

2 – Seja legítimo

É muito decepcionante para o cliente entrar em contato com a empresa e ter a impressão de que fala com uma máquina, por isso, não use respostas prontas, o cliente identifica com facilidade quando fala com um robô. Nas redes sociais não seja tão formal, mantenha um tom educado e procure falar no estilo da empresa.

3 – Dê atenção

Para manter um relacionamento duradouro com os clientes nas redes sociais você precisa ser atencioso às diferentes manifestações, sejam elas negativas ou positivas. Personalize suas respostas, procure chamar o cliente pelo nome, use fotos, gifs ou emojis. Seja criativo e crie uma interação bem elaborada e diferenciada.  

4 – Agradeça

Mostre que sua empresa se importa com o cliente, afinal ele tirou um tempo para ir até a sua rede social, agradeça pelo contato, mostrando que está sempre a disposição para receber críticas e elogios. Ser grato vai te fazer ganhar alguns pontos com o cliente e, cliente satisfeito é uma ótima propaganda.

5 – Não apague comentários

A última dica, mas talvez a mais importante é nunca apagar comentários, mesmo que seja um comentário negativo ou uma reclamação, pois pode parecer que sua empresa não se importa com o problema. A melhor maneira é avaliar se o cliente tem razão, se ele tiver, reconheça seu erro e procure resolver o problema. Nessa hora você pode pedir um email, telefone ou falar com o cliente no privado, para evitar mais exposição. Depois do problema resolvido, esclareça no público como resolveu o problema. Seja sempre educado, profissional e ético.


Se sua empresa conseguir cumprir essas dicas com certeza você conseguirá ter um bom relacionamento com os clientes nas redes sociais. Compartilhe com seus amigos e ajude-os a melhorar a interação da marca na internet. Tem outras dicas? Comente, vamos adorar saber sua opinião. Quer ver outras dicas? Acesse aqui!

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Powered by