Feedback: Entenda o que é e a importância para o sucesso do seu negócio

Feedback: Entenda o que é e a importância para o sucesso do seu negócio

Se usado da maneira correta, o feedback pode se tornar uma ótima ferramenta dentro da empresa, para auxiliar no aprimoramento dos serviços prestados.

Feedback: Entenda o que é e a importância para o sucesso do seu negócio 1

Com a evolução dos meios de comunicação os consumidores passaram a ter uma voz ativa, a participar e opinar com mais frequência. As redes sociais chegaram para tornar essa participação mais íntima, facilitando a comunicação entre a empresa e seu público. Esse espaço que permite aos consumidores “soltar o verbo” deve ser percebido de forma positiva, como um local para estreitar o relacionamento e aumentar o nível de satisfação, vendo inclusive as críticas negativas como um degrau para melhorar o seu trabalho. Além disso o feedback pode ser uma ferramenta eficaz da comunicação interna.

Conceito

Para que você possa entender os benefícios que o uso dessa ferramenta podem trazer à sua empresa, vamos começar explicando o que ela é. Basicamente o feedback é uma RESPOSTA. Essa resposta é a forma de avaliar alguma coisa. Quando falamos de um feedback empresarial, ele pode ser a resposta de um cliente perante a aquisição de um produto ou serviço, ou ainda estar relacionado a resposta dos colaboradores ao andamento dos processos no âmbito interno da empresa.

Gerenciar

Depois de entender o que significa o Feedback, você precisa gerenciá-lo. Com o “bum” do mundo virtual o feedback se tornou inevitável, ele irá acontecer, quer você queira, ou não. Para fazer disso um aliado do crescimento do seu negócio é preciso administrar com seriedade as respostas. Quando o feedback se tratar do ambiente externo, o foco deve ser sempre o cliente final e hoje com as interações digitais, é preciso estar atento ao debate que o feedback pode gerar com outros públicos. Quando ele vier do ambiente interno, ele deve estar relacionado a um sistema organizado de avaliações entre as equipes. O mais importante no gerenciamento das respostas recebidas, é entender que todo feedback é positivo, porque irá apontar suas forças e fraquezas.    

Como o feedback pode ajudar?

Vamos começar falando do feedback interno. Ele pode se tornar uma ferramenta essencial na melhoria do clima organizacional, porque quando os colaboradores percebem o desempenho do seu trabalho, através de um feedback vindo de um sistema organizado de avaliações, é mais fácil para que ele entenda o que deve aprimorar no seu comportamento dentro da empresa. Isso tornará as regras e ordens vindas de cima, justas e coerentes para serem acatadas.

Já quando o assunto é feedback externo é preciso valorizar as avaliações dos consumidores. Esse processo irá lhe ajudar a entender a experiência pós-compra do cliente, além de ser uma porta para estreitar o relacionamento, levando a fidelização com a sua marca. As vantagens de o valorizar são inevitáveis, já que clientes satisfeitos compram mais e são capazes de defender a empresa, como amigos fazem. As dezenas de canais onde os clientes podem se manifestar dificultam a filtragem das respostas, por isso é preciso ajuda de profissionais e sistemas para concentrar os dados e apoiar o processo analítico.

Gostou desse post? Esperamos que essas dicas possam ajudar você a aprimorar o desempenho da sua empresa. Ficou com dúvidas? Comente e nós vamos te ajudar! Veja outras dicas aqui!


Este post tem um comentário

Deixe uma resposta