Marketing Digital: Cinco fatos que você precisa saber sobre o mercado

Marketing Digital: Cinco fatos que você precisa saber sobre o mercado

Com a evolução da internet tornou-se impossível programar uma estratégia de publicidade e marketing que não agregue ações no mundo virtual -> Marketing Digital.

Marketing Digital: Cinco fatos que você precisa saber sobre o mercado 1

Nos últimos anos o mercado digital cresceu de maneira bastante acelerada, hoje a grande maioria das pessoas que vive nos centros urbanos possui, pelo menos um, smartphone com acesso à internet. Mesmo com a crise econômica enfrentada no Brasil, este mercado permaneceu aquecido e em constante crescimento, diferente de muitos outros segmentos. Acontece que esta rápida ascensão deixou muitos empreendedores sem saber como se comportar diante desse universo virtual, por isso, separamos a seguir alguns fatos que lhe ajudarão a entender melhor esse mercado.  

1 – Mundo Mobile

Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet, com 120 milhões de pessoas conectadas. Esses dados apontam para uma questão bastante importante: o grande número de pessoas conectadas à internet. Em outra pesquisa da TIC Domicílios, os resultados mostram que 54% dos domicílios e 61% dos brasileiros com 10 anos ou mais já estão na internet. Além disso, as empresas também tem se apresentado de maneira mais intensa na web, de acordo com a  Duke University, a publicidade mobile corresponde a 3,2% do investimento em marketing atualmente, mas deve alcançar cerca de 9% nos próximos anos.

2 – Redes Sociais

Muitos empresários já se convenceram do forte impacto das redes sociais na vida dos consumidores, muito deles estão investindo nessas mídias, pois acreditam que elas podem ajudar a fechar mais negócios. O Facebook por exemplo, é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários,  que gastam cerca de 500 bilhões de minutos por mês consumindo o seu conteúdo, o que mantém a rede como o principal canal de comunicação. Outra rede, que vem crescendo rapidamente e por vezes, chamando mais atenção até que o facebook, é o Instagram, a plataforma vem sendo atualizada constantemente e os usuários estão se mostrando bastante adeptos da novidade.

Para saber como fazer sucesso no Facebook acesse: Marketing para Facebook: Aprenda a divulgar sua marca na rede

3 – Pesquisas na Internet

O marketing digital tem poder muito grande sobre as empresas, prova disso é o número de buscas realizadas pelos usuários. Cerca de 46% das pesquisas feitas na internet diariamente, tem a ver com procura de produtos ou serviços profissionais. Isso significa que o consumidor está buscando pelas empresas nesse meio e, as empresas que não estiverem presentes, não serão encontradas.

4 – Mensagens pessoais

A internet também traz a oportunidade de falar de forma mais “pessoal” com o consumidor que está longe. A opção de utilizar mensagens personalizadas no e-mail marketing, por exemplo, tem dado resultados impressionantes. Um pequeno detalhe que pode fazer uma grande diferença. A personalização do e-mail, com o nome de quem vai receber, pode aumentar a taxa de cliques em até 14%.

Para saber a melhor maneira de se comunicar nas redes acesse: Aprenda a melhor maneira para responder os clientes nas redes sociais

5 – Empresas ainda investem pouco

Mesmo diante de tantos dados que mostram como a internet é importante para o sucesso de qualquer negócio, muita gente ainda acha que não é preciso gastar dinheiro para isso. Dados mostram que metade dos profissionais de marketing direcionam menos do que 25% de todo o seu orçamento total nas estratégias de marketing online. Mas é preciso saber que: sim, a internet é gratuita para você se comunicar com seus amigos e familiares, mas para que ela funcione de maneira efetiva para as empresas é necessário dedicar mais tempo e dinheiro. Assim como qualquer outro meio de comunicação, sem planejamento e estratégia nada funciona.

Para ver outras dicas acesse aqui!

Deixe uma resposta