O blog pode impactar positivamente na estratégia de marketing digital de uma empresa levando conteúdo de qualidade para o público-alvo.

O blog é uma ferramenta que evoluiu muito com o passar dos anos, ele não é mais apenas um instrumento de comunicação de pessoas ou um diário. Hoje o blog se tornou corporativo e, é muito importante para as estratégias de marketing digital. Esse sucesso aconteceu porque os usuários não estão na internet só para comprar, mas para consumir conteúdo de qualidade. Segundo a Content Trends, maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do país, 73% das empresas já adotaram o blog como ferramenta de marketing digital. É impossível negar os resultados que o blog têm gerado para as marcas, para entender melhor, assista o vídeo a seguir.
O blog e a maioria dos canais na internet possuem uma via de mão dupla, se de um lado da tela as empresas estão produzindo conteúdo, do outro os potenciais clientes estão lendo, reagindo e respondendo com os seus próprios conteúdos. As marcas precisam estar atentas a isso, entendendo como o blog pode ser uma excelente ferramenta de marketing digital, confira nos três tópicos a seguir.
1 – Mostra autoridade
Ao produzir conteúdo de qualidade e relevante sobre determinado assunto, uma empresa consegue mostrar para seus clientes que é especialista nisso, ganhando credibilidade e gerando confiança. É por isso, que o blog é capaz de dar a uma empresa a certificação de “autoridade no assunto”, ou seja, quando o público precisar de ajuda, é dessa empresa que irão lembrar. É crucial para sua estratégia de marketing digital, que o blog seja atualizado esporadicamente e contenha conteúdos de qualidade, além de informações sobre a empresa, os produtos, novidades, promoções, notícias sobre a área de atuação do negócio, entre outros. Essas informações precisam ser interessantes para os usuários.
2 – Melhora a posição no Google
O blog possibilita gerar mais visibilidade, aumentando sua popularidade. É através dele que as empresas conseguem melhorar a posição nos resultados de busca do mecanismos, otimizando o conteúdo com estratégias de SEO você ganha autoridade perante o Google de forma orgânica e isso ajudará sua empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio.
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3 – Fortalece o relacionamento com os clientes
Enquanto uma empresa atualiza seu blog constantemente com novidades e dicas, ela se faz presente na mente do seu público e no dia a dia dele. Esse processo irá ajudar a estreitar e fortalecer o relacionamento com os clientes, gerando fidelização e engajamento. Com o blog, sua empresa cria um canal para trocar informações. Você fornece informação consistente e o consumidor interage. Essa ferramenta estabelece uma relação de confiança. E essa interação, permite entender as necessidades do seu cliente. Por isso é importante analisar o público-alvo, criando um personagem que o represente, para orientar sua produção de conteúdo. É crucial sempre pensar na personalização, segmentação e pessoalidade dos conteúdos, focando na experiência que o leitor terá.
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É impossível negar a importância do blog como uma ferramenta de marketing digital, ele pode melhorar muito os resultados de qualquer empresa. Se ainda ficou com dúvidas, faça-nos uma pergunta, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas de marketing digital.