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Conheça as tendências do marketing digital para 2020

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Conheça as tendências do marketing digital para 2020

A cada ano que passa a tecnologia e as áreas de conhecimento avançam em ritmo exponencial e novas descobertas aparecem para os mais diversos ramos. Nesse sentido, não poderia ser diferente em relação ao marketing digital.

As pesquisas e os desafios de comunicar com qualidade e garantir que o seu site ou conteúdo esteja nos topos aumentam cada vez mais. Pensando nisso a Kreatif vai apresentar as tendências do marketing digital para 2020, assim você poderá começar o ano com tudo.

É muito importante ficar antenado para as novidades, assim você poderá competir com os concorrentes sem ficar pra trás.

Claro que é muito difícil acompanhar todos os tipos de inovações, já que a cada momento aparece algo novo.

Por isso saber as tendências do marketing digital para 2020 é fundamental para implementar estratégias de comunicação nas empresas e organizações e, assim, contribuir ativamente para o sucesso do empreendimento.

A presença digital, com qualidade, é imprescindível no mundo de hoje. Possuir um site é o básico para iniciar um projeto e ser conhecido, tanto dentro quanto fora da internet. E o uso das redes sociais colabora para esse destaque, mas é preciso usá-las de forma estratégica.

As principais tendências do marketing digital para 2020

Influenciadores e marketing de influência – Esta estratégia não é uma novidade e você deve estar pensando o motivo dela estar na lista das tendências do marketing digital para 2020.

De fato, o uso de pessoas relevantes para comunicação online vêm crescendo há bastante tempo. E por isso, atualmente e para o próximo ano, é necessário saber quais pessoas estão subindo nos seus números de alcance e quem está caindo.

Conforme dados do instituto de análise de dados Qualibest, entre os brasileiros que estão online, 71% seguem algum influenciador.

Além disso, destas pessoas que estão seguindo ou conectadas com algum criador de conteúdo, 55% afirmam que costumam pesquisar a opinião de influenciadores antes de efetuarem uma compra importante.

Assim, além de saber quem está em alta, também é importante ter noção de quais deles estão alinhados com os seus ideais. A identificação da empresa na hora de firmar uma parceria diz muito sobre a sua presença online e o nível de confiança que estabelecerá com o consumidor.

Outro ponto para ter em mente é o orçamento, já que este tipo de contrato não pode exceder valores e deixar o seu negócio comprometido.

Chats privados – Diversas tecnologias foram desenvolvidas para as redes sociais e se tornaram muito úteis para a comunicação. Uma delas foi a criação de espaços para chats privados dentro das próprias plataformas. Isto já se tornou uma rotina de uso dos usuários e virou um canal de contato entre cliente e marcas, por exemplo.

Nesse sentido, uma das tendências do marketing digital para 2020 está relacionada diretamente com essa forma de usar a internet. Para além das redes sociais, o uso dos próprios aplicativos de comunicação privada, como o Whatsapp pode ser implementado como ferramenta.

Um exemplo disto é convidar os usuários para entrarem nos grupos dos aplicativos de chats privados, ao invés de utilizar uma newsletter. Também é possível utilizar a lista de transmissão, garantido uma maior probabilidade do acesso ao conteúdo selecionado. Ainda apresenta um grande potencial no sentido de manter um atendimento personalizado e fidelização do cliente.

Inteligência artificial – Esta é uma das as tendências do marketing digital para 2020 que está no topo da lista de desenvolvimento constante. Ela é cada vez mais usada em chatbots, que são aqueles atendentes virtuais que simulam um humano. Eles também conseguem aprender com as interações com os usuários, o que é um ponto extremamente positivo para a sua utilização.

A expansão desse tipo de aplicação pode ser revolucionário para o seu conteúdo. Elas se encontram, por exemplo, no uso das buscas por voz e são extremamente populares. No início de 2018 o número de pesquisas na internet utilizando esse recurso ultrapassou a marca de 1 bilhão por mês. As empresas podem usar esse recurso a seu favor, principalmente com a evolução do sistema de reconhecimento de voz.

Personalização da experiência – Cada vez mais as pessoas procuram conteúdos e consomem produtos que venham de recomendações relevantes a elas. Além disso, elas querem receber materiais sobre os assuntos que têm interesse, bem como canais e perfis conhecidos.

Assim, uma das tendências do marketing digital para 2020 é tornar essa experiência cada vez mais personalizada. Isso cria uma relação com o cliente e o fideliza para acessar e procurar pelo seu conteúdo.

A personalização no envio de ofertas e no oferecimento de newsletters já é algo considerado essencial. A tendência é que esse canal, em 2020, receba ainda mais atenção.

Pedro Barbosa

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