Nosso Blog

Confira nossas dicas de Marketing Digital

Empresas com maturidade digital tem melhores resultados

Empresas com maturidade digital tem melhores resultados

Compartilhe este artigo

É muito importante para as empresas saberem se atingiram a maturidade digital. Você sabe o que é isso e identificar se a sua empresa chegou nesse patamar?

Primeiramente, para responder esse questionamento é necessário fazer a análise de diversos fatores. É possível utilizar ferramentas digitais para isso e até mesmo avaliar através da cultura organizacional da empresa voltada para inovação.

Cada vez mais a população mundial está conectada à internet e, por isso, é importante alcançar a maturidade digital. Muitas empresas não estão suficientemente preparadas para aproveitar tudo o que oferecem os canais digitais.

Quer saber mais sobre maturidade digital? Fique ligado!

Maturidade digital e os 4 estágios das empresas

Basicamente, a maturidade digital é a classificação que indica como está o conhecimento e a implementação das tecnologias digitais dentro de uma empresa.

Assim, quando um negócio, independente do setor, começa uma transformação digital, ele começa a integrar ferramentas tecnológicas em sua cultura de trabalho. Elas são utilizadas para melhorar as estratégias para alcançar as metas de gestão.

A partir do momento em que essas tecnologias são aplicadas no trabalho da empresa e de seus funcionários, é possível automatizar funções, otimizar tempo, e também trabalhar com inteligência de dados.

Tudo isso é colocado de forma a servir de base de análise para a elaboração de um planejamento geral do negócio. Além disso, contribui para orientar ações e estratégias de marketing digital e vendas.

Nesse sentido, existem quatro pontos principais para que a maturidade digital das empresas seja uma realidade, que podem colaborar na avaliação de cada empresa.

O primeiro é a estratégia da empresa no mercado. O segundo é a capacidade de analisar dados e utilizá-los em ações. Já o terceiro é a organização interna para ter membros capacitados na equipe que disseminam conhecimento. Por último, podemos considerar a cultura digital como fonte de inovação de negócios.

Pode parecer simples, no entanto atingir a maturidade digital é um caminho que necessita bastante análise, planejamento e estratégias assertivas. Por isso, é necessário elaborar um planejamento consistente, para que a tecnologia seja usada de forma alinhada com os objetivos da empresa.

Para entender como a sua empresa está no índice de maturidade digital, é possível utilizar alguns parâmetros que demonstram como a análise é feita. Um dos principais estudos sobre o tema, elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG), indica que existem quatro estágios a serem identificados.

1 – Nascente: empresas que usam dados de terceiros para orientar ações de marketing e compra direta de mídia com baixa ligação a resultados de vendas;

2 – Emergente: as campanhas são realizadas com base em dados próprios e compra de mídia programática com otimização e teste de forma independente por canal de mídia;

3 – Conectado: os dados são integrados nos múltiplos canais de mídia com a mensuração do impacto de investimento de cada uma das ações no retorno financeiro alcançado;

4 – Multimomento: empresas que aplicam o conceito de consumidor omnichannel e são capazes de executar ações de forma dinâmica, otimizada e realizar ações voltadas para o resultado individual de cada cliente nos diferentes canais de mídia.

Conforme aponta o estudo, ao atingir cada um dos estágios de maturidade digital, é possível ter um acréscimo de 20% nas receitas e uma redução de 30% nos custos. Tendo em mente essas etapas, é possível identificar também a importância da análise de dados para criar campanhas de marketing digital personalizadas para seus clientes.

Ainda vale destacar que esse objetivo fica mais simples de ser alcançado quando as empresas utilizam ferramentas que integram todas as informações de contato com os seus clientes nos diferentes canais de atendimento.

Como medir a maturidade digital e qual é o seu impacto para nas vendas

Lembrando que as empresas devem focar na análise baseada em dados, para saber em que ponto está a maturidade digital da sua empresa existem algumas informações e análises que devem ser realizadas.

Ainda de acordo com os estágios elaborados pelo Boston Consulting Group, deve-se fazer algumas perguntas como roteiro para orientador. São elas:

  • Qual o valor gerado quando empresas aprimoram suas capacitações em DDM?
  • Quais são as melhores práticas em DDM?
  • Quais são as lacunas e oportunidades para atingir o próximo nível de maturidade digital?
  • Qual o melhor caminho de evolução? Que áreas e atividades devem ser priorizadas?

A partir disso, é possível avaliar os investimentos que estão sendo realizados e se os objetivos estão sendo conquistados. Conforme dados elaborados pelo estudo do Boston Consulting Group, 61% das empresas brasileiras analisadas estão nos estágios iniciais de maturidade digital, ou seja, Nascente ou Emergente.

Com o avanço da digitalização e integração das tecnologias digitais no dia a dia do trabalho, quanto mais cedo as empresas decidirem que é necessário investir nesse aspecto, será melhor para o próprio negócio.

Com isso é possível elaborar análises personalizadas e comparações com os concorrentes do mercado, além de entender como o posicionamento da empresa está refletindo nos resultados e na imagem da empresa no mercado.

Tudo isso pode colaborar de forma grandiosa no marketing digital da empresa e na aplicação de novas ferramentas e estratégias assertivas. Dessa forma, a jornada do cliente, as interações multicanais, o conteúdo programático e a personalização das abordagens de marketing e vendas serão mais efetivas.

Uma dica importante é definir de quanto em quanto tempo será realizada a análise de resultados e criar um banco de dados para armazenar todas as informações necessárias para a gestão dessa organização.

Por último, vamos destacar a importância da maturidade digital nas vendas. Cerca de dois terços dos brasileiros estão conectados no mundo digital, principalmente utilizando as redes sociais para consumo.

Assim, as empresas devem, quase que obrigatoriamente, utilizar os meios digitais para melhorar o relacionamento com seus clientes e gerar mais oportunidades de vendas. Conforme o relatório Digital Marketing Readiness da consultoria McKinsey, mais da metade dos brasileiros pesquisam online antes de efetuarem uma compra e 46% dos brasileiros conectados realizaram compras online.

Nesse sentido, o comportamento de consumo do público se modificou muito e as redes sociais se tornaram um dos canais de maior alcance. Essa visão reflete avanços ainda tímidos em ações de transformação digital no Brasil e a necessidade de investimento em estratégias de marketing digital.

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU
SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Psiu, não seja tímido!

Vamos falar sobre como alavancar seu negócio .

Preencha o formulário que entramos em contato.
Ou então ligue agora mesmo.

Rua 270, nº 275, sala 18, Meia Praia/Itapema SC

Av. Paulista, nº 1636, sala 1504, Bela VIsta/São Paulo SP

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

Envie seu currículo