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Guia completo sobre Inbound Marketing Imobiliário

Inbound Marketing Imobiliário

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Guia completo sobre Inbound Marketing Imobiliário

Descubra o que é inbound marketing e como construir uma estratégia de sucesso para a sua imobiliária!

Novas tendências de marketing estão aparecendo constantemente. O inbound marketing, à primeira vista, pode parecer uma exceção. Mas essa estratégia se tornou um paradigma vital em muitos setores, seja em vendas, tecnologia, organizações sem fins lucrativos e, inclusive, no setor de imóveis.

O que é Inbound Marketing Imobiliário?

O inbound marketing é uma estratégia desenhada para ajudar as marcas a se tornarem mais atraentes para que os clientes as procurem. De muitas maneiras, essa forma de pensamento receptivo é uma ruptura com o passado, em que os clientes tinham que pedir informações sobre preços, detalhes dos imóveis e muito mais.

Agora, os compradores podem realizar uma grande parte do processo de compra online. Para responder à pergunta “o que é inbound marketing”, podemos muito bem ilustra isso com o exemplo de um carro.

Anos atrás, se você quisesse comprar um veículo, teria que visitar pessoalmente uma concessionária para obter todas as informações necessárias para tomar uma decisão. Agora, no entanto, você pode encontrar quase tudo o que precisa no site do revendedor.

Você pode pesquisar preços, add-ons e disponibilidade com o clique de um mouse. Você também pode encontrar avaliações e fazer perguntas sem nunca ter feito contato direto com a concessionária.

Assim, a percepção do comprador de um apartamento à venda em  Itapema ou serviço é influenciada antes mesmo de ele se envolver formalmente no processo de compra.

O que é Inbound Marketing Imobiliário: Princípios

O inbound marketing também pode ser definido como um conjunto de princípios para ajudar uma empresa a melhorar a relação do consumidor com o produto que oferece e que, no caso das imobiliárias, trata-se de imóveis como apartamento à venda.

Para atingir esse relacionamento orgânico, iniciado antes de tudo pelo cliente, o vendedor deve adotar uma estratégia de mercado receptivo. Essa estratégia é geralmente definida em três ou quatro fases, normalmente categorizadas como atração, engajamento, ação e satisfação.

Muitos especialistas do inbound marketing visualizam esse processo como um “volante” para mostrar que a energia pode empurrar ou paralisar o processo. Cada fase deve ser bem-sucedida para manter o ímpeto por meio das seguintes etapas:

Atração: Uma base de clientes direcionada é atraída para determinado imóvel por meios digitais relevantes.

Engajamento: o processo no qual os clientes são integrados aos imóveis e engajados durante todo o processo de compra.

Ação: esta é a decisão de compra do cliente, incluindo o momento que leva até a ação.

Satisfação: é a decisão pós-compra que ajuda o cliente a se transformar de comprador em defensor do imóvel que comprou ou alugou.

O que é Inbound Marketing Imobiliário: Estratégias

– Atração

Esta fase é focada em trazer clientes-alvo que são mais propensos a se envolver com os imóveis e ficar satisfeitos com a fase final.

Um ponto crucial aqui é que os clientes normalmente não gostam de se sentir “comercializados” por meio de mensagens interruptivas, como ligações de telemarketing, e-mails não solicitados, anúncios de TV e outros meios.

Esta é uma mudança crucial na era digital, onde as pessoas têm mais controle e seletividade sobre o que podem consumir. Devido a esta situação, a tecnologia e as ferramentas digitais devem ser continuamente aproveitadas e avaliadas nesta fase.

O uso de análises para atingir de forma inteligente uma base de clientes desejável, por exemplo, pode ser incorporada à estratégia de marketing. Qualidade sobre quantidade é o nome do jogo na estratégia de atração.

– Engajamento

Depois de uma atração inicial pela marca da sua imobiliária, compradores em potencial de imóveis normalmente desejam um processo de engajamento contínuo que os capacite a agir facilmente, ao mesmo tempo que lhes dá controle sobre suas escolhas.

Existem estratégias específicas usadas para puxar um comprador em potencial de imóveis da fase de atração para uma conexão mais profunda com as propriedades. Isso pode ser feito com boas landing pages, formulários intuitivos, chamadas para ação e muito mais.

As chamadas para ações devem ser feitas com o comprador em potencial de imóveis em mente, pois elas informam a esse tipo de pessoa quais etapas devem ser executadas em seguida para interagir.

E que mensagem convincente o comprador de imóvel em potencial busca do marketing ao qual está exposto? Bom, quando se trata de inbound marketing, o valor é enfatizado acima de tudo como estratégia.

SEO, mídia social, blogs e outros meios podem aumentar o reconhecimento da marca da sua imobiliária e a atração para trazer as pessoas certas até você para os mais variados tipos de aluguel em Itapema que você está a oferecer.

– Ação

Esta é a fase de decisão ou ação de compra de uma propriedade que solidifica o relacionamento de um cliente com uma imobiliária.

Tanto no front-end para a pessoa que está fechando o contrato de locação de um apartamento para alugar quanto no back-end para a imobiliária, as etapas de ação devem ser claras, concisas e projetadas especificamente para o interessado no imóvel.

As expectativas de um processo de compra (ou locação) orgânico e contínuo de uma propriedade foram estabelecidas nos processos de atração e engajamento, de modo que a etapa de ação já deve atender a essa percepção.

A incorporação de um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode permitir chamadas à ação mais fáceis de usar.

Esses sistemas de CRM ajudam as empresas a coletar informações de compradores em potencial de imóveis e rastrear o envolvimento, a ação e a satisfação em um só lugar.

Basicamente, essa ferramenta de gestão pode acompanhar o relacionamento das pessoas com o seu site de classificado de imóveis.

– Satisfação

As empresas não devem encerrar seu marketing depois que o cliente fizer uma compra. A partir desse ponto, os clientes devem ser incentivados a se tornarem embaixadores da marca da sua imobiliária, compartilhando suas opiniões, conhecimentos e experiências com outras pessoas.

Os profissionais de marketing e especialistas em tecnologia devem considerar essa situação ao envolver um comprador em potencial de imóveis para que adquira determinada propriedade, oferecendo oportunidades de enviar comentários e postar nas mídias sociais para ajudar aqueles que estão entrando na fase de atração.

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Pedro Barbosa

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