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Cinco tendências das redes sociais para apostar em 2019

tendências das redes sociais

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Algumas tendências das redes sociais prometem ser sensação no próximo ano e já começam a entrar no calendário de marketing digital da maioria das empresas, que reconhecem essas plataformas como uma ferramenta para aumentar os lucros. Isso acontece porque não há mais dúvidas de que a grande maioria das pessoas faz uso das redes sociais e, dessa forma, a chance de encontrar seu público-alvo nesses canais é muito grande. Conforme dados da Comscore mais de 90% dos internautas no Brasil acessam as redes sociais e 41% deles pesquisam nessas plataformas antes de realizarem uma compra. Diante disso, é visível a importância de uma empresa se fazer presente nesse meio. Para que você possa se destacar dos seus concorrentes, separamos uma lista com as cinco principais tendências das redes sociais para apostar em 2019.

tendências das redes sociais

Conteúdo

O conteúdo chegou pra ficar. Essa estratégia já vem sendo bastante usada nos últimos anos, e em 2019 não vai ser diferente. A produção de conteúdo rico e inédito continua sendo a aposta de muitas empresas, mas desta vez com destaque para uma nova tática: a UCG (user-generated content) ou conteúdo gerado pelos usuários.  É um conceito similar ao boca-a-boca, porém adaptado ao mundo digital. A ideia é aproveitar a autenticidade do conteúdo para criar um discurso com o qual o público vai se identificar. Uma boa forma de implementar essa estratégia nas redes sociais é criando uma campanha que exige a participação do público, transformar os próprios consumidores em modelos.

Vídeos

Especialistas estimam que 80% do que consumimos online, em breve, será conteúdo de vídeo. As redes sociais já ampliaram as possibilidades do conteúdo visual como forma de atrair à audiência. Um claro exemplo, são os esforços do Facebook e Instagram, em acrescentar cada vez mais material audiovisual à suas plataformas. Entre as tendências das redes sociais, o vídeo se destaca porque 95% da mensagem é absorvida por vídeos enquanto apenas 10% é por textos.

Influenciadores digitais

Grandes definidores de tendências das redes sociais, os influenciadores digitais tem se mostrado uma ótima aposta para estratégias de marketing digital. Isso acontece porque os consumidores passaram a confiar mais nas opiniões de “gente como a gente” do que em celebridades.  Ao trabalhar com influencers que têm a cara da sua empresa, você também terá acesso a um público-alvo feito sob medida. Além disso, muitos deles cobram cachês mais baratos que as celebridades. Mesmo que seu orçamento de marketing não esteja perto de uma grande marca, é provável que uma parceria deste estilo caiba no seu bolso.

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Mensagens privadas

Os aplicativos de mensagens privadas estão dominando nossas comunicações e se tornaram uma das principais tendências das redes sociais. As empresas têm ganhado muito ao puxar o atendimento ao cliente para esses ambientes privados, mesmo dentro das próprias redes. O problema é que muita gente não pode monitorar esses canais 24h, mas na era dos algoritmos, é possível automatizar até o atendimento ao consumidor usando robozinhos, chamados de chatbots.  Trata-se de sistemas de software que usam um algoritmo para determinar as perguntas mais frequentes. Segundo relatório da Grand View Research o crescimento global do mercado de chatbots deverá ser a taxas anuais de 24% até 2025.

Uso de Dados

Explorar os dados para benefício das empresas tem sido cada vez mais comum, através do big data, que oferece a possibilidade de mapear e consultar um volume enorme de dados e poder extrair informações. Esse monitoramento de mídias sociais evoluiu, fornecendo informações estratégicas da grande quantidade de dados disponíveis nas redes. Todos os dias o público está online, gerando um volume gigantesco de informações que, se coletadas e estruturadas com as ferramentas certas, podem gerar valiosos dados úteis para os negócios. Por isso, na hora de planejar suas estratégias em mídias sociais, além de programar ações para envolver seu público e criar uma interação positiva em torno da sua marca, pense também em como você pode se beneficiar da mineração de dados deste canal.

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Ao apostar nessas tendências das redes sociais sua empresa terá um diferencial para se destacar dos concorrentes, já que o mercado digital está cada vez mais disputado. Veja outras dicas de marketing digital. 

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