As redes sociais inovam cada vez mais e criam ferramentas importantes para potencializar os conteúdos. Assim surgiu o Instagram Reels, uma forma de criar vídeos curtos, que vem aumentando as estatísticas de engajamento de marcas e empresas.
Esta forma de criação de conteúdo no Instagram colabora com novas formas de expandir sua marca e a presença online.
Desse modo, com postagens criativas, é possível fazer seus números crescerem nas redes sociais e criar estratégias de marketing para sua empresa.
Basicamente, o Instagram Reels foi uma forma da plataforma conseguir competir com o crescimento enorme do TikTok. Assim, a ferramenta permite que os usuários criem vídeos curtos e envolventes, além de utilizar um catálogo de músicas e mídias geradas pelos usuários do aplicativo.
Em geral, são vídeos curtos, que duram cerca de 15 a 30 segundos, mas a plataforma liberou o limite de tempo para 1 minuto.
Os vídeos com maior popularidade no Instagram podem ser encontrados na aba “Explorar”, ajudando as empresas a subir hashtags bem-posicionadas e pensar estratégias que combinem com essas atrações.
Além disso, existem diversas ferramentas que você pode usar antes, durante e após a gravação para tornar o conteúdo ainda melhor.
Como já destacamos, existe uma biblioteca de áudios com muitas possibilidades de músicas, mas também é possível escolher efeitos criados pelo Instagram ou pela comunidade. Também existem formas de editar o vídeo, fazendo o conteúdo se tornar ainda mais atrativo para o público.
Desse modo o Instagram Reels pode influenciar diretamente no engajamento da sua marca. Ele possui uma taxa de visualização bastante alta e não possui a necessidade de anúncios pagos, proporcionando mais seguidores e curtidas.
O alcance do engajamento também pode ser maior do que um stories ou post comum, pois existe grandes chances de o Instagram Reels ser descoberto através de diversos feeds de hashtag.
Ele também possui a facilidade do compartilhamento, o que faz com que você possa compartilhar o conteúdo em seu Storie e Feed. Outros usuários também podem fazer esse compartilhamento, ampliando ainda mais o seu alcance e chegando a públicos diferentes com mais rapidez.
Dicas rápidas para criar um bom Instagram Reels
O áudio é fundamental – Já faz algum tempo que o Instagram Reels implementou a ferramenta de escolha de músicas para os vídeos.
A partir disso, o desempenho de alcance cresce consideravelmente quando é apresentada uma música que está fazendo bastante sucesso.
O marketing de áudio é bastante eficaz, pois ele cria uma conexão emocional com as músicas, afetando a reação das pessoas. Ou seja, as músicas no Instagram Reels servem para moldar a experiência e o comportamento.
Nesse sentido, algo que tem surgido com bastante popularidade são os “desafios” divertidos que surgem espontaneamente na rede social, fazendo com que cada pessoa crie sua própria versão e popularize ainda mais a música.
No entanto, o mais importante é considerar que o áudio colabora no fortalecimento da marca, tornando a empresa mais memorável e a marca com alto reconhecimento, além de colaborar com o crescimento do tráfego orgânico do seu site..
Conteúdos envolventes – A criação de conteúdo no Instagram Reels precisa encantar o usuário, que muitas vezes está entediado com o feed.
Além de rápidos, quando são bem-feitos, estes vídeos se destacam por serem engraçados e agradáveis de assistir. Da mesma forma que eles são rápidos de criar, sua vida útil também é curta.
Assim, analise bem o fato de que os seguidores podem conhecer você e sua marca, sem investir muito tempo.
Uma dica importante é aproveitar o espaço para publicar conteúdo educacional, dando informações e auxílio para os seguidores sobre algo do seu ramo de atuação ou da empresa. Tudo isso colabora para incrementar o engajamento da publicação.
Demonstração de produtos – Não deixe de utilizar o Instagram Reels para aumentar a visibilidade e a suas vendas pela plataforma.
Divulgar produtos ou serviços que estão disponíveis para venda é possível através de conteúdos curtos e objetos. Ainda é possível fazer o link direcionado para o material no seu site, ou até mesmo o Instagram Shopping.
Ou seja, existe a possibilidade de o usuário adquirir os seus produtos diretamente pelo vídeo. Exiba os produtos com a criatividade que desejar e, caso esse usuário fique interessado, ele pode ir na aba de Exibir Produtos.