A estratégia do funil de vendas é muito utilizada por todos os tipos de marketing. Esse modelo se apresentou como muito efetivo para oferecer os produtos e serviços para clientes em potencial.
Além disso, no marketing digital, o funil de vendas também é a combinação de técnicas usadas para estimular usuários de plataformas digitais a se tornarem clientes.
O funil de vendas é dividido em três partes, também entendidas como etapas da jornada de compra. São elas: Topo, meio e fundo do funil.
Basicamente, imagine uma pirâmide invertida e esse será o funil de vendas. Os clientes em potencial começam da parte mais ampla (superior), em seguida, por meio de estratégias de marketing digital, como sequências de e-mails e postagens em blogs, eles passarão por cada parte até que se tornem um cliente.
Conheça um pouco mais sobre essa estratégia fundamental e alavanque as suas vendas.
Como funciona a estratégia do funil de vendas?
Topo do funil – A primeira parte do funil é o estágio de planejamento e organização da sua empresa. Aqui todos os seus esforços de marketing são direcionados a um cliente em potencial que não conhece seu negócio, serviço ou marca.
Assim, você deve utilizar diferentes estratégias e ferramentas de marketing digital para apresentar a sua marca. É possível fazer publicidade em redes sociais ou sites que seu cliente-alvo pode visitar, patrocínio de eventos locais, ou então campanhas de branding, por exemplo.
Nesse período é muito importante considerar que o seu cliente-alvo, ou persona, muitas vezes não sabe sequer que tem um problema. Ou seja, você tem que se demonstrar como solução e o seu discurso deve ser pautado nessas necessidades.
Ou seja, o objetivo é identificar um problema que seu produto ou serviço possa solucionar e mostrar ao seu potencial cliente que ele tem exatamente aquele problema.
Meio do funil – Na metade da jornada da compra, o objetivo é fazer com que o cliente em potencial chegue até a sua página de destino, ou landing page.
Você precisa fazer isso e também convencer o cliente a preencher um formulário compartilhando com a sua empresa alguns dados em troca de conteúdo ou oferta de qualidade.
Isso deve ser feito para que esse usuário se torne um lead, ou seja, um contato de cliente em potencial. Com estratégias de marketing digital é possível nutrir o lead captado e fazer com que ele seja convertido em vendas.
Fundo do funil – Por último, chegou o momento em que o cliente em potencial decide fazer negócio com você, ou seja, a conversão de vendas. Em geral, as conversões são o que medem o sucesso da sua estratégia do funil de vendas.
Nessa etapa, eles precisam apenas de uma motivação final para concretizar a compra. Isso pode ocorrer através de ofertas como: frete grátis, um cupom de desconto ou qualquer outro incentivo que o faça fechar negócio, por exemplo.
Como montar um funil de vendas no marketing digital?
Determine qual produto você vai oferecer – O primeiro passo para estabelecer sua estratégia do funil de vendas é decidir qual serviço ou produto você quer focar para oferecer aos clientes. Nesse sentido, os detalhes da oferta vão variar conforme o seu portfólio de negócios e produtos.
Assim, para estabelecer o funil de vendas no marketing digital é muito importante conhecer os seus quatro elementos básicos.
1 – Custo e forma de pagamento;
2 – Formato (como digital, físico, impresso e assim por diante);
3 – Entrega (como download, link de e-mail e e-mail);
4 – Componentes (tudo o que o seu produto inclui).
Defina quem é a persona que vai consumir aquela oferta – Depois que você decidir o que deseja vender dos seus produtos ou serviços, agora deve direcionar o seu foco para os clientes. Ou seja, o trabalho do marketing digital deverá ser realizado conforme a persona ideal para o seu negócio.
Para traçar um perfil completo da persona é necessário ter informações precisas como: idade, gênero, onde mora, interesses gerais, profissão, desejos e sonhos, entre outros. Quanto mais detalhista for essa análise, melhores serão os resultados da sua estratégia do funil de vendas.
