O Branding é responsável por despertar sensações através de estratégias para conquistar a mente e o coração dos consumidores.
Branding é a gestão de uma marca. Nos dias de hoje, com a concorrência acirrada no mercado, é essencial para uma empresa ter bem definido seu posicionamento, valores e propósitos, encontrados através do trabalho de Branding, que incluí qualquer atividade com o objetivo de tornar a marca mais conhecida e positiva na mente e no coração dos consumidores. Se engana quem acredita que a gestão da marca se trata apenas da escolha de um símbolo ou nome, essa estratégia interfere desde a concepção da marca até as ações cotidianas de comunicação da empresa. Para entender melhor o conceito de Branding, veja o vídeo a seguir:
Trabalhar o branding é essencial para o sucesso de uma empresa, para se destacar no mercado é preciso mostrar o que diferencia seu negócio dos demais. Mas não existe uma fórmula exata para a construção do branding, é algo relativo, que envolve todos os colabores da empresa. Para começar, é necessário entender o que é marca.
O que é Marca?
A marca é tudo que se refere a uma empresa, que faz lembrar dela. Seja a logo, o nome, cores, site, enfim é o conjunto de coisas que representam a empresa. A marca é o elemento capaz de diferenciar produtos idênticos, é o que torna determinado produto especial.
Uma pesquisa desenvolvida pela Ana Couto mostrou que quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.
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Branding na Internet
Com a chegada da internet as coisas mudaram muito, inclusive o Branding. Hoje existem inúmeras possibilidades de acelerar esse processo, através de canais de comunicação como as redes sociais, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado para não tomar as iniciativas erradas, afinal de contas, na internet tudo se dispersa muito rápido e você não vai querer que sua empresa esteja comunicando algo que não condiz com seus valores. Para isso é preciso ter estratégia, planejando com antecedência e principalmente preservar a identidade visual da empresa.
Estratégia: Você deve começar definindo seus objetivos e principalmente seu estilo. Qual mensagem sua empresa deseja passar. Será através da identificação com seus valores que o cliente criará uma conexão forte com sua empresa.
Identidade Visual: É através das imagens que as pessoas fazem as associações, por isso, é importante que a empresa tenha uma identidade visual padrão, utilizada em todos os meios de comunicação, para que os clientes a identifiquem sempre que virem. Quanto mais alinhada for sua identidade visual, melhor.
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