Dicas

Persona: O que é e como pode ajudar no sucesso do seu negócio?

A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa e pode ajudar a direcionar, definir e aplicar melhor suas estratégias de comunicação.

persona

A persona é um dos passos mais importantes para alcançar o sucesso no marketing digital, isso porque a sua estratégia precisará ser baseada no público que você deseja atingir. Com a ampla concorrência que o mundo virtual formou e o excesso de informação a que os consumidores são sujeitos a todo instante, é preciso dedicar seu tempo e seus recursos as pessoas certas, clientes em potencial. É aí que entra a persona. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Mas, afinal…

O que é Persona?

De acordo com a Resultados Digitais, a persona nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal para seu negócio. Esse perfil é criado a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Essa definição vai ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa, guiando as estratégias de criação de conteúdo e de marketing digital.

Exemplo de Persona:

Mariana, tem 23 anos, mora em São Paulo, concluiu a graduação em Administração recentemente e já ingressou em um novo emprego, no setor administrativo de uma grande loja de varejo da região. Para se destacar no trabalho e visando uma promoção, ela iniciou uma pós-graduação. Mariana namora o Felipe há 5 anos, o casal está noivo a 8 meses, quando combinaram de casar, assim que ela concluísse a faculdade. Com o novo emprego e os estudos, Mariana não tem tempo para os preparativos do casamento. Seu objetivo é encontrar um profissional que a ajude nos preparativos, sem depender que ela dedique muito tempo a isso.


Leia também: 
TRÊS PASSOS PARA TRANSFORMAR SEGUIDORES EM CLIENTES


Diferenças entre Persona e Público-alvo

O público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. O público-alvo abrange um grande número de pessoas que podem ser atingidas pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. Envolve também questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais que definem as ações do negócio.

Apesar de muito parecidos, a principal diferença é que direcionar sua estratégia para um perfil específico é muito mais efetivo. Hoje, as empresas estão mais preocupadas em selecionar melhor os seus clientes para entendê-los mais a fundo e garantir que a experiência seja satisfatória. Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida.

Leia também: PÚBLICO-ALVO: QUATRO DICAS PARA ENCONTRAR E CONQUISTAR O SEU PÚBLICO NA INTERNET



Depois de entender bem o que é persona, é hora de colocar a mão na massa e definir as suas. Para isso, você precisa fazer pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados. Para criar uma persona de qualidade é importante conhecer o seu cliente e seus hábitos de compra. E aí, vamos começar? Envie suas dúvidas, ficaremos felizes em ajudar! Veja outras dicas de marketing digital.

Author


AvatarAvatar