Crie sua oferta – Continuando com a estratégia do funil de vendas para o marketing digital, chegou o momento de estabelecer a sua oferta e como ela será apresentada para os seus clientes em potencial.
Em geral, é criada uma landing page, ou seja, uma página própria e sozinha, mas que é integrada ao site do seu negócio e apresenta a oferta. Nesta página ficará a explicação direta dessa oferta, suas vantagens e também um formulário para que o usuário possa se cadastrar e receber o que você ofertou.
Em geral, no marketing digital utiliza-se uma estratégia de atrair a atenção e interesse desses clientes em potencial fornecendo algo valioso. Para motivar os clientes a avançar ao longo do funil existem diversos exemplos de conteúdos que podem ser oferecidos, como: guias de instruções, vídeos instrutivos, white papers, plug-ins ou aplicativos, e-books e outros.
Automatize fluxos de e-mail e/ou mensagens – Dando seguimento, deve-se utilizar um software de automação de marketing para enviar diretamente o conteúdo para o seu potencial cliente, com outras informações sobre sua empresa, serviços ou produtos.
Além disso, também é possível enviar conteúdos de boas-vindas, mensagens com estudos de caso, prova social, depoimentos e promoções, por exemplo.
Construa uma landing page – Na estratégia do funil de vendas , existem alguns passos para criar a sua landing page perfeita e conseguir conquistar mais contatos e potenciais clientes.
Para que a página seja bem-sucedida, você deve criar ela como um título claro do brinde que você está oferecendo, além de gráficos simples, mas atraentes. Também é possível utilizar de quatro a cinco benefícios de sua oferta. Não se esqueça de colocar um lugar para eles colocarem seus e-mails, telefones, números de WhatsApp e nome.
Direcione o tráfego para sua página de destino – Na estratégia do funil de vendas é importante você direcionar o tráfego para a sua página de destino.
Existem diferentes maneiras de fazer isso, algumas delas são gratuitas e outras são pagas, por isso é importante entender suas necessidades e escolher a melhor forma de realizá-las.
Uma das mais importantes é a produção de conteúdo para as mídias sociais. Cada vez mais o acesso a estas redes ocorre no Brasil e o padrão de consumo passou a ser também mais próximo delas.
Outro ponto importante é você incentivar os seus assinantes a fazer o “marketing boca a boca”, compartilhando as ofertas com os amigos e também oferecendo um conteúdo adicional gratuito.
Para se destacar ainda mais em mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, você pode utilizar estratégias de otimização de pesquisa, como é o caso das técnicas em SEO, que fazem você ser rapidamente encontrado pelos clientes em potenciais.
Além disso, investir em anúncios pagos em plataformas como Facebook Ads e Google AdWords é uma ideia para alavancar ainda mais as suas vendas.
Estabeleça lealdade/fidelidade – Fidelizar os clientes é um dos passos principais na estratégia do funil de vendas. Isso significa que o cliente em você como solução contínua para seus problemas, tanto para si quanto para os outros.
Nesse sentido, quando os clientes estão satisfeitos com seus produtos e serviços, ele vai querer encontrar maneiras de garantir que eles fiquem com você, fortalecendo sua lealdade e fidelidade. Além de gerar clientes recorrentes e de alto valor para o seu negócio, também significa que eles indicarão você para outras pessoas.
Teste e otimize seu funil – Por último, é importante saber se a sua estratégia do funil de vendas está realmente dando certo e avaliar quais práticas de marketing digital você pode implementar para melhorar os resultados.
A avaliação do funil de vendas no marketing digital pode ser feita pelo volume de leads qualificados, visibilidade entre os clientes em potencial e também pela receita geral em seus negócios.
Com as estratégias corretas, você tem a garantia de possuir todas as ferramentas e indicadores de desempenho para obter o resultado desejado.