fbpx

Como usar o TikTok para divulgar sua empresa

como usar o TikTok para divulgar sua empresa

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Como usar o TikTok para divulgar sua empresa

O TikTok é a rede social do momento, não é mesmo? Ela tomou conta da internet e cada vez mais as pessoas estão aderindo à plataforma para fazer seus vídeos curtos, de até 60 segundos. Essa nova tendência mundial ganhou o gosto do povo, pois é fácil de utilizar e também é possível exercer a criatividade de maneira bastante interativa e para consumo imediato. Com esse crescimento enorme, chegando a 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, muitas possibilidades se abriram para o uso do TikTok.

Um uso muito interessante é para fazer a divulgação da sua empresa. Já sabemos que redes sociais que estão há mais tempo no mercado são, hoje em dia, fundamentais para que as empresas tenham presença efetiva na internet. Além disso, apenas um site já não é o suficiente e, por isso, ter uma estratégia para o gerenciamento de redes sociais e trabalhar com cuidado a parte de social media da empresa, é fundamental para o sucesso da empresa.

Desse modo, quando surge uma rede social nova, é importante para cada empresa avaliar sua utilização e como se inserir nela e interagir com o público. Não foi diferente das mais conhecidas, como por exemplo Twitter, Facebook, Instagram e até mesmo o Snapchat. Mas como fazer isso utilizando o TikTok, aplicativo que faz vídeos curtos, mas que tem bastante impacto, já que foi o segundo mais baixado no mundo em 2019.

Como toda mídia social, o importante é fazer postagens de maneira consistente, mas sem parecer algo “forçado”. No caso do TikTok, é mais fundamental ainda, pois ela é a rede social do momento e o retorno pode ser excelente para a empresa. Além disso, algumas redes, mesmo que se mantenham com força, acabando perdendo tanto o impacto ou as funcionalidades e facilidades para divulgação. Um exemplo disto é o Instagram, que é importantíssimo para qualquer empresa, mas que as publicações acabaram perdendo alcance de seguidores devido a remoção dos likes e também mudanças no algoritmo. Por isso, é imprescindível aprender a usar e começar a produzir conteúdo agora!

Como usar o TikTok para divulgar sua empresa

O primeiro passo é compreender todas as mecânicas e ferramentas da rede social. Por isso, baixe no seu smartphone e aprenda tudo o que puder e teste tudo. Depois disso, é muito importante buscar referências. Ou seja, procure saber quem são os influenciadores mais populares e o que eles estão fazendo enquanto produtores de conteúdo. Assim você pode ter boas inspirações e também saber o que é mais popular. Além deles, veja como marcas grandes e outras empresas estão utilizando o aplicativo e tente compreender como este tipo de conteúdo pode se encaixar na sua empresa.

Mesmo que você esteja pesquisando e vendo os posts de outras empresas, você precisa pensar em conteúdos autênticos e que possam se sobressair em relação aos outros. Assim, não tente importar produtos e fórmulas já prontas de outras redes. Tente se inspirar e, a partir disso, aproveitar a natureza dinâmica do TikTok. Além disso, procure fazer vídeos engraçados ou divertidos, com maior foco no entretenimento, mesmo que o seu conteúdo seja mais sério. Outra questão é evitar formalidade, já que o público-alvo da plataforma é predominantemente mais jovem.

Outra questão importante é ficar atento ao que o aplicativo proporciona como medição se você está ou não fazendo sucesso. Buscar likes nessa plataforma não é o alvo e sim ter o engajamento do público. Assim, pense em conteúdo que chamará a atenção das pessoas e façam eles interagir com a sua marca, responder ao seu post e interagir nos vídeos. E aí sim, você pode utilizar de práticas consagradas, como utilizar o “call to action” para fechar um post e pedir engajamento ou inscrição em lista de e-mails.

Uma proposta muito boa para quem quer começar é participar dos desafios que estiverem na moda. Antigamente existia o #IceBucketChallenge, por exemplo. Um sucesso mais recente foi feito pela rede de fast food Chipotle Mexican Grill e seu #GuacDanceChallenge, feito para celebrar o curioso Dia Nacional do Abacate. Geralmente eles trazem o engajamento do público para a empresa e aumentam o número de pessoas que conhecem o seu trabalho. Neste exemplo mais recente, consumidores da marca foram convidados a registrar um vídeo dançando em homenagem ao abacate. Em seis dias, a companhia confirmou que recebeu 250.000 vídeos, o que gerou 430 milhões de visualizações.

TikTok para empresas

A partir do ano passado, o aplicativo apresentou quatro opções para modalidades de conteúdo pago. Estes modelos de publicação facilitam o trabalho das empresas, aumentando o alcance e gerando maior engajamento, conforme são trabalhadas pela marca.

A primeira modalidade já é bastante utilizada para quem faz o gerenciamento de mídias da empresa. São os anúncios que aparecem enquanto um usuário navega pelo feed. Eles podem aparecer da mesma forma que o conteúdo orgânico, ou seja, entre 9 e 15 segundos (com a opção de o usuário pular). Assim, faça algo que chame atenção do público e faça com que eles reajam ao seu conteúdo e fiquem até o final do anúncio. O resultado do anúncio pode ser calculado de acordo com o número de vezes que clicaram em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.

O outro tipo de anúncio é a “tomada de marca”. Ele é ideal para influenciadores ou empresas atingirem o seu público. Nesse modo, Você pode colocar links para as landing pages do seu site. Em posts pagos como esse, você será capaz de conferir o número de impressões e a taxa de cliques. Com ele, você pode pagar para tomar o perfil e publicar o que quiser.

O terceiro modo é a tomada de hashtag. Nele, você pode criar uma hashtag própria e produzir uma série de conteúdos a partir dela. Quando as pessoas acessarem a tag, que deve estar em alta, verão tudo o que você produziu e está linkado ali. É um dos formatos mais populares, especialmente aos influenciadores.

Pedro Barbosa

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Vamos conversar sobre Marketing Digital?
Temos um montão de ideias para a sua empresa

logo kreatif

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

DICAS DE MARKETING DIGITAL

Informe os seus dados e escolha a data e hora para agendar a VIDEOCHAMADA

Agende a Videochamada com pelo
menos 2 horas de antecedência

Envie seu currículo

Quer saber como a Kreatif pode ajudar sua empresa?

Fale com um especialista