Você sabe o que são Web Stories? Este é um recurso inovador das Pesquisas Google muito interessante, com capacidade de potencializar o tráfego orgânicos de empresas interessadas em utilizar o marketing digital.
Tanto as redes sociais, como a forma de consumo de conteúdos e produtos muda constantemente. Com o avanço das novas tecnologias, vemos os padrões se alterarem e se adaptarem para melhorar a experiência dos usuários.
Nesse sentido, cada vez mais as pessoas querem conteúdos bons, dinâmicos e que informem de maneira rápida. Desse modo, o formato Stories tomou conta rapidamente das redes sociais e do mundo digital como um todo.
Ou seja, é uma promessa de grande quantidade de visualizações para sites e empresas que utilizem essas ferramentas de maneira inteligente e criativa.
Assim, como a tendência cresceu rapidamente e se tornou muito forte, até mesmo o Google, o maior buscador do mundo, decidiu por implementar o formato, criando o Google Web Stories.
Essa nova maneira de distribuir conteúdo de maneira orgânica através de canais como o Google Discover é uma forma importante de melhorar o marketing digital das empresas.
Além disso, ao combinar práticas de SEO para Web Stories recomendadas pelo próprio Google, as chances de divulgação e alcance são ainda maiores.
Vamos explicar um pouco mais sobre esse recurso do Google e como ele pode colaborar com o marketing digital da sua empresa. Não perca!
O que são os Google Web Stories?
O formato Web Stories foi incorporado pelo Google basicamente é realizado em cards em formato de stories, como os do Instagram.
Eles têm como objetivo ampliar e melhorar a experiência do usuário ao consumir conteúdo na internet. Vale destacar que ele tem um foco maior e funciona melhor também em dispositivos móveis.
Esse tipo de formato foi criado e se popularizou através do Snapchat em 2011. No entanto, foi com a sua implementação no Instagram, em 2016, quando ele realmente estourou na internet. Atualmente, é uma das principais ferramentas da rede social que foi criada para ser apenas de fotografias.
A partir disso, diversas outras redes sociais seguiram a tendência, como Facebook, WhatsApp, Twitter e até mesmo o corporativo LinkedIn, por exemplo. Por isso, o Google não poderia ficar de fora da tendência e decidiu criar o Web Stories.
O formato já é bastante familiar para usuários em todo o mundo. Essa popularidade garante que o recurso do Google tenha um grande potencial para criadores de conteúdo, empresas e marcas que trabalham com marketing digital.
Segundo relatório do próprio buscador, a adesão foi enorme: cerca de 100.000 novos stories são publicados diariamente e mais de 6.500 domínios utilizaram os Web Stories desde seu lançamento.
Mesmo que a experiência do Web Stories seja focada para smartphones, ele também possui compatibilidade com computadores desktop. Ele pode ser exibido em três canais diferentes do Google: na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover, onde possuem destaque.
Canais de exibição
Google Discover – Esta é a timeline de conteúdo visível na home do aplicativo Google em dispositivos móveis. Assim, é a maneira mais personalizada de entrega e consumo de conteúdos disponibilizada pelo Google.
O canal de exibição é organizado pelo algoritmo, que define, a partir de uma análise de interesses, quais serão os conteúdos oferecidos ao usuário que acessar o Discover.
Além dessa análise do algoritmo, também ocorre uma utilização hiper eficiente de machine learning e inteligência artificial, para melhorar ainda mais a experiência da pessoa.
Ou seja, o usuário que entrar no Discover vai ter acesso a conteúdo do seu interesse sem precisar fazer uma busca detalhada. Existem diversos tipos de produções entregues, como previsão do tempo local, placares esportivos, conteúdos informacionais, notícias, atualizações econômicas, entretenimento, entre outros.
Os Web Stories ganham bastante destaque aqui, pois fazem parte da gama de conteúdos entregues de maneira específica a cada usuário. Assim, é excelente para criar um potencial de engajamento latente e divulgar o seu produto ou marca.
Pesquisa convencional do Google – Na pesquisa tradicional do Google, os Web Stories podem aparecer em visualização em grade nos resultados mobile ou em resultado único na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Google Imagens – Na pesquisa para as imagens, os Web Stories são resultados que possuem um ícone específico no canto inferior direito que os indica, como a primeira imagem no exemplo abaixo.
Qual a importância de utilizar o Google Web Stories?
O formato Stories já é um grande conhecido do público da internet, amplamente utilizado em diversas redes sociais. Por essa familiaridade, é possível conseguir ótimas oportunidades de engajamento e conquista de tráfego.
Na realidade, navegar por stories publicados por perfis nas redes sociais é um comportamento que se tornou usual e até um sinônimo de passatempo para muitas pessoas.
Desse modo, inúmeras pessoas utilizam os Stories do Instagram todos os dias. Conforme dados do Hootsuite, os acessos chegam a meio bilhão diariamente.
Ou seja, é uma fonte de tráfego indiscutível. Com o uso do Google Discover é possível implementar o seu conteúdo e criar ainda mais engajamento. Além disso, o canal proporciona um aumento expressivo no número de cliques dos sites que aparecem lá.
O formato visual dos Web Stories oferece um consumo rápido de conteúdo, o que facilita na compreensão do público e ainda gera maior dinâmica e interação com as pessoas.
Assim, os Web Stories se tornaram uma oportunidade diferenciada de impulsionar ainda mais os seus conteúdos, aproveitando outros locais importantes de divulgação.
Vale destacar que uma das principais características do Google Discover é o curto período de tempo em que um conteúdo é entregue para os usuários.
Desse modo, ele proporciona um pico alto de acessos nos três primeiros dias de publicação e, por isso, deve ser utilizado de maneira estratégica e eficaz. Ou seja, é preciso também implementar ferramentas de marketing digital para potencializar essa ferramenta.