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AIDA: Descubra como converter clientes no marketing digital

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A AIDA é uma metodologia bastante usada no marketing digital. Seu objetivo é guiar o consumidor até a compra. Para isso, deve atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo, para então levá-lo a tomar uma decisão. Essa é uma das ideias mais propagadas e defende um ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão. Assim, são quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente deve passar, de maneira progressiva, para tomar a decisão de compra.

A metodologia AIDA teve origem com americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro de Publicidade e Propaganda que iniciou seus trabalhos no final do século 18. Entretanto, quando tudo começou, o modelo era utilizado principalmente na elaboração de anúncios impressos. Muito antes da Internet, Lewis já entendia a importância e alguns princípios básicos para converter clientes. Surpreendentemente, esses princípios são aplicados até hoje, tanto em marketing digital quanto em vendas, diante da necessidade de guiar o cliente na jornada de compra.

O que é a metodologia AIDA?

  • A = Atenção
    I = Interesse
    D = Desejo
    A = Ação

Basicamente esse é o modelo que ilustra os principais passos do consumidor durante o processo de compra. Por ser uma sigla, cada letra do termo ‘AIDA’ representa uma palavra que, por sua vez, simboliza cada etapa do caminho. Sendo assim, as empresas que adotam o modelo AIDA percorrem todo esse trajeto para acompanhar o consumidor.

O primeiro passo é conseguir a Atenção (A) das pessoas, o segundo é gerar Interesse (I) nelas, o terceiro é transformar esse interesse em Desejo (D). Posteriormente, o quarto passo diz respeito à compra, ou seja, a Ação (A) em si. Essa metodologia vem sendo empregada, principalmente no desenvolvimento de e-mail marketing e landing pages. No entanto, a AIDA não só pode, como deve ser adotado em diferentes áreas e situações.

Como funciona a metodologia AIDA?

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Antes de aplicar o modelo AIDA na sua estratégia de marketing digital, é importante levar em consideração qual o público que sua marca quer alcançar. Porque existem fatores importantes como idade, estilo de vida, cultura e motivações, que influenciam o modo de pensar das pessoas, refletindo no seu comportamento e também nas decisões de compra.

Tendo isso em mente, vamos avaliar cada etapa do AIDA e o que significa.

Atenção

A primeira etapa do conceito AIDA tem como principal objetivo ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber a oferta. Para isso, use diferentes tipos de linguagem para convencê-lo a parar o que estiver fazendo e focar no seu negócio.

Para chamar a atenção de forma positiva, é imprescindível levar em conta alguns aspectos. Primeiro, preocupe-se com sua localização: esteja onde a sua persona pode ser encontrada. Depois, saiba quando ou com qual frequência ela estará lá. E por último, não esqueça do fator de choque: cause algum impacto ao seu interlocutor.

Interesse

Na segunda etapa do AIDA é preciso despertar o interesse do visitante. Portanto, informações em destaque devem mostrar que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena. A mensagem deve ser vista como uma oportunidade de resolução de um problema. É preciso saber bem o que seu cliente precisa e focar nessa necessidade, além de mostrar como você pode ajudar a resolver. Você pode usar dados e outros argumentos de persuasão que ajudem a informar, educar e engajar seu público em torno de suas questões.

Desejo

É na terceira etapa do AIDA onde as informações são analisadas em mais detalhes. O cliente vai observar se sua oferta é capaz de atender às necessidades dele, se é uma opção válida e confiável. Nesse momento é uma boa alternativa usar indicadores de confiabilidade (depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, etc). Eles costumam ser responsáveis por alterar significativamente a taxa de conversão.

Ação

Na última etapa do AIDA você já despertou o desejo do cliente. Por isso, é crucial manter a urgência que o consumidor tem para dar um próximo passo. Comece facilitando o caminho dele até a ação. Disponibilize instruções claras do que fazer, mantendo um fluxo coerente durante a conversão e não exigindo informações sensíveis ou formulários longos.

Leia também: VENDER NO INSTAGRAM: SETE DICAS PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO

Ao seguir as etapas do AIDA no marketing digital você aumenta muito as chances de seu cliente comprar no final de sua estratégia. Por isso, vale a pena investir tempo em um planejamento detalhado para garantir ótimos resultados. Precisando de ajuda, somos especialistas em marketing digital, entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas. Veja outras dicas de marketing digital.

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