A importância de uma identidade visual bem feita

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A importância de uma identidade visual bem feita

Qualquer pessoa ou empresa possui um conjunto de características que a definem, demonstram seus aspectos principais de personalidade e aparência. Tudo isso se enquadra na identidade visual, que nada mais é do que a construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por expor estas perspectivas.

Desse modo, para que as empresas possam ser reconhecidas, precisam criar uma boa identidade visual, que vai se tornar uma estratégia fundamental para encantar os clientes e fazer com que eles se fidelizem no seu negócio. 

Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes.

No entanto, com identidades mal desenvolvidas, quase ninguém vai dar a devida importância para o seu empreendimento, mesmo que no interior dele esteja tudo funcionando perfeitamente.

Assim, é através da criação de uma identidade visual que você vai colocar muito mais do que o seu cartão de visita para atrair possíveis clientes. É por ali que será criada uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Tudo isso contribui para que sua marca seja reconhecida positivamente e também para que tenha sucesso no próprio nicho de atuação, se destacando em relação às outras empresas. 

Desse modo, também é importante destacar as suas qualidades, mas de forma interessante, para que sejam ainda mais atrativas.

Ou seja, basicamente, a identidade visual da sua marca é a personalidade da sua empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.

Trabalhar muito bem a identidade da sua empresa faz com que você possa criar mais estratégias, principalmente em marketing digital, focando na construção da sua marca. Existem empresas que se destacam tanto, que chegam ao ponto de reconhecidas apenas por suas cores ou pelo logo, por exemplo.

A importância da identidade visual bem feita para a sua marca

Agora que entendemos vem o que é a identidade visual, podemos perceber que ela é, sem dúvida nenhuma, fundamental para a sua empresa. Afinal, é a primeira impressão que os possíveis clientes vão ter ao entrar em contato com o seu negócio.

Ou seja, se as pessoas não gostarem do que estão vendo ao entrar em contato ou conhecer a sua marca, dificilmente irão fazer negócio com você. Nesse caso, sempre volta aquela velha máxima conhecida de que “a primeira impressão é a que fica”.

Temos vários casos de sucesso mundial que são conhecidos, como é caso o M do McDonald’s, por exemplo. Não somente a letra, mas a combinação das cores vermelha e amarela fazem essa identidade ser reconhecida mundialmente.

Além disso, podemos citar tranquilamente a Apple, já que a empresa utiliza a maçã como logo e é uma das marcas mais famosas no mundo. 

Sem contar a identidade visual da Ferrari, que utiliza a cor vermelha e um cavalo para ser lembrada, o que passa a ideia de potência e desempenho.

Temos todo esse reconhecimento que é extremamente benéfico para qualquer empresa e também existem outros grandes benefícios ao investir na identidade visual. Em um primeiro momento, as pessoas acabam por ficar mais envolvidas com a sua empresa e também se identificam ela empresa quando gostam da marca.

Nesse sentido, o público se torna mais confiante em relação aos seus produtos, já que eles estão vendo um certo profissionalismo na empresa e também na marca como um todo. 

Além disso, o público passa a acreditar que pertencem à cultura criada pela sua marca quando esses valores são bem divulgados e difundidos.

Assim, agregar um conceito visual a sua marca é de vital importância, pois ela consegue englobar todos os elementos que indicam como aquele negócio se coloca no mercado. Nesse sentido, apresenta valor, personalidade e pode até atrair novos clientes.

É claro que a identidade visual precisa ser muito bem trabalhada e estudada, para que possa ser feito o desenvolvimento correto e relacionado com a sua própria marca. Não se pode criar um visual que não remeta ao que o seu negócio quer propor ou a experiência que deseja passar.

Por isso, um passo interessante é contratar profissionais especializados nesta parte do marketing. Ainda mais considerando que a identidade passará não só pelo online, mas também será o seu meio de divulgação, com cartões de visita, websites e até placas e letreiros para a fachada física da empresa.

Para que tudo isso se encaixe perfeitamente, é preciso ter uma clara ideia do posicionamento da marca. 

Empresas corporativas, com tom mais sério como é caso de um escritório de advocacia ou uma loja de produtos sofisticados, por exemplo, não devem utilizar cores quentes ou letras divertidas.

Já os empreendimentos que buscam evidenciar este estilo mais divertido, tem maior liberdade para apostar em logotipos diferenciados, websites interativos, em cores vivas e em fontes bem chamativas. 

Todos estes elementos podem parecer básicos, mas vão ser fundamentais para pensar uma identidade visual que alavancará os seus negócios.

Pedro Barbosa

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