Expectativa para a Black Friday e a importância de estar no digital

Expectativa para a Black Friday e a importância de estar no digital

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Expectativa para a Black Friday e a importância de estar no digital

No fim do mês de novembro chega a tão aguardada Black Friday. A data é a abertura para as compras de Natal, um dos momentos mais significativos para o comércio. Também é um período escolhido para estabelecer promoções extremamente atrativas ao público.

Com início nos Estados Unidos, a data se tornou um marco no mundo todo e não poderia ser diferente no Brasil. Nesse sentido, a Black Friday representa uma grande oportunidade para o setor varejista.

Como sabemos e é importante destacar, cada vez mais as compras são feitas pela internet. Ainda mais com a chegada da pandemia, onde as pessoas tiveram que ficar em casa e fazer suas aquisições online.

Desse modo, nos dois dias da Black Friday, que foram em 26 e 27 de novembro de 2020, as vendas chegaram ao total de R$ 4,02 bilhões no e-commerce. Esse número representa um crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior.

Essa é a dimensão da importância da Black Friday para quem quer vender pela internet. Mas, para além disso, toda essa expectativa criada com as super promoções, também funciona para quem quer melhorar sua presença online com marketing digital.

Principalmente para o Brasil, onde a Black Friday surgiu principalmente pelo mundo digital.

Por isso é extremamente importante conhecer todas as soluções digitais e fazer com que essa data possa colaborar com a melhoria da sua presença digital e incrementar possíveis vendas ou captação de leads.

Outra questão que você deve ter em mente para este evento comercial é que dar o primeiro passo para se aproveitar da data faz com que você saia na frente dos concorrentes.

Uma dica importante nesse sentido é manter o seu site com qualidade e uma apresentação interessante, que chame atenção do público. Além disso, com o possível aumento significativo de usuários, devido às promoções, cuide sempre para que não ocorram falhas de carregamento ou lentidão no servidor.

Ou seja, garanta com que o desenvolvimento do seu site possa atender todos os consumidores de forma satisfatória.

Importância do marketing digital para aproveitar a Black Friday

Como dissemos anteriormente, o número de vendas nesse momento de grandes descontos aumenta e muito. Assim, a Black Friday é uma oportunidade significativa para alavancar os negócios.

Nesse sentido, a data comercial é muito bem aproveitada não só pelas grandes lojas, mas para todos os negócios de todos os tamanhos e portes. Isto vale especialmente para os que são exclusivamente digitais.

Mas vale ficar atento ao planejamento para o evento comercial. Muitos descontos podem chegar até mesmo em 90% do valor original dos produtos. Assim, pense bem em como aproveitar a data para não ter nenhum prejuízo.

Você deve pensar em estratégias para fidelizar os clientes que já conhecem a marca e também para alcançar novos consumidores. Os valores são um grande atrativo para chamar atenção do público, mas também existem outras formas de fazer isso, como brindes, por exemplo.

Por isso, as campanhas de marketing devem ser bem planejadas e executadas para se destacar dentre tantos outros negócios e conseguir lucro ou melhoria na fidelização dos clientes.

A comunicação digital é fundamental para qualquer negócio atualmente e a Black Friday é uma ferramenta muito importante para você se destacar e divulgar ainda mais o seu conteúdo.

Como investir em marketing digital para a Black Friday?

A Black Friday sempre ocorre na quarta semana de novembro. Ou seja, você tem um bom tempo para planejar suas estratégias e garantir que o seu negócio faça um bom aproveitamento durante o evento comercial.

Nesse sentido, tenha em mente e defina quais serão os produtos ou serviços que entrarão em promoção e também as melhores maneiras de divulgar a sua empresa.

É claro que o marketing digital deve ser trabalhado durante todo o ano. O período de novembro deve ser intensificado com as promoções do evento comercial, de maneira que você consiga garantir espaço no mercado e aproveitar a famosa sexta-feira de promoções.

Para melhorar no marketing digital durante a Black Friday, uma boa base de planejamento está na jornada do consumidor. Ela consiste em:

1ª – Aprendizado e descoberta;
2ª – Reconhecimento do problema;
3ª – Consideração de solução;
4ª – Decisão de compra.

Pensar nesta jornada é muito importante para que sua campanha de marketing durante a Black Friday seja eficiente e se destaque dentre outras empresas. De fato, a fidelização dos clientes neste período é muito importante, principalmente pensando em outras campanhas no futuro.

Ou seja, o seu cliente deve ter uma excelente experiência durante o evento, para que você o fidelize e ele volte nos anos seguintes. Além disso, ele pode indicar para outras pessoas e ajudar com que você conquiste novos consumidores.

Além disso, com relação aos produtos ou serviços, existem três pontos importantes para se ter em mente ao explorar o marketing digital na Black Friday. São eles:

1 – Produtos/serviços que têm maior margem para desconto;

2 – Produtos/serviços que estão parados no estoque;

3 – Produtos/serviços baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas.

Analisando estas três condições, você pode fazer um planejamento estratégico de qualidade, avaliando o que entrará em promoção e o tamanho do desconto oferecido. Além disso deve ser pensado como a divulgação ocorrerá, envios de e-mails e postagens nas redes sociais.

As estratégias de marketing digital podem variar conforme sua realidade e necessidade. Você precisa avaliar em quais canais sua campanha deve aparecer e fazer com que estes produtos sejam conhecidos.

Uma dica interessante é criar uma página especial apenas para suas campanhas de Black Friday. Assim, você mantém o foco para as promoções e consegue captar o contato de pessoas interessadas em saber quais são as ofertas da sua empresa.

Colocar avisos de estoque limitado ou ofertas com prazo curto são maneiras interessantes de encorajar o “agir agora”. Assim, você consegue sair na frente das centenas de outras lojas que vão mandar e-mail na sexta de manhã e fazer com que o seu negócio se sobressaia.

Enfim, existem inúmeras maneiras de aproveitar a Black Friday para alavancar o seu negócio digitalmente. O importante é planejar bem e não deixar de participar deste evento comercial tão importante.

Pedro Barbosa

Ainda ficou com dúvidas?

VAMOS ADORAR FALAR COM VOCÊ SOBRE SEU PROJETO OU SIMPLESMENTE BATER UM PAPO

últimos artigos

Vamos conversar sobre Marketing Digital?
Temos um montão de ideias para a sua empresa

logo kreatif

O QUE FAZEMOS

Somos uma Agência de Marketing Digital de resultados.
Conectamos a sua empresa com seus consumidores.
Venda mais, para mais pessoas e por um valor maior.

DICAS DE MARKETING DIGITAL

Envie seu currículo