O marketing 4.0 é o novo passo de estratégias de divulgação e contato com o público para que as empresas possam aproveitar ao máximo e melhorar seus índices de vendas e engajamento com os clientes.
Na realidade, ele utiliza de teorias e práticas do marketing tradicional, mas implementando e incrementando ações observando sempre a revolução digital das empresas e as novas tecnologias.
Nesse sentido, se as marcas conseguirem conectar ambos, marketing tradicional com o marketing digital, melhor vai ser a satisfação dos clientes e, por consequência, os resultados dessas empresas.
Saiba tudo sobre o marketing 4.0
Basicamente, o marketing 4.0 é a relação de novas práticas de relacionamento com o consumidor. Ele foi formado a partir de métodos e códigos existentes, mas com a aplicação das novas tecnologias, principalmente considerando o rápido progresso em questões digitais.
Ou seja, ele combina o mundo offline com o mundo conectado, mas sem esquecer que os dois coexistem e juntos contribuem para melhorar a experiência dos consumidores.
De acordo com o professor universitário e especialista em Marketing, Philip Kotler, essa nova formatação considera alguns aspectos fundamentais, como o fato de que o consumidor deve estar no centro de tudo.
Além disso, para ele, é necessário focar em conteúdo de qualidade, com um processo de humanização das marcas e implementação de análise de dados no trabalho do marketing digital.
Investir em estratégias de marketing 4.0 garante que você terá informações e ferramentas úteis para trabalhar com o seu público. Assim, você desenvolve a capacidade de encontrar suas necessidades, reunir preocupações e resolver problemas para proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível.
Esse foco no público deve ser feito a partir do pensamento também de que ele é um “consumidor 4.0”. Esse tipo de cliente tem como foco na qualidade do que ele está consumindo, em conjunto com a necessidade de que o processo de escolha seja feito de forma rápida e bastante livre.
Ou seja, como o mundo digital trouxe diversas facilidades, ele deseja comprar quando quiser, onde quiser, com rapidez e a possibilidade de negociar e trocar produtos sem grandes esforços.
Esse tipo de cliente também valoriza bastante a inovação tecnológica e um tratamento humanizado nos canais de atendimento. Por isso é fundamental trabalhar estratégias de marketing digital com foco nisso, já que colaboram para a fidelização do consumidor 4.0.
Nesse sentido, esse é o objetivo do marketing 4.0. Ele foi pensado para analisar como um cliente chega a comprar um produto/serviço e, a partir disso, oferecer um atendimento personalizado, procurando obter a satisfação do cliente.
Além disso, como destacamos anteriormente, ele procura fazer a conexão com o mundo digital. Assim, a aplicação das suas estratégias é uma forma de garantir que a marca ou empresa esteja conectada e atenda as demandas das pessoas, que estão cada vez mais consumindo de forma online.
Além disso, ser omnichannel é essencial em uma estratégia de marketing 4.0. Por isso, ele foca na experiência do cliente e usa todos os canais disponíveis para potencializar o negócio.
Dicas para aplicar no seu negócio
Agora que você já sabe todo o conceito básico do marketing 4.0, vamos apresentar algumas dicas para você utilizar e aproveitar dessa ferramenta potente. Confira as dicas para aplicar estratégias que vão ser o diferencial do seu negócio.
Seja humano – Humanizar sua marca ou empresa é fundamental para estabelecer um contato melhor com seu público. Através do marketing digital, é possível aplicar diversas ações e estratégias que não fiquem robotizadas e esteticamente não agradáveis.
No marketing 4.0 também temos exemplos da criação de personagens virtuais pelas grandes empresas, que buscam cativar a audiência e influenciar o público a consumir determinada marca. O importante é saber como é o seu público e o que ele deseja, por isso, converse com seu público e tente compreender o que ele sente e busca.
Invista no marketing de conteúdo – Uma estratégia extremamente poderosa e que vai ajudar a alavancar o seu negócio é o marketing de conteúdo. Ainda mais utilizado e aprimorado no marketing 4.0, ele apresenta uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para o público.
Foque no marketing de engajamento e crie defensores de marca – Concluindo essa seção de dicas, vamos falar do marketing de engajamento. Nesse sentido, as estratégias digitais do marketing 4.0 se encaixam perfeitamente.
Um exemplo disso é a gamificação, que trabalha para focar no engajamento da sua marca. Conversando com os seus clientes, você pode oferecer conteúdos informativos e, no momento mais adequado, a melhor opção de compra. Isso aumenta consideravelmente a chance de converter um comprador em defensor da sua marca.