As hashtags podem aumentar a visibilidade das publicações, gerando mais interações sociais e melhorando os resultados das empresas.
As hashtags estão por toda parte nas redes sociais, seja em publicações de marcas, como pessoais, de amigos e familiares. O problema é que muita gente ainda não sabe como usar essa ferramenta da maneira correta e nem tem ideia da importância das hashtags para o sucesso das empresas na internet. A principal função de uma hashtag é separar por categorias os conteúdos criados na web, é uma palavra-chave antecedida pelo símbolo do jogo da velha (#), que normalmente as pessoas utilizam para identificar o tema do conteúdo que elas estão compartilhando nas redes sociais. Ao adicionar esse símbolo (#) antes da palavra, ela se torna um hiperlink, que vai direcionar para todas as outras publicações, também marcadas com a mesma hashtag. Ou seja, as hashtags são uma maneira prática de agrupar as diversas publicações sobre um mesmo tema, mas para que isso dê certo, é preciso usá-las da maneira correta, acompanhe as dicas a seguir:
1 – Não use uma hashtag para cada palavra, por exemplo: #como #fazer #bolo #de #chocolate. Fazendo dessa forma você vai adicionar a publicação a outros grupos de hashtags que não são necessariamente o que deseja.
2 – Por outro lado, não coloque todo o conteúdo em uma única hashtag (#comofazerbolodechocolate). Isso vai restringir muito a pesquisa e dificilmente vai encontrar publicações compatíveis.
3 – Foque no tema da publicação. Se vai falar sobre como fazer um bolo de chocolate, use apenas #bolodechocolate, tudo junto e sem espaços, porque eles não são identificados.
4 – Limite o número de hashtags, nada de encher o post. Escolha somente as mais relevantes.
5 – Não esqueça de conferir a ortografia e nada de usar uma hashtag só porque ela está em alta, a sua publicação realmente precisa se referir ao tema proposto, para atrair as pessoas certas.
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O grande segredo é encontrar as hashtags certas, para isso faça uma busca nas próprias redes sociais. No Instagram você deve abrir o aplicativo, depois clique na ferramenta de buscas, selecione pesquisar e entre na aba “Tags”. Ali você verá tanto as hashtags sugeridas quanto seu volume de marcações. As primeiras são as mais usadas, mas você pode rolar a barra e encontrar termos importante e com baixa concorrência.
O sucesso das suas hashtags vai depender também de outros fatores, como a data da publicação, o engajamento do post e a popularidade da página. É importante saber que assim como as palavras-chave do SEO podem gerar tráfego para um blog, essas marcações geram interações sociais para as suas postagens, aumentando a visibilidade e melhorando os resultados da sua empresa.
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Seguindo essas dicas e com um pouco de trabalho duro e pesquisa, é possível obter ótimos resultados com as hashtags. Na internet é possível encontrar algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar a selecionar as melhores hashtags, são elas: Keyhole, TopHashtags, Tags for Likes. Cada uma delas possui características peculiares. Invista naquela que melhor se adequa às suas necessidades. Se restaram dúvidas, comente e faça uma pergunta, ficaremos felizes em esclarecer seus questionamentos. Veja outras dicas de marketing digital.