As redes sociais estão mudando constantemente. A cada mês, novas atualizações surgem e as mudanças trazem novas tendências para o uso destas mídias. Principalmente quando falamos de marketing digital.
Plataformas como Instagram, Facebook e Tik Tok, são exemplos de redes sociais que reúnem bilhões de pessoas e se tornaram extremamente movimentadas pelo mundo todo. Ou seja, é praticamente impossível conseguir algum destaque sem a utilização destas ferramentas digitais.
Com o universo digital cada vez mais conectado e diversas empresas se destacando nos meios digitais, é necessário adotar estratégias para melhorar a comunicação com os clientes e impactar nas vendas da sua empresa ou do seu produto.
O desafio é entrar no universo das redes sociais e conquistar um destaque em meio a tantas pessoas utilizando os aplicativos. Nesse sentido, é possível afirmar que os últimos dois anos foram muito importantes para a consolidação das redes sociais como as principais ferramentas de vendas. Isto ocorre, principalmente pelo cenário de pandemia e o grande aumento das redes sociais.
A partir disso, as plataformas começaram a se atualizar ainda mais e seguir as tendências dos consumidores. Por isso, além de entrar de vez nesses aplicativos, é preciso estar atento às novidades e como elas vão impactar no marketing digital.
Tendências das redes sociais em 2022
1 – Tráfego pago – Uma primeira tendência é a utilização de conteúdos pagos. Pode parecer algo simples, apenas investir dinheiro para ter mais retorno em divulgação. No entanto, se você fizer de qualquer maneira, vai acabar gastando e não obtendo o alcance desejado.
Por isso, é necessário entender quando e como fazer campanhas pagas e a melhor maneira de aplicar isso no conteúdo das suas redes sociais. Com toda a certeza, a contratação de especialistas é uma forma de melhorar o desempenho e investir o dinheiro da maneira correta.
2 – Influenciadores digitais – O uso de influenciadores digitais está se solidificando cada vez mais. Essas pessoas possuem um canal próprio de comunicação na internet através das suas redes sociais e utilizam dessa influência com as pessoas para divulgar determinados produtos.
Esta é uma forma de aplicar o marketing digital da sua empresa de forma mais humanizada e recebendo um engajamento orgânico a partir desse alcance. Por meio de sua posição de prestígio e alto número de seguidores, estes profissionais têm bastante influência no comportamento e na decisão de compra do público.
3 – Tik Tok – A rede social Tik Tok é um fenômeno completo. Com um número incrível de acessos e downloads, se tornou rapidamente uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Ela também ditou uma nova tendência que é a criação de vídeos curtos, leves e descontraídos, mas que podem ser muito bem-produzidos.
Nesse sentido, tornou-se um aplicativo bastante importante para se ter um canal de comunicação e divulgação com potenciais consumidores e clientes. É uma rede social que veio para impactar e para ficar por muito tempo no smartphone do público jovem e adultos.
4. Novos recursos do Instagram – Atualmente o Instagram é a rede social que possui maior retenção do público. Ou seja, é nela que o público fica mais tempo conectado, vendo vídeos, fotos e anúncios. Por isso, se tornou uma das melhores oportunidades de negócios para todos os tipos de empreendedores.
No entanto, com o grande volume de empresas utilizando o Instagram para o marketing digital, é preciso encontrar meios de se sobressair. Ficar atento e conectado aos novos tipos nos formatos de conteúdo que geram maior engajamento é uma dica fundamental.
Além disso, frequentemente surgem novas ferramentas e recursos, que permite você encontrar outras maneiras de divulgar os seus produtos e serviços. Um exemplo disso é o Instagram Reels, que foi lançado em 2020 pelo Instagram e hoje se tornou uma maneira potente de fazer marketing digital através de vídeos curtos.
5 – Facebook para campanhas segmentadas – Mesmo que o Facebook tenha perdido uma parte do seu público, ainda é uma das redes sociais mais consolidadas e com bastante acesso. Ela ainda é muito boa para fazer campanhas de forma segmentada e personalizada, já que é possível encontrar os dados das pessoas.
Também é importante destacar que os anúncios do Instagram são feitos através da plataforma do gerenciador de anúncios do Facebook, já que funcionam de forma integrada. Ou seja, a ferramenta de segmentação do Facebook é uma das mais fortes e de melhor utilização para as empresas que investem em marketing digital. Principalmente se for o caso de investir em impulsionamento de conteúdo para vender melhor e ter maior visibilidade da sua marca.
6 – Foco no cliente e nas experiências de omnichannel – Uma das principais tendências de 2022 é resultado de como a pandemia afetou o consumo das pessoas. Com o aumento de público fazendo compras online, as empresas precisam adaptar estratégias para atender as necessidades reais dos consumidores.
O modelo omnichannel é uma estratégia de conteúdo que as empresas utilizam para melhorar a experiência do usuário. Ela tem como objetivo melhorar o relacionamento com o público na jornada de compra, seja ele online ou offline.Assim, é importante destacar que esse foco no cliente deve ser cada vez mais implementado nas redes sociais, para que o consumidor fique feliz com a compra e também possa fazer recomendações para outras pessoas.