Cada vez mais o Google Analytics se torna uma ferramenta destaque para compor estratégias, principalmente focado para o marketing digital. Desse modo, com atuação online, esse instrumento mais utilizado no mundo.
Além disso, uma grande vantagem do Google Analytics é que ele pode ser facilmente integrado com outras plataformas úteis para alavancar as empresas no universo digital. Podemos citar as principais, por exemplo, como o Google Ads e também o Google Search Console.
Pensando nisso, separamos um conteúdo especial sobre o Google Analytics, apresentando sua importância da ferramenta para compor sua estratégia. Para melhorar ainda mais, vamos dar dica para você extrair o melhor da ferramenta para o marketing digital da sua empresa. Confira!
O que é o Google Analytics e qual a sua importância para compor estratégias de marketing digital?
Resumidamente, o Google Analytics foi criado para servir como uma ferramenta que executa a análise e monitoramento de sites. Atualmente, com sua aplicação feita de forma correta, é possível obter dados cruciais sobre quem acessa o site da sua empresa.
Podemos citar, por exemplo: o monitoramento do perfil de quem acessa seu site, quais são páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados. Todas essas informações são fundamentais para traçar estratégias mais assertivas e eficientes.
Outras informações importantes que podem ser extraídas do Google Analytics sobre o tráfego da sua página é a localização dos seus visitantes, canais de origem e informações em tempo real do que está acontecendo no seu site.
Nesse sentido, é muito importante ter noção do comportamento do seu público-alvo em diversos níveis. A partir disso, é possível entender melhor o horário para executar suas ações de marketing digital, aproveitando para gerar maior engajamento em momentos de pico de acesso.
Também é importante ter conhecimento sobre a taxa de rejeição do seu site. Com a ferramenta você pode obter dados de quantos visitantes abandonam seu site sem ao menos interagir com ele.
Desse modo, ao constatar que seu site não está gerando vendas, é mais fácil de compreender se o problema está no produto ou na página.
Além disso, podemos destacar também de onde os usuários estão acessando a sua página.
Ou seja, se essa busca está vindo de computadores pessoais ou então de dispositivos móveis. A análise de tráfego do site deve avaliar este quesito para você saber se é necessário investir ainda mais em mobile, algo que é tendência no marketing digital.
5 dicas para aprimorar o uso da ferramenta do Google com marketing digital
Dimensões primárias e secundárias – Em primeiro lugar, para usar o Google Analytics é necessário avaliar as dimensões primária e secundária. A primeira opção é o principal parâmetro de análise no marketing digital, como as páginas, origem e campanha, por exemplo.
Desse modo, é possível utilizar o recurso para analisar esses dados. Já a segunda opção permite uma análise mais aprofundada, como uma lista de páginas e desempenho por página, por exemplo.
2 – Metas – Definir metas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e o Google Analytics pode colaborar na hora de compor estratégias. Assim, com a ajuda da ferramenta, você pode definir onde quer chegar e tirar insights importantes para a tomada de decisão.
A tecnologia da Google oferece como principais metas: destino, duração, páginas e evento. A primeira medida é analisada a cada visita à página que você definiu. Já a segunda meta é atingida pelo tempo de permanência em determinada página.
A terceira métrica será atingida quando um visitante passar por um número determinado de páginas ou telas. Por último, o evento, que pode ser um call to action específico ou preenchimento de formulário, por exemplo.
3 – Acompanhar campanhas – Atualmente, o marketing digital é uma das principais formas de investir em ações de divulgação. Afinal, qualquer empresa ou negócio que queira atingir o sucesso, precisa ter uma presença online de qualidade.
Esse processo é feito através de campanhas de marketing, cujo resultado pode ser medido através do Google Analytics. Assim, é possível rastrear os usuários que chegaram até o seu conteúdo e verificar quantos acessos à sua campanha foram geradas em conversões de leads. Ou seja, você pode saber se ela foi um sucesso ou então quais pontos deve aprimorar para conquistar mais clientes.
4 – Criar dashboard – Além de coletar as informações, é necessário organizar elas de uma forma que fiquem fáceis de analisar. Por isso, os dashboards são muito importantes. Eles facilitam o acompanhamento das métricas principais e ajudam a ter uma visão do todo.
Nesse sentido, o próprio Google permite quais métricas você pode inserir em seu dashboard, focando onde é melhor para o seu negócio. Podemos citar, por exemplo, cronogramas de novos usuários, geomaps de sessões e gráficos de barra para a taxa de rejeição da página.
5 – Monitorando eventos – Por último, vamos falar um pouco mais do monitoramento dos eventos. Assim, além de ter conhecimento das páginas que seus usuários visitam, é importante saber como eles realizaram as interações em seu site.
Os eventos analisados pelo Google Analytics podem ser organizados conforme os parâmetros que você definir, sendo alguns deles: visualização de vídeos, cliques em botões e menus, interação em popups e com formulários.
Estas informações são importantes para decidir onde focar sua estratégia de marketing digital, principalmente pensando em novos clientes e como fazer a captura da atenção deles para o seu negócio.