fbpx

5 principais tendências do marketing digital em 2021

agência de marketing digital

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

5 principais tendências do marketing digital em 2021

O ano só está começando, mas conheça aqui 5 tendências do marketing digital.

2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus e os seus impactos na saúde e na economia brasileira. Mas conseguimos superar as dificuldades e chegamos em 2021, que apresenta muitos desafios ainda. Assim como no ano passado, este ano será de bastante mudanças, mas principalmente de ampliar o uso de ferramentas que já estávamos aproveitando anteriormente. Pensando nisso, a Kreatif trouxe 5 tendências do marketing digital.

As tendências do marketing digital trazem, principalmente formas novas de adaptar e utilizar o marketing online, principalmente em função das novas tecnologias. Além disso, as estratégias estão voltadas bastante para a interatividade com o público, algo que se mostrou bastante necessário com o isolamento social. 2021 também será um período para pensar na forma como trabalhar com algumas ferramentas clássicas.

E como, não poderíamos deixar de apontar, o marketing digital está se tornando cada vez mais fundamental para qualquer empresa, marca ou pessoa que queira divulgar o seu trabalho com qualidade e gerar retornos interessantes para os seus produtos. Ainda mais em períodos de grande avanço tecnológico e em que as pessoas estão ficando mais em casa, acessando a internet e à procura de conteúdos de qualidade.

5 principais tendências do marketing digital em 2021

Experiências em tempo real – É claro que uma das principais tendências do marketing digital para este ano é a ampliação das experiências em tempo real. Com a pandemia restringindo a circulação das pessoas na rua, por causa do distanciamento social, tivemos o aumento significativo de transmissões de eventos ao vivo. As lives foram realizadas das mais diversas formas possíveis, seja em shows, jogos, aulas, palestras e entrevistas, por exemplo.

Desse modo, as redes sociais bateram recordes de visualizações com estas transmissões, já que as pessoas encontraram um lugar para ter entretenimento e se conectar com as pessoas também. Muitos influenciadores também passaram a realizar mais lives, se conectando com o público para trocar ideias e fazer com que eles se aproximassem mais do conteúdo. Nesse sentido, existe um grande diferencial para os eventos ao vivo: o engajamento do consumidor é maior.

Mesmo que muito utilizadas no ano passado, as lives serão um formato muito interessante para se explorar e, por isso, crescem como uma das tendências do marketing digital. As marcas podem fazer entrevistas, perguntas e respostas, palestras e webinars, por exemplo. Porém é importante frisar que o conteúdo deve ser diferenciado e exposto de maneira interessante, para melhorar a interação e também para prender atenção do público, já que existe uma variedade grande de transmissões.

Uso da inteligência artificial – Este é mais um caso de uma das tendências do marketing digital que já ocorrem, mas com toda a certeza vão expandir cada vez mais. Um exemplo disto é a nova versão do Google Analytics, que vai qualificar intensamente o processo de Machine Learning, deixando-o mais sofisticado para auxiliar nas campanhas de marketing digital segmentadas. Podemos destacar como exemplo, a integração de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, que farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.

Conteúdo interativo – A interação do público é uma das coisas que mais se investe no marketing digital. Para este ano, principalmente por conta do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, a necessidade de utilizar mais deste artifício. As marcas precisam ter consciência disto e pensar em criar conteúdos que se destaquem em meio a uma infinidade de publicações na web. Isto porque os conteúdos interativos conectam marcas e empresas aos consumidores, melhorando consideravelmente os números de vendas ou de engajamento.

TikTok e Reels no Brasil – Nos já mencionamos o Tik Tok por aqui, e mostramos como usá-lo para divulgar sua empresa. Além disso, o crescimento enorme da plataforma fez com que ela batesse a marca de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo. No Brasil, o aplicativo foi muito utilizado durante a quarentena e no primeiro semestre do ano passado, foi o app mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. É preciso conhecer estratégias de marketing digital para utilizar ele de forma orgânica e criativa e também conhecer mais sobre o algoritmo do TikTok, para entender como viralizar por lá.

Além do TikTok, outra ferramenta que está crescendo ainda mais é o Reels, que faz parte do Instagram é pode ser um grande aliado na comunicação da sua empresa. Os Reels são uma das grandes tendências do marketing digital. Por isso, é muito importante também para entender a linguagem de conteúdo que essas plataformas estão consolidando. Como são vídeos curtos e rápidos, precisam ser também dinâmicos, para passar as informações que você deseja sobre seus produtos ou sobre a sua empresa.

Pesquisas por voz em alta – Por último, dentre as muitas tendências do marketing digital vamos destacaras pesquisas por voz. Tanto na própria plataforma de busca do Google, quanto em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri. Conforme dados divulgados por uma pesquisa realizada pela ComScore, só em 2021, 50% das pesquisas serão feitas por voz. Aqui no Brasil vimos uma crescente utilização do o Google Home e da Alexa, sendo que ambos podem ser aproveitados como forma de marketing.

Pedro Barbosa

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Vamos conversar sobre Marketing Digital?
Temos um montão de ideias para a sua empresa

logo kreatif

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

DICAS DE MARKETING DIGITAL

Envie seu currículo

Quer saber como a Kreatif pode ajudar sua empresa?

Fale com um especialista