Para quem trabalha ou tem as redes sociais como parte importante da rotina, é essencial conhecer o algoritmo do Instagram e estar atento às suas mudanças.
A plataforma do Instagram já é uma das mais utilizadas no mundo todo, e é lógico que serve para se comunicar e vender muito! Mas como conseguir bons resultados?
Imagine que o Instagram é uma grande festa, e todo mundo quer ser convidado para a mesa principal, onde as pessoas mais legais e interessantes estão sentadas.
O algoritmo é a pessoa que decide quem vai sentar na mesa principal e quem vai sentar nas mesas com menos destaque. Ele decide isso baseado em quem é mais popular, ou seja, quem tem mais curtidas, comentários e interações.
Então, se você quer sentar na mesa principal, é importante entender como o algoritmo funciona e fazer tudo o que puder para se tornar popular e requerido.
Parece uma analogia boa, mas na prática, é exatamente isso que acontece!
Como o algoritmo do Instagram funciona
O algoritmo do Instagram funciona analisando vários fatores para priorizar quais conteúdos devem aparecer primeiro em cada feed de usuário. Tendo em vista as atualizações até aqui, os pontos mais importantes são:
Engajamento: O Instagram dá prioridade aos posts com mais curtidas, comentários e interações, pois esses sinais indicam que o conteúdo é relevante e interessante para as pessoas.
Relevância: O Instagram também leva em conta a relevância do conteúdo para cada usuário individual. Isso inclui considerar a relação entre o usuário e o autor do post, o conteúdo do post e as hashtags usadas na publicação.
Tempo: Os conteúdos exibidos não estão em ordem cronológica. O Instagram dá prioridade aos posts mais recentes, pois isso garante que os usuários vejam conteúdos atualizados e relevantes para o momento em que o aplicativo é aberto.
Perfil relacionado: O Instagram também leva em conta os perfis com os quais os usuários mais interagem.
Isso faz com que as postagens dessas contas sejam exibidas primeiro sempre que a pessoa abrir o aplicativo. Isso inclui feed, stories e até reels.
E quando o assunto é Instagram Reels, o algoritmo segue o mesmo?
Em partes sim, o algoritmo do Instagram para Reels funciona de forma semelhante ao algoritmo usado para organizar o feed dos usuários.
Ele também prioriza o conteúdo para os perfis que mais interagem com uma determinada conta, e leva em consideração o histórico de atividades dos usuários, como os vídeos assistidos e curtidos, para selecionar os Reels mais relacionados e relevantes.
Além disso, o algoritmo do Instagram também analisa dados do Reels, como músicas usadas, tipo de conteúdo, duração e popularidade, para encontrar e selecionar conteúdos semelhantes.
Bora maximizar a visibilidade de seus posts? Seja estratégico e siga alguns passos importantes, como postar com frequência, usar hashtags relevantes e interagir com outros usuários.
Confira abaixo algumas formas de fazer as pazes com o algoritmo no Instagram:
Descubra os melhores horários para postagens: Isso ajudará a alcançar seus seguidores nos momentos em que eles estão mais ativos na plataforma.
Conheça seus seguidores: Entenda quem são as pessoas que acompanham sua conta, isso ajudará a oferecer conteúdo relevante e interessante para eles.
Crie conteúdos compartilháveis: Isso ajudará a atrair novos seguidores e aumentar a visibilidade da sua marca.
Produza conteúdos de qualidade: Ofereça conteúdo visualmente atraente e interessante para atrair e reter seguidores fiéis.
Utilize hashtags relevantes: Isso ajudará as pessoas a encontrar o seu conteúdo e aumentar o alcance do seu perfil.
Para isso, procure nas redes quais são as hashtags que estão em alta no seu nicho, e comece a utilizá-las.
Interaja com outros usuários e marcas: Isso ajudará a construir relacionamentos e aumentar a visibilidade da sua marca. Crie parceria, faça posts colaborativos, lives em conjunto e se popularize.
Faça anúncios no Instagram: Utilize a opção de anúncios para alcançar um público maior e atrair novos seguidores.
Por mais que a forma orgânica seja essencial para alcançar bons resultados, com anúncios e impulsionamentos o seu negócio terá uma potência significativa!
Utilize aplicativos de terceiros: Existem vários aplicativos que podem ajudá-lo a automatizar e otimizar suas postagens e análise de desempenho.
Outra opção é acionar agências especializadas para te ajudar! Profissionais qualificados podem fazer o uso de estratégias e softwares ao seu favor, e assim, organizar sua marca.
Possíveis mudanças do algoritmo do Instagram em 2023
Com as frequentes mudanças no algoritmo do Instagram, é esperado que em 2023 novas atualizações aconteçam.
As possíveis principais alterações incluem a opção de visualizar as publicações em ordem cronológica e a possibilidade de criar uma lista de contas favoritas para acompanhar as postagens recentes.
Nas redes ainda há comentários de que a plataforma tem dado prioridade a publicações em vídeo, como os Reels. Isso porque, vários vídeos e trends vêm se popularizando nos últimos anos.
Essas são algumas mudanças implementadas e também suposições na rede social.
No entanto, os fatores mencionados anteriormente continuam sendo fundamentais na decisão de quais postagens mostrar para os usuários.
Como o algoritmo afeta o seu negócio
Tenha maturidade digital e saiba que o algoritmo afeta diretamente a forma de recepção dos conteúdos e influência na venda da sua marca.
O algoritmo faz com que as pessoas recebam com mais ou menos frequências os seus conteúdos, o que pode impactar diretamente o seu negócio.
Mesmo que você tenha 10.000 seguidores, se você não se adaptar às regras do algoritmo, possivelmente quando você publicar algo, menos da metade dos seus seguidores irá receber o seu conteúdo na timeline.
Lembre-se que até o momento o algoritmo do Instagram dá prioridade a postagens com mais curtidas, comentários e interações, então se o engajamento com suas postagens é baixo, pode não ser um bom sinal.
Agora, se o algoritmo estiver exibindo suas postagens para um público-alvo relevante, isso pode aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair novos seguidores, fazendo com que o seu perfil esteja sempre em alta.
Para concluir, afirmamos que é muito importante entender e se adaptar ao algoritmo, já que ele pode maximizar a visibilidade e o sucesso online da sua marca.
Faça questão de também contar com profissionais qualificados para te ajudar a alcançar o seu espaço nas redes, e tornar o seu negócio referência nas redes.
É através de estratégias de qualidade que você vai aumentar o engajamento e alcançar novos potenciais clientes!
Para finalizar, lembre-se que o algoritmo do Instagram muda com frequência, por isso é importante estar sempre atualizado e ajustar sua estratégia quando necessário.